Na sexta-feira passada, em meio ao evento em Recife, soube que minha participação no blog De Carona Com Elas acontecia. O espaço, que fica dentro do Bolsa de Mulher, é uma iniciativa da Petrobras e pretende ser de envolvimento grande com o universo feminino no anseio de “conhecer e entender suas necessidades, estar perto e fazer a diferença no seu dia a dia, sendo referência em informação. Carro, trânsito, viagens, dúvidas sobre mecânica, combustível e inúmeros outros temas vão guiar parte de nossas conversas”.
O convite, que recebi de @babifranzin, ela mesma autora de dois espaços sobre automobilismo (o Velocidade e o Salto Auto), me deixou honrada e trouxe um desafio e tanto: fazer a estreia tratando de violência contra mulher: como cobrar respeito no trânsito?
“O que vejo hoje é que a violência na família e contra mulher avançou para a violência contra a mulher no trânsito. Não importa que a mulher seja uma motorista mais tranquila (…) o fato é que nós sempre somos alvo de preconceito, a tal ponto que isso se torna um ponto de vulnerabilidade psicológica para a motorista.
E por que eu falo isso? Ora, agressão verbal é uma forma de violência psicológica, muito embora nossa sociedade aceite a agressão física e não se importe tanto assim com a agressão verbal, ela afeta a autoestima, a produtividade e a assertividade de suas vítimas. E no trânsito a mulher é a vítima mais frequente, pois não faltam piadas, comentários e até xingamentos sobre suas “habilidades inferiores” como motorista, não é mesmo?”
No trânsito, em casa, no trabalho, é nosso dever não aceitar que nossos direitos sejam negligenciados para que possamos melhorar as condições da sociedade em que vivemos – nem que para isso a gente precise procurar uma Delegacia da Mulher e prestar queixa do que está errado – porque é assim que se cria um espaço de convivência melhor e mais justo para todos. Eu tenho tentado fazer a minha parte – e você?
Leia o post completo lá no blog De Carona Com Elas e não deixe de registrar sua opinião.
Latest posts by Sam @samegui Shiraishi (see all)
- Ações anti-idade: seguir uma dieta saudável - 11/02/2019
- Eu procuro acompanhar mulheres na política – e vocês? - 07/02/2019
- Concordar, discordar, conversar… respeitar! - 06/02/2019
- Star Trek: Discovery - 03/02/2019