destaque / relacionamentos

Moro num bairro que é considerado “tipicamente italiano”, mas na verdade abriga uma diversidade fora de série.

Desde sua fundação, apenas 56 anos após o descobrimento do Brasil, este bairro que abrigou a famosa Hospedaria dos Imigrantes recebe pessoas de fora que, como eu, acabam ficando.

A história:
No século XVI as terras eram ocupadas por índios que se concentravam próximo ao Tameateí ou Tometeri, hoje o Rio Tamanduateí. E dizem que o nome do bairro tem origem indígena e teria surgido quando os primeiros habitantes brancos começaram a construir suas casas na região, sob o olhar curioso dos índios, que teriam exclamado Moo-oca!. Numa tradução livre, algo como “Eles estão fazendo casas!”, de moo, fazer e oca, casa. Como dizem os italianos, “Se non è vero, è ben trovato” (se não é verdad,e é bem contado!”.
Há outra versão, a do tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro, que defende que o nome do distrito se originou do termo tupi mũoka, que significa “casa de parente”, através da junção dos termos mũ (parente) e oka (casa) .

E nesta diversidade, sabem que a Mooca tem até croatas?

Fica aqui uma sede do grupo folclórico Jadran, que funciona na Sociedade Amigos da Dalmácia, entidade que nasceu do trabalho de imigrantes eslavos aqui aportados na década de 1920 e foi construída em 1959 com o intuito de resgatar a cultura deixada para trás, no primeiro movimento migratório da região balcânica, mais precisamente da Dalmácia.

O local também oferece aulas da língua oficial croata, além de atividades voltadas para pesquisa e história da imigração que são desenvolvidas semanalmente. O Clube Croata fica na Rua Tobias Barreto, 454. Tel.: 2605-7127.

 

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas