bem estar / destaque / relacionamentos

 

(Arte por Aneta Ivanova)

 
Sabem aquelas pessoas que atendem o telefone e ajudam quem está só? 

Isso não é exclusividade de filmes americanos, o serviço gratuito existe no Brasil.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) e Prevenção ao Suicídio conta com 45 postos de atendimento gratuito distribuídos pelo Brasil, onde cerca de 2.400 voluntários previamente treinados oferecem apoio emocional a quem o procura. Prometem o anonimato, não julgamento e total sigilo do que for dito durante o atendimento.

Caso você esteja com pensamentos depressivos/suicidas, converse com um dos voluntários indo a um posto de atendimento, ligando para 141, via chat no site, Skype ou e-mail. Divulgue para sua rede de contatos, pois a gente nem sempre consegue ver os sinais de quem precisa de ajuda.

😉

E por falar em redes sociais… Li na fanpage Psiquê Vulva um comentário sobre dados relativos à depressão na atualidade hiperconectada com “amigos”.

Em uma sociedade em que somos ‘obrigados’ a ser felizes e, aparentemente, nas redes sociais todo mundo está sempre em festas e tirando ‘selfies’ sorrindo, seria de se esperar que os dados oficiais indicassem o quanto estamos irremediavelmente explodindo de alegria. 

  

Depressão não é “uma tristezinha”, “frescura”, “desculpa para descansar”, “coisa se gente mimada”, “reclamar de barriga cheia”. É uma doença incapacitante que pode levar à morte.

Depressao é uma das principais causas de suicídios no mundo e os números relacionados a esse mal são tão expressivos que certamente afetam até a sua vida. 

Veja dados da Organização Mundial de Saúde (OMS):

✔️ O Brasil está entre os dez países que registram os maiores números absolutos de suicídios, com 9.852 mortes em 2011. 

✔️ No mundo, segundo os registros da OMS, o suicídio é responsável anualmente por um milhão de óbitos (o que corresponde a 1,4% do total de mortes). 

✔️ Esses dados não incluem as tentativas de suicídio, 10 a 20 vezes mais frequentes que o suicídio em si.

✔️ A cada 45 segundos ocorre um suicídio em algum lugar do planeta. Há um contingente de 1.920 pessoas que põem fim à vida todos os dias. 

✔️ Em 2014 esse número superava, ao final de um ano, a soma de todas as mortes causadas por homicídios, acidentes de trânsito, guerras e conflitos.

Então, se você está se sentindo assim ou nota sinais de tristeza e desânimo que não passam em alguém próximo, ajude, reaja e evite que piore.

Depressao pode até não ter cura, mas com amor e apoio tudo na vida é melhor!

The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Latest posts by Sam @samegui Shiraishi (see all)


Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas