bem estar / destaque / relacionamentos

 

(Arte por Aneta Ivanova)

 
Sabem aquelas pessoas que atendem o telefone e ajudam quem está só? 

Isso não é exclusividade de filmes americanos, o serviço gratuito existe no Brasil.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) e Prevenção ao Suicídio conta com 45 postos de atendimento gratuito distribuídos pelo Brasil, onde cerca de 2.400 voluntários previamente treinados oferecem apoio emocional a quem o procura. Prometem o anonimato, não julgamento e total sigilo do que for dito durante o atendimento.

Caso você esteja com pensamentos depressivos/suicidas, converse com um dos voluntários indo a um posto de atendimento, ligando para 141, via chat no site, Skype ou e-mail. Divulgue para sua rede de contatos, pois a gente nem sempre consegue ver os sinais de quem precisa de ajuda.

😉

E por falar em redes sociais… Li na fanpage Psiquê Vulva um comentário sobre dados relativos à depressão na atualidade hiperconectada com “amigos”.

Em uma sociedade em que somos ‘obrigados’ a ser felizes e, aparentemente, nas redes sociais todo mundo está sempre em festas e tirando ‘selfies’ sorrindo, seria de se esperar que os dados oficiais indicassem o quanto estamos irremediavelmente explodindo de alegria. 

  

Depressão não é “uma tristezinha”, “frescura”, “desculpa para descansar”, “coisa se gente mimada”, “reclamar de barriga cheia”. É uma doença incapacitante que pode levar à morte.

Depressao é uma das principais causas de suicídios no mundo e os números relacionados a esse mal são tão expressivos que certamente afetam até a sua vida. 

Veja dados da Organização Mundial de Saúde (OMS):

✔️ O Brasil está entre os dez países que registram os maiores números absolutos de suicídios, com 9.852 mortes em 2011. 

✔️ No mundo, segundo os registros da OMS, o suicídio é responsável anualmente por um milhão de óbitos (o que corresponde a 1,4% do total de mortes). 

✔️ Esses dados não incluem as tentativas de suicídio, 10 a 20 vezes mais frequentes que o suicídio em si.

✔️ A cada 45 segundos ocorre um suicídio em algum lugar do planeta. Há um contingente de 1.920 pessoas que põem fim à vida todos os dias. 

✔️ Em 2014 esse número superava, ao final de um ano, a soma de todas as mortes causadas por homicídios, acidentes de trânsito, guerras e conflitos.

Então, se você está se sentindo assim ou nota sinais de tristeza e desânimo que não passam em alguém próximo, ajude, reaja e evite que piore.

Depressao pode até não ter cura, mas com amor e apoio tudo na vida é melhor!


Estatísticas