Cultura é Currículo

Finalmente!, pensei, quando ouvi a notícia no jornal da TV. Ou, como diria meu amigo Vinícius, que eu conheci num passeio pelo MASP, “demorou”! Levar alunos, de escolas públicas ou particulares, a museus e outros espaços culturais da sua região, é uma obrigação, uma condição mínima de educação. Luto incessantemente aqui neste blog pelo direito de consumir cultura e sempre que vejo algo interessante – e se possível, de fácil acesso, em todos os sentidos. Dou detalhes da programação, se possível indico como ir.

Ouvir na reportagem as crianças explicando o que é arte, do seu jeito, simples, encanta e me dá esperança numa sociedade melhor no futuro, com pessoas mais sensíveis, mais capazes de discernir o bem do mal, de amar e de respeitar tanto o próximo como o diferente.

O programa Cultura é Currículo proporcionará aos estudantes experiências inesquecíveis e foi lançado nesta quinta-feira e é dividido em três projetos: instituições culturais, especialmente museus (Lugares de aprender: Escola Sai da Escola), teatros (Escola em Cena) e cinema (Cinema Vai à Escola).

Para o Escola Sai da Escola (museus e parques, entre outros) estão acertadas parcerias com 26 instituições culturais que em 2008 atingirá as escolas da capital, passando em 2009 para a Grande São Paulo e interior. Os alunos irão visitá-las rotineiramente, sempre com acompanhamento de professores, que, como ouvimos na reportagem do SPTV, estão contentes com a novidade. Receberão materiais específicos para preparar as visitas e para discuti-las depois, ampliando também sua própria cultura. 😉

Mesmo sendo um projeto governamental, precisamos valorizar o que é construtivo para o país. Falo não como eleitora – nem voto neste partido ou seus candidatos – mas como cidadã que deseja que a sociedade seja melhor.

Zemanta Pixie
Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook