Não basta ensinar a ler, escrever e fazer contas. Educação tem que cultivar respeito mútuo

969594_10151549981792830_1455077756_n
“It is not enough to teach children how to read, write and count. Education has to cultivate mutual respect for others and the world in which we live, and help people forge more just, inclusive and peaceful societies.”
Photo: PNUD_Honduras

 

No dia de hoje, fechando uma semana em que o conceito de cidadania e participação popular foi bastante discutido na teoria e na prática em importantes cidades brasileiras, este update da UNDP ganha um novo valor.

Me atrevo a uma tradução livre da chamada e convido-os a lerem o texto (em inglês) no link.

“Não basta ensinar as crianças como ler, escrever e fazer contas. Educação tem que cultivar respeito mútuo entre as pessoas e o mundo no qual nós vivemos, além de ajudar as pessoas a avançar em direção a uma sociedade mais justa e pacífica.”

EducationforPeace300

O update chama para uma contagem regressiva de 100 dias até o Dia Internacional da Paz, 21/09. A data entrou para o calendário oficial em 2002 com o objetivo de definir um dia para reunir a humanidade em torno deste objetivo que parece ser dos que temos em comum, não importa o país, a cultura, o credo, a época.

O Dia Internacional da Paz é também o dia de cessar fogo – pessoal ou político. Aproveitemos [todos] esta oportunidade [para refletir sobre como] criar paz em nossas relações assim como impactar conflitos maiores que possam [estar acontecendo ao nosso redor] neste momento. Imagine o que um dia inteiro de Cessar Fogo pode significar para a humanidade.

🙂

“International Day of Peace is also a Day of Ceasefire – personal or political. Take this opportunity to make peace in your own relationships as well as impact the larger conflicts of our time. Imagine what a whole Day of Ceasefire would mean to humankind.”

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook