mobilidade

“A manutenção do carro vai colaborar muito para evitar acidentes e para a segurança do motorista. Ter consciência dessas dicas de prevenção faz a diferença”.

Faz um bom tempo que não escrevo sobre cuidados com o carro. Com a facilidade do verão, que não exige muito para nos transportarmos, além da minha facilidade da moradia e trabalho que ficam próximos, eu acabo dirigindo pouco o carro.

Mas, com inverno, a gente acaba optando pelo conforto dele, não é mesmo?

A questão é que com o frio vem a a neblina, a pista úmida e em algumas regiões as chuvas que exigem cuidado redobrado, em especial para quem precisa trafegar pela estrada (e em cidades grandes, vamos combinar, não é raro que a gente transite pela cidade e por estradas também).

Vi algumas dicas do engenheiro mecânico Denis Marum que reforçava uma lista de alguns componentes do carro devem ser checados nesta época:

  1. Verifique os faróis e lanternas, substitua as lâmpadas necessárias. Em caso de neblina é muito importante ver e ser visto.
  2. Pneus carecas não combinam com piso úmido. Verifique todos os pneus, inclusive o estepe. Sinais de desgastes irregulares  devem ser avaliados pelo seu mecânico. O alinhamento e o balanceamento ajudam a economizar combustível e prolongar a vida útil dos pneus. Por melhor que esteja a banda de rodagem, pneus com bolhas na lateral devem ser descartados.
  3. Se seu carro é flex ou a álcool, mantenha o reservatório de partida frio abastecido com gasolina, isto facilitara as partidas pela manhã.
  4. A bateria é outro item que deve estar em ordem, pois no inverno é mais solicitada. Na maioria existe um visor na parte de cima, se estiver verde está em ordem; mas se estiver preto é um indicador de que algo não vai bem. Fique atento. Caso venha substituir a bateria, peça ao mecânico para verificar se alternador e as correias estão em bom estado.
  5. Cuidado com combustível muito barato, no inverno os combustíveis adulterados dão mais dores de cabeça aos motoristas. Com temperaturas abaixo de 18 graus, o motor terá dificuldades na partida pela manhã.
  6. Mantenha o reservatório do limpador de para-brisa abastecido e com detergente especifico, porque garoa, chuvisco e poeira deixam o para-brisa sujo. É importante poder lavar bem para ter boa visibilidade a qualquer momento.
Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas