bem estar

Minesol Oil Control, Pele, Protetor Solar, Roc, gravidez, grávida bonita, como cuidar da pele na gravidez, pele oleosa, pele oleosa na grávida

Este post vai soar a publieditorial para muitos, mas na verdade é uma constatação de mãe madura sobre uma série de produtos que devemos evitar quando engravidamos e sobre o que tem de diferente na rotina de uma grávida na faixa dos 20, dos 30 e dos 40.

Postei ontem no Instagram minha recomendação para quem tem pele oleosa e não poupa esforços nos cuidados faciais para se expor ao sol: Minesol oil-control FPS 70. A loção protege contra a ação nociva dos raios UVA/UVB graças ao perfeito equilíbrio de filtros fotoestáveis. Ao mesmo tempo que ele protege a pele, hidrata, controla e reduz sua oleosidade.

Ganhei a loção do cientista chefe da Johnson’s para evitar as manchas gravídicas e acne neste verão e está sendo excelente. Além dos hormônios na gestação que são diferentes e causam reações que variam para cada grávida – para algumas mulheres, a pele fica sensível, seca e sujeita a alergias; para outras, oleosa e propensa a acne – as chances de fazer manchas gravídicas. Na foto abaixo, da visita ao Centro de Pesquisa & Tecnologia da Johnson & Johnson’s, mostro o resultado de um teste de análise facial da pele numa máquina especial de lá e na qual é possível notar claramente como as manchas podem não ser visíveis a olho nu, mas devem ser observadas por todos nós.

Claro que, ao ver como minhas manchas de grávida aparecem ainda, reforcei internamente o ânimo para cuidar da pele ao me expor ao sol nesta gestação.

Teste de análise facial da pele feito por samegui, análise facial, foto samegui

Este produto me lembrou de outros que parei de usar nesta gestação e alguns que, admito, nem passavam pela minha vida nas outras vezes que fiquei grávida. Exemplos: tintura de cabelo e creme anti-idade. Aos 26, quando engravidei do meu primeiro filho, nem pensava nestes dois produtos. Mas hoje, aos 39, eles faziam parte da minha rotina e foram os primeiros que aposentei.

Quanto à tintura de cabelo, minha obstetra foi rígida: nada de tintura. Segundo ela, não há estudos conclusivos sobre este tema, garantindo que eles podem ser usados. Há muita informação circulando na internet de que é possível usar, com relativa segurança, rinsagens e henna depois do primeiro trimestre de gestação, mas, na dúvida, eu assumi umas “mechas” brancas no meio dos fios pretos mesmo. Para minha sorte eu não mudava o tom do cabelo, apenas recobria, então ele está crescendo com a raiz natural e os brancos começam a parecer mechas claras.

No que diz respeito aos cremes faciais e estéticos, a questão está nos ácidos encontrados em produtos clareadores, antiacne e anti-idade. Médicos sugerem que produtos com ácido retinoico, por exemplo, sejam suspenso três meses antes de a mulher engravidar ou assim que ela descobrir que vai ser mãe, para prevenir malformações. Falei sobre eles no post “Quando a gente ama, claro que a gente cuida”, lembram-se? Por sorte aquele encontro foi duas semanas antes de eu engravidar e eu já não usava cremes com retinol. Li uma recomendação do ginecologista e obstetra José Bento de Souza, dos hospitais Albert Einstein e Maternidade Pró-Matre, sobre o ácidos glicólico, em concentrações acima de 10%, e o ácido salicílico. Se os cremes que você usa contém estes ingredientes e você está grávida pare de usar e converse com seu médico, tá? Voltando às manchas da pele, devem ir para o fundo do armário durante a gravidez os cremes clareadores de pele à base de hidroquinona, assim os usados para tratar oleosidade, acne, celulite e gordura localizada, em especial os que tem derivados da vitamina A, caso da tretinoína, do adapaleno e da isotretinoína.

E quanto aos protetores solares? Os médicos aconselham descartar aqueles que têm com metoxicinamato na fórmula, elemento que pode chegar à circulação e atravessar a placenta. E já que é para cuidar, outra indicação é deixar de lado também os perfumes e as loções com álcool que irritam a pele.

Vale saber de outros produtos. Na lista de restrições da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) outras três substâncias comuns devem ser evitadas nos produtos estéticos com cânfora, ureia acima de 3% e chumbo, ingredientes frequentes em creme para pernas e pés, hidratantes corporais e coloração. A cânfora pode ser tóxica, causar defeitos no feto e até aborto, de pendendo do tempo de exposição. Quanto à ureia, há estudos mostrando que ela atravessa a barreira placentária, a grande protetora do bebê, podendo prejudicar a formação e o crescimento dele. Mesmo em baixa concentração o chumbo pode interferir no metabolismo, aumentar a pressão arterial e causar intoxicações na mãe, com prejuízos para os rins e os sistemas nervoso e cardiovascular.

Converse com o médico antes de começar ou continuar a tomar suplementos que contêm ativos como as vitaminas C, E e do complexo B, além de minerais como zinco, cobre, selênio, ferro, cromo e cálcio porque, dependendo da finalidade, vários outros componentes podem estar presentes na fórmula, como licopeno, aminoácidos essenciais, proteínas marinhas, ômegas 3, 6 e 9 e chá verde pode desequilibrar a absorção de outros nutrientes, como o ácido fólico, fundamental no início da gravidez.

Gostou? E lembrou de outros produtos que seus médicos cortaram na sua gestação? Compartilhe nos comentários suas dicas ou deixe suas dúvidas para que eu converse com especialistas e faça posts por aqui.

Você pode gostar também de ler:
Já contei aqui que eu só descobri o que era escanteio quando já namorava o
"A Organização Mundial da Saúde estima que existe no mundo cerca de 1,2 bilhões de
[update] A ganhadora do mimo é uma verdadeira empreendedora e uma cidadã generosa, Débora Domingues
Dois textos que li em blogs voltados ao mundo corporativo enfatizavam características muito femininas que
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas