entretenimento

cinema 3D, 3D faz mal, recomendações do 3D, cansaço nos olhos, enjoo ao ler no carro, enjoo ao ler no ônibus, enjoo 3D, cinema 3D, convergência das imagens, cansaço na vista

Tenho uma teoria: filme 3D só se for dublado. Usar óculos 3D e ainda ter que ler legenda não dá, é dor de cabeça na certa, daquelas que pegam a gente antes mesmo do filme acabar. Lendo uma reportagem de Laura Lopes descobri que não sou a única com este incômodo. Ela levantava as contra-indicações do cinema 3-D e quais pessoas devem evitá-los.

Quem é mais sensível pode sentir dor de cabeça, tontura, náusea, dor nos olhos, na testa, desconforto visual, ardência nos olhos e sensação de cansaço. Em casos extremos, há relatos de crises de epilepsia ou labirintite – sim, tudo por conta de um filme num cinema 3-D!

Você sabe por que pode ser tão pesado para a vista? Numa sessão em 3-D, duas imagens são exibidas na tela: é como se uma fosse a do olho esquerdo e, a outra, do direito. Sem os óculos as imagens ficam sobrepostas e embaçadas, pois a função deles é fazer o trabalho dos olhos de convergir as imagens (deixando-as nítidas).

Segundo especialistas, para ter boa percepção do filme 3-D é necessário boa acuidade visual em ambos os olhos, ou seja, tem que haver a convergência, a fusão das imagens no cérebro.  Quando o filme lança mão do recurso de três dimensões, exige que os olhos, agora eles, façam tal movimento de convergência. É nos momentos em que o longa mais exige esse exercício que o cinema 3-D se torna mais emocionante – ou, para alguns, vertiginoso.

Segundo li, como as cenas que exigem convergência para perto com a focalização dos olhos para longe – diferente do que fazemos no mundo real, onde somos acostumados a focalizar um objeto de perto ao mesmo tempo em que os olhos convergem à distancia focalizada – o cansaço visual é bem comum. Especialistas explicam que no filme 3D a mesma cena que salta aos olhos contém imagens desfocadas no segundo plano e nossos olhos tentam focalizar, cansando-se muito.

Algumas famílias contam que as crianças sairam do cinema 3D com náuseas. E pode ter sido do filme mesmo: se a pessoa é muito sensível ao movimento e à luz excessiva (ou é daqueles que sente enjoo em viagens de ônibus), pode ter uma crise de enxaqueca no cinema”. Os médicos explicam que é a mesma sensação de quem sente enjoo nos brinquedos de alta velocidade em um parque de diversões.

Então, nestes dias em que o que não falta é oferta de filme 3D nos cinemas, especialmente para a criançada, antes de fazer um grande investimento para toda família ir ao cinema tridimensional, vale pensar no bem estar dos pequenos e considerar o conforto de todos.

Eu já fiz minha escolha: vimos Avatar no cinema normal e nem sentimos tanta diferença. Vai ser o mesmo com Alice de Tim Burton, que estreia nos cinemas hoje. O que vale é o programa feliz em família e a oportunidade de agregar cultura à infância das nossas crianças, não é mesmo?

P.S. Na reportagem que citei, tinha um alerta para alguns casos específicos de audiência e o 3D. Vale conferir se alguém da sua família se enquadra e tomar os devidos cuidados.

Você pode gostar também de ler:
Desde que fiz meu primeiro detox digital, num verão há alguns anos, eu tenho descoberto
Como lembrou Francisco Russo no Anime Pop, “o bom anime japonês tem por tradição lidar
Eu vi nascer o Fórum Cristão de Profissionais. Estava no culto num domingo em que
Numa semana em que vi discussões sobre censura, política e fé pública (discutindo se líderes
Madame, da California Filmes, se tornou um filme especial: é o primeiro que estamos combinando
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas