destaque / social good / sustentabilidade

“O rio São Francisco é, acima de tudo, brasileiro. Com uma extensão de 2.700 quilômetros, é o maior rio que nasce e deságua no nosso país. Sua bacia integra o Nordeste e Sudeste, ligando sete estados e abrangendo mais de 500 municípios. Presente na vida de 15 milhões de pessoas, suas águas são a principal fonte de abastecimento da região semi-árida e ocupam um papel importante na vida de uma população que carinhosamente o apelidou de Velho Chico. No entanto, muitos problemas ameaçam a grandeza do rio e para achar uma solução é preciso saber por onde começar.”

Em 2014 recebi um convite muito especial: conversar com representantes de um dos símbolos do nosso país, o Rio São Francisco, para conhecer uma campanha que tem no dia 03 de junho seu ápice, mas deve estar em nossas mentes e corações todos os dias.

Neste ano, o que era especial se tornou perfeito: estarei lá, apoiando novamente a campanha pelo #VelhoChico, mas desta vez pertinho do querido rio que queremos tanto preservar.

8 motivos para você amar e preservar o nosso Velho Chico

Serei testemunha e participarei da XXVII Reunião Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, participando com os 62 membros do comitê e alguns colegas jornalistas do encontro que tem como tema central a “crise hídrica”.

rio São Francisco

O tema central da plenária será “Crise hídrica: a difícil travessia de 2015”, aprofundando as discussões sobre o acirramento, neste ano, da grave situação hídrica do país, como a estiagem no Nordeste e a crise de abastecimento em grandes centros urbanos, e que atingem duramente a bacia do Velho Chico. Também estão previstas, durante o encontro , apresentações das ações realizadas pelas quatro Câmaras Consultivas Regionais (CCRs), análise do processo de atualização do Plano de Recursos Hídricos da bacia do rio São Francisco, a segunda edição da campanha do Dia Nacional em Defesa do Velho Chico (3 de junho), debates sobre os efeitos da estiagem no âmbito da bacia hidrográfica, entre outros temas, como a preocupação do Comitê com os impactos ambientais provocados pelas variações da vazão do rio.

Soube que a cidade de Petrolina, situada às margens do Velho Chico, foi escolhida pela sua importância social, cultural e histórica para a bacia, sendo um dos centros de desenvolvimento econômico, a partir da utilização das águas do rio para atividades produtivas como agricultura e pesca, além do rico potencial artístico e turístico que também se relaciona com a dinâmica do São Francisco.

Petrolina-PE_a_partir_da_orla_de_Juazeiro-BA

Aproveite, siga a fanpage CBH São Francisco, aprenda e compartilhe informações importantes.

Existem três tipos de rios, os efêmeros, os intermitentes e os perenes. Saiba o que significa cada tipo e como o descaso da população pode interferir no rio São Francisco: http://bzz.ms/1z7j

Posted by CBH do Rio São Francisco on Domingo, 28 de dezembro de 2014

Um afluente importante da margem esquerda do Velho Chico, o Rio Grande é o último afluente antes do Lago do Sobradinho….

Posted by CBH do Rio São Francisco on Quinta, 8 de janeiro de 2015

Passe essa ideia adiante! Para evitar o assoreamento é preciso conscientização da população e das indústrias para que os…

Posted by CBH do Rio São Francisco on Sábado, 10 de janeiro de 2015

Para entender melhor a predominância da vegetação na bacia do São Francisco, abordamos os principais tipos de biomas: cerrado, caatinga e floresta. Entenda um pouco sobre eles: http://ow.ly/Ho8Af

Posted by CBH do Rio São Francisco on Domingo, 18 de janeiro de 2015

O Baixo São Francisco ganhou recentemente um programa importante que visa melhorar a vida das comunidades ribeirinhas…

Posted by CBH do Rio São Francisco on Quarta, 21 de janeiro de 2015

The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Latest posts by Sam @samegui Shiraishi (see all)


Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas