casa / mãe
[update] As ganhadoras das lancheiras são Gisele Barcellos e Tiffany Stica, escolhidas por terem compartilhado suas receitas com gelatina. Agradecemos o carinho da participação de todos e contamos com sua companhia aqui no @avidaquer em todos os desafios e brincadeiras. [/update]

No sábado passado a mamãe ficou de folga da cozinha: acordei com dores no braço e a tendinite me fez ir ao P.S. Ortopédico e, aproveitando o desafio da semana das 100 coisas para fazer com seus filhos antes que eles cresçam, os meninos assumiram os preparativos do almoço. Claro que eu não resisti, fiquei juntinho, observando tudo, contente por ver como eles aprendem direitinho, não só a preparar as comidas com cuidado e amor, mas também a usar seu paladar e olfato para fazer tudo com mais sabor.

samegui 100coisas gelatina-004

O almoço teve um gostinho diferente: Enzo resolveu “inventar” uma receita de arroz com lulas. Usou vários temperos incomuns ao paladar infantil, mas que são seus favoritos há tempos – páprica, pimenta branca, açafrão. Aliás, uma coisa que descobri com meu filho mais velho é que não devemos deixar de mostrar sabores diferentes para as crianças pois mesmo as menores já têm um paladar próprio e podem apreciar pratos e ingredientes que deixam muito adulto assustado! Aquele papo de “paladar infantil” é balela, desculpa para quem não tem coragem de ousar.

E aqui, como os meninos ousam! O arroz do Enzo ficou ótimo e ele já tem “encomenda” para preparar na casa da Madrinha Tiffany, que visitaremos no final de semana. E aposto que Giorgio também fará sucesso com a sobremesa que preparou no sábado e reúne duas coisas deliciosas para crianças: gelatina e fruta picadinha.

samegui 100coisas gelatina-003

Meu caçula AMA gelatina. É uma coisa linda de ver. E ele aprendeu a fazer uma gelatina diferente (e simples, como criança gosta) com uma vizinha muito querida que morava no apartamento da frente do nosso quando viemos de Curitiba para São Paulo. Dona Terezinha, perto dos 80 anos, assumiu parte da lacuna que os avós deixaram na nossa mudança e fazia muitos mimos saudáveis para meu pequeno, então com 2 aninhos. Aos três ele já era ajudante dela no preparo desta iguaria que faz até hoje para matar a saudade da amiga que faleceu em 2010.

samegui 100coisas gelatina-001

Ficou curioso? Pois é super simples. Comece a preparar a gelatina como de costume, diluindo-a em água quente. Na hora de colocar a água fria, substitua-a por suco de frutas natural – Giorgio faz suco de laranja, seu favorito, mas o de uvas fica uma delícia também. Coloque num recipiente individual e transparente, para mostrar a cor e um detalhe extra: frutas picadinhas no meio da gelatina. Mas, para ficar mesmo divertido, é legal deixar as crianças descascarem e cortarem hein. A surpresa é notar como eles fazem bonito, picando direitinho e ajeitando no copo/potinho de gelatina.

samegui 100coisas gelatina-002

A gente sempre curtia fazer gelatinas de duas cores, para dar aquele efeito bicolor sabem? E agora temos um pacote de gelatina com dois sabores! Delícia! E me lembra muito a sobremesa favorita da minha infância na casa da minha vó Maria Augusta: mosaico de gelatina. Os pedaços de gelatina colorida picadinhos e unidos com um creme delicioso eram um simbolismo da casa da vó, que unia os netos tão diferentes num amor imenso e que era (em teoria) igual para todos.

E aí na sua família, gelatina também é a comida favorita das crianças? Eles já preparam? Se gostam, aproveitem este mimo que o blog vai oferecer aos comentaristas deste post, trazendo uma lancheira térmica cheia de sabores de Royal.

samegui 100coisas gelatina

Você quer concorrer a um kit especial de produtos?
Então responda para a gente, pois queremos saber:
Qual a receita que é a cara de você e seu(s) filho(s)?
Em parceria com a Royal, escolheremos as duas melhores respostas, que ganharão uma bolsa térmica da Era do Gelo com muitos produtos Royal dentro. Use a criatividade e Participe!

P.S. Nossa próxima receita já tem nome: Balas de Gelatina, receita da @dehbora e da @mammafoodie do @cozinhapequena no #100coisasRoyal ;-).


Royal e AVidaQuer 100 coisas para fazer com seus filhos antes que eles cresçam

Post da série na qual, por 20 semanas, brincaremos fazendo atividades propostas com o mote “100 coisas para fazer com seu filho antes que ele cresça“.
Acompanhe a série no @avidaquer @blogcoisademae @dica_de_mae @pontecialtweet @RoLippi e @cozinhapequena e na fanpage da Gelatina Royal que nos convidou para brincar!

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas