mãe / mobilidade

http://www.canalkids.com.br/cidadania/transito/imagens/crianca_no_banco_de_tras.gif

Minha irmã, que agora tem um filhotinho de seis meses, me mandou esta mensagem sobre a regulamentação do transporte de crianças. A Simone tinha me avisado há alguns dias e na ocasião ambas paramos para pensar: em 2010, quando a resolução passará a ter fiscalização, não terei mais filhos em idade infantil. Serão tweens de 8 e 10 anos e não precisarão mais de cadeirinha especial! Mas a notícia é importante e válida para quem tem filhos bem pequenos ainda! 😉 (Li a mesma notícia, com mais detalhes, aqui e a imagem é do Canal Kids ).

Contran define regras para o transporte de crianças

Publicada em 09/06/2008 às 17h58m em O Globo Online

RIO – O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a Resolução 277 que regulamenta o transporte de crianças de até dez anos de idade em veículos. Segundo a norma, publicada nesta segunda-feira, crianças de até sete anos e meio deverão ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro e em dispositivos de retenção, acima desta idade deverão utilizar o cinto de segurança do veículo.

Segundo a resolução do Contran, crianças de até um ano de idade deverão ser transportadas no equipamento denominado conversível ou bebê conforto, crianças entre um e quatro anos em cadeirinhas e de quatro a sete anos e seis meses em assentos de elevação. O uso dos dispositivos de retenção não será exigido para os veículos com peso bruto total superior a 3,5t, os de transporte coletivo, táxi e escolares.

A partir de 4 de junho de 2009 os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito deverão iniciar campanhas educativas sobre o transporte de crianças. A fiscalização do uso dos equipamentos de retenção será iniciada em 9 de junho de 2010. A penalidade será a prevista no artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro, que considera a infração gravíssima e prevê multa de R$ 191,54, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas