bem estar / mãe
Folha Online - Equilíbrio - Salto alto "derruba" corpo e prejudica mais as adolescentes - 22/06/2009

Folha Online – Equilíbrio – Salto alto “derruba” corpo e prejudica mais as adolescentes – 22/06/2009

Nesta época de festas de final de ano, o tema é mais pertinente ainda: salto alto faz mal? E ficar sem salto, faz mal para a musculatura também? Eu não tenho filhas e as sobrinhas do Gui não usam, mas vejo muitas meninas por aí de saltinho. De acordo com um estudo (que li em matéria de Larissa Alvarez) de autoria da fisioterapeuta Patrícia Pezzan (tese de mestrado defendida na Faculdade de Medicina da USP) “os efeitos do uso exagerado de salto alto nesta faixa etária aparecem em diversas áreas de corpo e, ao contrario do que muita gente pensa, não se manifestam a longo prazo” – meninas que usaram salto alto com frequência por um ano já começam a demonstrar sintomas.

Há alguns dias uma leitora sugeriu um tema interessante no Mãe com filhos: as meninas de 12 anos já podem usar salto alto? Curiosamente, na mesma semana minha irmã Tiffany tinha escrito um post em seu blog sobre os saltos da pequena Suri Cruise, a filha famosa dos casal Tom Cruise e Katie Holmes.

Ela fez uma montagem com fotos da menina com saltinhos que parecem desconfortáveis até para adultos e comentou alguns pontos, citando uma reportagem da revista Crescer:

salto alto, folha online, adolescentes, 22/06/2009, pesquisa época, fim de ano, pesquisa filhas, pesquisa sobrinhas, Gui,  Larissa Alvarez, fisioterapeuta, Patrícia Pezzan, pesquisa tese, pesquisa mestrado,  Faculdade de Medicina, USP, pesquisa faixa etária, Mãe com filhos, 12, pesquisa irmã, Tiffany, post, blog, Suri Cruise, Tom Cruise, Katie Holmes, foto, revista Crescer, pé, Cláudio Santili, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, hiperlordose, pesquisa bumbum, pesquisa Músculos, pesquisa articulações, pesquisa joelhos, pesquisa tornozelo, pesquias pediatra, Salto alto faz mal, que idade usar salto alto, perigo usando salto alto, cuidados com o salto alto, fica sem salto, roupa para ocasiões especiais, uso correto do salto alto, benefícios do salto  alto, malefícios do salto alto, ficar sem salto, meninas e salto alto, faixa etária do uso de salto alto, fase de crescimento, calçados planos, problemas de postura,  desvios no lombar, porque crianças não precisam usar salto alto, porque crianças usar salto alto faz mal,

“Quando a criança usa o salto, o pé fica acomodado em posição de ponta, o que retrai a musculatura do tendão. Como está em fase de crescimento, isso faz mal para sua postura. A consequência do seu uso precoce são dores no corpo e problemas de alongamento” diz Cláudio Santili, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
E fica uma observação importante: assim como para pés adultos, os calçados infantis totalmente planos também não são indicados, pois exigem mais esforço do pé. O ideal é que tenham uma pequena elevação em plataforma, mas que não deixem o apoio do corpo só nos dedos do pé.

E como saber se sua filha usa salto demais?

Se usa há um ano ou mais, três vezes por semana, por quatro horas consecutivas, ela já está neste grupo e sujeita a problemas de postura, desvios na lombar (como hiperlordose) e desvio no osso da pélvis. Segundo a especialista, “esses dois efeitos ocorrem porque o salto força a pessoa a arrebitar o bumbum.” Músculos e articulações também podem ser prejudicados porque, como o salto desequilibra, quem usa tende a fazer força para se equilibrar unindo os dois joelhos – e a perna ganha o formato de “X” com joelhos quase encostados e pés mais distantes. Outro possível problema ocorre porque, também para se equilibrar, “o pé e o tornozelo perdem o ângulo correto e o calcanhar fica sobrecarregado e jogando o peso para as bordas. As laterais do pé ficam ‘viradas’ para fora. Acontece até do sapato fica mais gasto do lado de fora.”

Vale a pena observar se sua filha já sente dores e conversar com o pediatra que atende a família. 😉

E como controlar a vontade das adolesentes de usar salto? Ela não precisa deixar de usar salto, mas fazê-lo com cautela e não começar tão cedo – algumas meninas começam até antes de se tornarem adolescentes, haja visto os sapatos infantis para crianças de seis ou sete anos que tem saltinho. O conselho dos especialistas vale tanto para as filhas quanto para nós, mães:

“Deixe o salto para ocasiões especiais, não use no dia-a-dia, especialmente se você passa muito tempo em pé.”

Você pode gostar também de ler:
"Da série Mídias Sociais Para Sua Mãe, este post fala sobre a rede social Google+.
Nesta semana em que todos voltam os olhos para as mães (e dados do mercado
Na Campus Party, logo depois do debate sobre Educação e Tecnologia (A Educação vai se
“@gra_flor: "Uma casa sem musica é como um corpo sem alma" Dom Bosco” Estive por
Em outubro um artigo do Ponto & Vírgula falava que Tecnologia também é cultura e
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas