Crafteria: valorizando quem se volta ao artesanato moderno

denise meneghelo

Que tem uma turma de mulheres interessantíssimas e antenas fazendo artesanato moderno a gente já sabia. Mas como é legal ler isso e saber que estamos pautando atividades culturais na maior cidade do Brasil.

Eu, que cresci no meio dos trabalhos manuais, com apoio e exemplo de mãe, tias e (principalmente) avós que faziam suas artes sem se considerarem menos produtivas, inteligentes ou cultas por conta disso, me sinto em casa quando posso inventar algo com minhas mãos. Por isso, quando li as afirmações de Guilherme Cunha, coordenador das Oficinas de Criatividade do SESC Pompeia, falar que partiu de “um trabalho de pesquisa e de mapeamento de uma cena cultural que nos últimos cinco anos cresceu muito: muitas mulheres jovens, e ligadas a diferentes ramos, que se interessam por produzir trabalhos manuais“, achei lindo. Mais ainda porque ele conta que é o compartilhamento na internet que permite a transmissão da filosofia do ‘faça-você-mesmo’.

E é isso: em julho tem inovação, design e trabalho manual no projeto Crafteria, que abre inscrições no próximo final de semana para 450 vagas em Oficinas de Criatividade que reunirão na unidade artistas que mesclam formas tradicionais de artesanato a outras linguagens artísticas contemporâneas.

A partir de julho, uma série de minicursos, intervenções, encontros e bate-papos sobre o universo Craft passam a fazer parte da programação do Sesc Pompeia. Tido como o “artesanato moderno”, o Craft une as técnicas tradicionais a uma visão criativa, influenciada pelo olhar do design contemporâneo e impulsionada pela divulgação na Internet. Pela primeira vez, o público tem a chance de conferir, juntos em um único projeto, alguns dos principais expoentes desse universo.

denise meneghelo

Uma das artistas é uma pessoa com quem tenho trocado simpatia na internet e ainda não consegui “desvirtualizar” para poder chamar de amiga: Denise Meneghello, formada em Artes Visuais e especialista em feltragem, autora do livro Mulheres maravilhosas, ideias geniais. Ela sintetiza este movimento: “Começa como uma espécie de terapia ocupacional, até que a pessoa percebe que aquilo que lhe dá prazer e proporciona bem-estar, pode virar um negócio“.

Gostou? Veja os cursos que animam o mês:

  • Cursos com inscrição no dia 6/7, sábado, a partir das 10h, pessoalmente nas Oficinas de Criatividade: Trico Contemporâneo; Amigurumi: Animais e Personagens em Crochê; Bordado Freestyle; Cá Com Meus Botões; Patchwork Artístico; Quilting Livre em Máquina Doméstica; Quilting Avançado; Quilt Moderno; Costura Criativa para Iniciantes; Tear Alternativo; Bonecas do mundo; Feltragem; Criações Contemporâneas em Feltro de lã; O Craft Compensa! Oficina de Criatividade, com Superzíper.
  • Cursos com inscrição no dia 7/7, domingo, a partir das 10h, pessoalmente nas Oficinas de Criatividade: Criação de Festas Faça-Você-Mesmo; Marchetaria Utilitária; Cerâmica Utilitária a partir da Modelagem em Torno Elétrico; Encadernação Artística; Encadernação: Produção de Mini-livros; Encadernação: Corte e Dobra; Encadernação: Cartonagem; Técnicas de personalização de peças de vestuário; Introdução à Marcenaria Lúdica; Criação com modelagem em papel; Teoria e criação de cores; Design Artesanal de Embalagens; Furoshiki; Introdução as Técnicas de Laboratório PB para Câmeras Compactas de Filme; Fotografia de Produto Craft; Portfólio Virtual: Blogs, Pinterest, Tumblr e Filckr.

No dia 27/07, às 10h, acontece o Encontro do São Paulo Modern Quilt Guild, e às 15h do mesmo dia o bate-papo “Universo Craft: entre o design e o artesanato contemporâneo”. No dia seguinte, domingo, 28/07, a partir das 14h, tem Encontro de Tricô e Crochê do Coletivo Feito à Mão. E no dia 03/08, fechando as atividades, a craftagem coletiva “Se Joga no Pompom!”, reune todos os interessados (mesmo quem não sabe nada de artesanato) das 14h às 18h, com direito a piquenique.

Confira a programação completa de Crafteria em oficinas.sescsp.org.br ou no telefone (11) 3871-7796 com Guilherme Cunha. O SESC Pompeia fica na rua Clélia, 93, Pompeia, São Paulo, SP. As oficinas são indicadas para maiores de 16 anos.

Para quem quer curtir em família, tem atividades gratuitas de ateliê para pais e filhos partilharem experiências criativas: 

  • Mini-tear de Madeira, com Clarissa Neder. Dia 9 e 20/7. Terça, das 15h às 17h e sábado, das 16h às 18h. 
  • Tricô de Dedo e Pompons – Manualidades com Lãs e Linhas, com Cris Bertolucci e Letícia Matos. Dias 14 e 21/7. Domingos, das 15h às 17h. 
  • Cores e Tramas: Oficina de Instalações, com Clarissa Neder. Dias 13 e 28/7. Sábado e domingo. Das 16h às 18h.
  • Invencionices e Manualidades, com Estéfi Machado.Dias 13 e 20. Sábados, das 15h às 17h.
Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook