bem estar / entretenimento

Ontem nossa família recebeu um convite inusitado: participar de um coquetel para conhecer o corpo humano de uma maneira muito original na “Corpos – A Exposição” (no Twitter @corpos_sp), evento sobre o qual já tinha lido logo cedo no link da @esterbeatriz no Ueba. Não pude ir, mas Gui levou Enzo e eles puderam ter uma verdadeira aula sobre anatomia. Acabaram participando, sem se apercerberem, da reflexão coletiva “o que é o corpo para você”, um dos objetivos da mostra, que nos permite ver o corpo como muito mais que um corpo, tendo como referência as diversas relações que as pessoas possuem com ele – para o médico o corpo é um instrumento de trabalho, para o atleta significa superação e para o idoso, memória.

A exposição, que pode ser visitada de 21/05 a 08/08 reúne o acervo com 20 corpos e 250 órgãos reais já vistos por aproximadamente 15 milhões de pessoas nos EUA e Europa. E você não está confundindo, é semelhante à de 2007, Exposição Corpo Humano: Real e Fascinante, que atraiu 450 mil visitantes a São Paulo, mas há algumas diferenças:

  • os visitantes verão os corpos expostos em poses que demonstram o movimento, como de um jogador de futebol, rugby, tênis e maratonista. Essas posições atléticas, simulando a atividade física, demonstram como o corpo funciona de dentro para fora.
  • houve um avanço do processo de dissecação e é possível conferir, de pertinho, o resultado das mais avançadas técnicas de dissecação e preservação polímera (polimerização), desenvolvidas pela equipe do diretor médico da mostra, Dr. Roy Glover (prof. emérito de Anatomia e Biologia Celular da Universidade de Michigan, EUA), com realismo incrível.

Acerca do processo de dissecação, Dr. Glover explicava, em texto de divulgação da exposição, que

“Nesse processo, o tecido humano é permanentemente preservado usando silicone emborrachado líquido, que é tratado e endurecido. O resultado final é uma amostra preservada em nível celular, demonstrando com perfeição a complexidade de ossos do corpo, músculos, nervos, vasos sanguíneos e órgãos”.

O corpo nos surge dividido em sessões (imaginem ter visto isso, como viu meu filho ontem, exatamente quando se aprende anatomia na escola!): Esqueleto e suas mais de 100 juntas; Sistema Muscular; Sistema Nervoso; Sistema Respiratório; Sistema Digestivo; Sistema Urinário; Sistema Reprodutor e Sistema Circulatório – permitem aos visitantes aprofundar seus conhecimentos sobre a complexidade do organismo humano.

A exposição está na OCA (Parque Ibirapuera, Portão 3, na Avenida Pedro Álvares Cabral s/nº, São Paulo, SP) e fica em cartaz até 08/08/2010, de segunda à sexta das 10h às 20h e nos finais de semana e feriados a partir das 9h.

The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas