Anatomia humana dissecada em exposição



Ontem nossa família recebeu um convite inusitado: participar de um coquetel para conhecer o corpo humano de uma maneira muito original na “Corpos – A Exposição” (no Twitter @corpos_sp), evento sobre o qual já tinha lido logo cedo no link da @esterbeatriz no Ueba. Não pude ir, mas Gui levou Enzo e eles puderam ter uma verdadeira aula sobre anatomia. Acabaram participando, sem se apercerberem, da reflexão coletiva “o que é o corpo para você”, um dos objetivos da mostra, que nos permite ver o corpo como muito mais que um corpo, tendo como referência as diversas relações que as pessoas possuem com ele – para o médico o corpo é um instrumento de trabalho, para o atleta significa superação e para o idoso, memória.

A exposição, que pode ser visitada de 21/05 a 08/08 reúne o acervo com 20 corpos e 250 órgãos reais já vistos por aproximadamente 15 milhões de pessoas nos EUA e Europa. E você não está confundindo, é semelhante à de 2007, Exposição Corpo Humano: Real e Fascinante, que atraiu 450 mil visitantes a São Paulo, mas há algumas diferenças:

  • os visitantes verão os corpos expostos em poses que demonstram o movimento, como de um jogador de futebol, rugby, tênis e maratonista. Essas posições atléticas, simulando a atividade física, demonstram como o corpo funciona de dentro para fora.
  • houve um avanço do processo de dissecação e é possível conferir, de pertinho, o resultado das mais avançadas técnicas de dissecação e preservação polímera (polimerização), desenvolvidas pela equipe do diretor médico da mostra, Dr. Roy Glover (prof. emérito de Anatomia e Biologia Celular da Universidade de Michigan, EUA), com realismo incrível.

Acerca do processo de dissecação, Dr. Glover explicava, em texto de divulgação da exposição, que

“Nesse processo, o tecido humano é permanentemente preservado usando silicone emborrachado líquido, que é tratado e endurecido. O resultado final é uma amostra preservada em nível celular, demonstrando com perfeição a complexidade de ossos do corpo, músculos, nervos, vasos sanguíneos e órgãos”.

O corpo nos surge dividido em sessões (imaginem ter visto isso, como viu meu filho ontem, exatamente quando se aprende anatomia na escola!): Esqueleto e suas mais de 100 juntas; Sistema Muscular; Sistema Nervoso; Sistema Respiratório; Sistema Digestivo; Sistema Urinário; Sistema Reprodutor e Sistema Circulatório – permitem aos visitantes aprofundar seus conhecimentos sobre a complexidade do organismo humano.

A exposição está na OCA (Parque Ibirapuera, Portão 3, na Avenida Pedro Álvares Cabral s/nº, São Paulo, SP) e fica em cartaz até 08/08/2010, de segunda à sexta das 10h às 20h e nos finais de semana e feriados a partir das 9h.

Google+ Comments

Tags: anatomia, corpos a exposição, exposição, Exposição Corpo Humano: Real e Fascinante, OCA

Comente, compartilhe! ;)

3 respostas para “Anatomia humana dissecada em exposição”

  1. No blog: Anatomia humana dissecada em exposição http://ht.ly/17vr1k

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.