Conteúdo em Ação: o futuro da aprendizagem interativa #contec

20140218-122515.jpg

Como não vibrar ao saber que um encontro debaterá educação, conteúdo de mídia infantil e tecnologia?

A Contec Brasil é uma conferência sobre alfabetização, educação e conteúdo de mídia e tecnologia para crianças e jovens, pensada por participantes da respeitadíssima Feira do Livro de Frankfurt, como Juergen Boos, que apresenta o evento como “conferência [na qual] juntamos professores e editores e oferecemos uma base para a troca de experiências e necessidades.”

E vejam se não é mesmo verdade? Reunir educadores, administradores da área educacional, experts em tecnologia e educação, editores e profissionais de empresas crossmedia num programa internacional e único que combina insights visionários e experiências práticas é o começo da revisão do nosso modelo educacional.

Acredito que nosso papel – e faço isso sempre que posso no @avidaquer – é incentivar discussões sobre a incorporação de novas tecnologias na sala de aula, o treinamento de professores, e a mídia digital e as redes sociais na alfabetização. Daí que eventos que têm palestras e painéis de discussão que exploram a influência cada vez maior do livro digital na produção editorial tradicional, os desafios da produção crossmedia e o poder da mídia social me alegram.

Da mesma forma, considero vital acompanharmos a apresentação de soluções práticas e promoção de discussões aprofundadas sobre a formação de leitores e as tecnologias disponíveis para a alfabetização e formação de professores no Brasil e no mundo, com promoção do intercâmbio internacional sobre estratégias de alfabetização.
E quem não pode participar de eventos assim, pode usar seus espaços de mídia pessoal (blogs, Twitter, timelines do Facebook e Google+) para discutir e destacar novas formas de educação, especialmente com a inclusão de novas tecnologias, mídia digital e redes sociais. É também nosso papel apresentar aos nossos amigos e leitores tendências de criação e venda de conteúdo num ambiente crossmídia, presentes em filme, livro, app, jogos, merchandising, etc.

Todo mundo concorda que o mundo do conhecimento está mudando. A leitura ainda é a chave para a obtenção de uma boa educação, mas os livros já não são o meio número um para a aquisição de conhecimento. Novas tecnologias, abordagens inovadoras e divertidas para o aprendizado, gamificação, plataformas on-line, aplicativos, ferramentas interativas de aprendizagem e livros avançados agitam os papéis tradicionais e remodelam a experiência de aprendizagem nas escolas, nas universidades, em casa e no lazer.

No blog temos trazido sempre o que encontramos nesta linha, enaltecendo trabalhos inovadores – como o de Salman Khan, da Khan Academy – e valorizando o trabalho de professores no dia-a-dia, em posts da categoria Todos pela educação.

Precisamos valorizar as oportunidades para todos aqueles que desempenham um papel no ecossistema educacional. Professores estão sob os holofotes, mas o alvo são os alunos e nós, pais, somos importantes neste processo.

O evento de hoje, no SESC Vila Mariana, traz conteúdos interessantes e que podem ser uma forma de começarmos a repensar nossa presença na mudança da educação. Aproveite os temas e vá além!

Acompanhe a categoria Todos pela educação no @avidaquer e mande suas contribuições também para o e-mail avidaquer@gmail.com.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.