Consumo consciente: chega de brinquedos!

No primeiro post para a Blogagem Coletiva Consumo Consciente vou me arriscar a parecer, pelo menos à primeira vista, uma megera. A razão está no título: Chega de brinquedos.

Meus filhos são muito queridos pelos avós e tios, o que os faz bem mimados em termos afetivos e materiais. Sei que é difícil acreditar numa mãe coruja, mas garanto que eles não são tão mimados a ponto de ficarem chatos, e sim que têm mais bens materiais do que a maioria das crianças. E estes bens se traduzem principalmente em brinquedos! No meio deste ano ficamos tão cansados de abrir espaço para os brinquedos que chegamos a falar para eles “ou os brinquedos ou nós”! Aí no Dia das Crianças conversamos com eles e perguntamos se preferiam abrir mão de alguns brinquedos antigos para doação e os meninos preferiram ficar com os brinquedos antigos. Fiquei feliz, sabem? Realmente são brinquedos ótimos, educativos, criativos e de qualidade, além de ainda corresponderem por um bom tempo à faixa etária deles.

Foi difícil sustentar a decisão, mas realmente não presenteamos os meninos com nada. Nosso caçula faz aniversário em outubro e também sugerimos que os tios (como nós fizemos) optassem por passar algumas horas gostosas na companhia dele. Pensei num tempo gostoso, fazendo algo que ele gosta e que fosse em particular, sem o irmão, pois noto que eles se cansam de existir no coletivo o tempo todo. (e isso é tema para outro post) Foi maravilhoso, Giorgio teve alguns dias muito felizes e ainda ganhou da tia-madrinha uma malinha com coisas de artes (alguns papéis coloridos, lapis, tesouras, coisas que ele realmente usa muito).  Claro, nem todos toparam, é bem radical optar por consumo consciente em qualquer área da vida, mas sinto que já lançamos a semente. Quem sabe ela germina?

Não tem idéia de assunto?

Algumas dicas para pensar, usar no post e colocar em prática estão aqui junto com os selos da blogagem. Durante toda semana (de 15 a 21 de dezembro) compartilhe suas experiências e dicas para começarmos 2009 com novas posturas de consumo em busca de uma vida mais sustentável.

Não esqueça de linkar o post original da blogagem para que eu possa contar seu nome e do seu blog entre os participantes. Temos 3 livros do Real Sustentabilidade Construindo o Microcrédito para sortear entre os participantes. E hoje, numa feliz surpresa, Maira Begali, organizadora do Campus Verde ofereceu 2 convites para o Campus Party para serem oferecidos aos melhores posts desta blogagem. E aí, está esperando o que?

Conte sua história de consumo consciente e concorra a um convite para o Campus Party!

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook