bem estar / destaque
O @avidaquer amanheceu no Panamá! Estamos cobrindo a Conferência Latino-americana de Doenças Pneumocócicas.

O @avidaquer amanheceu no Panamá!
Estamos cobrindo a Conferência Latino-americana de Doenças Pneumocócicas.

Saúde da família está se tornando um dos pilares do @avidaquer. Felizmente, pois o tema é importante e valioso, mas cada vez mais vejo que os comunicadores se preocupam mais em “viralizar” dados nas redes sociais do que efetivamente prestar o serviço social de informar a população.

Nesta semana estamos tendo a oportunidade de receber informações valiosas na Conferência Latino-americana de Doenças Pneumocócicas. O convite para acompanhar o evento e para conversar com especialistas em pediatria que estão no Panamá veio da Pfeizer e nos honrou muito. Na programação deste primeiro dia nota-se claramente uma preocupação crescente com a prevenção.

Os paineis da manhã começam com a apresentação da pediatra e neonatologista Jessica Presa (diretora médica regional de Vacinas da Pfizer para América Latina), seguida do painel “Vacinas conjugadas: uma década depois“, com María Catalina Pírez (médica especializada em microbiologia, pediatria e infectologia pediátrica; professora e diretora da Clínica Pediátrica do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidad de la República de Uruguay; membro do Comitê Consultivo de Vacinas do Ministério da Saúde do Uruguai). Das crianças para os idosos, com o painel sobre a “A prevenção das doenças pneumocócicas em crianças e em adultos acima de 50 anos” com Alejandro Cané (pediatra especialista em infectologia e diretor sênior regional de Assuntos Científicos para o Desenvolvimento de Vacinas da Pfizer para América Latina) e “O impacto do envelhecimento na população da América Latina e suas consequências para a saúde“, com María Luisa Ávila (pediatra especializada em doenças infecciosas e saúde pública; chefe do Serviço de Infectologia do Hospital Nacional de Niños, em São José, ex-ministra da Saúde da Costa Rica entre 2006 e 2010, alcançando importantes resultados em vacinação). As outras palestras são sobre “Pneumonia pneumocócica em adultos acima de 50 anos na América Latina e no mundo” com o infectologista Julio Ramírez, chefe da divisão de Doença Infecciosas, professor de Medicina e diretor do Programa de Capacitação de Bolsas de Estudos de Doenças Infecciosas da Universidade de Louisville e da Escola de Medicina de Louisville (Kentucky, EUA), autor de pesquisas clínicas focadas nas áreas de pneumonia, gripe e novo patógenos respiratórios.

Quando o @avidaquer esteve em Brasília a convite do ministro da Saúde Alexandre Padilha, a pergunta que eu fiz no hangout on air foi sobre o atendimento às famílias como um todo, sobre os cuidados que devemos ter na prevenção de doenças quando convivem no mesmo espaço pessoas de diferentes faixas etárias e necessidades nutricionais diversas, como bebês, adolescentes e idosos. Por isso ver mesclados pediatras e geriatras me animou neste congresso.

O grupo brasileiro no jantar no restaurante Casa Blanca, centro historico do Panamá. Foto de Nelci Satomi Sato, do blog Amélias.

O grupo brasileiro no jantar no restaurante Casa Blanca, centro historico do Panamá. Foto de Nelci Satomi Sato, do blog Amélias. Guilherme Nunes da Silva (@gnsbrasil), de camisa branca, à esquerda, é o representante do @avidaquer neste evento.

Fecha o evento um workshop em Jornalismo em Saúde Pública com Juan Guillermo Lathrop, da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales. E aos convidados abre-se ainda a chance de conversar longamente com outros brasileiros da comitiva, como Ana Paula Moschione, pediatra e médica assistente da Unidade de Alergia e Imunologia do Instituto da Criança HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), Renato Kfouri, pediatra, presidente da Associação Brasileira de Imunizações (SBIm), pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana / Pro Matre e Roberto Miranda, cardiologista, geriatra, diretor clínico do Instituto Longevità e vice-chefe da disciplina de Geriatria e Gerontologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Ao longo do dia tentaremos postar notícias e fotos na fanpage do blog (facebook.com/avidaquer) e certamente que teremos muitas novidades nas próximas semanas nas nossas Segundas de Saúde.

Você pode gostar também de ler:
O cineasta Rafael Primot juntou um elenco incrível pra contar histórias de amor. Com Maria Luisa
Desde que fiz meu primeiro detox digital, num verão há alguns anos, eu tenho descoberto
Como envolver os estudantes nas decisões da escola e promover uma cultura de participação?  Nesta
Como lembrou Francisco Russo no Anime Pop, “o bom anime japonês tem por tradição lidar
Eu vi nascer o Fórum Cristão de Profissionais. Estava no culto num domingo em que
The following two tabs change content below.
Empreendedor na Otagai Produtora em Mídias Sociais, apaixonado pela gastronomia e blogueiro no Conversas de Cozinha, pai de Enzo, Giorgio e Manuela, casado com @samegui, São-paulino, nascido em SC e mooquense por amor.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas