Conferência Latino-americana de Doenças Pneumocócicas

O @avidaquer amanheceu no Panamá! Estamos cobrindo a Conferência Latino-americana de Doenças Pneumocócicas.
O @avidaquer amanheceu no Panamá!
Estamos cobrindo a Conferência Latino-americana de Doenças Pneumocócicas.

Saúde da família está se tornando um dos pilares do @avidaquer. Felizmente, pois o tema é importante e valioso, mas cada vez mais vejo que os comunicadores se preocupam mais em “viralizar” dados nas redes sociais do que efetivamente prestar o serviço social de informar a população.

Nesta semana estamos tendo a oportunidade de receber informações valiosas na Conferência Latino-americana de Doenças Pneumocócicas. O convite para acompanhar o evento e para conversar com especialistas em pediatria que estão no Panamá veio da Pfeizer e nos honrou muito. Na programação deste primeiro dia nota-se claramente uma preocupação crescente com a prevenção.

Os paineis da manhã começam com a apresentação da pediatra e neonatologista Jessica Presa (diretora médica regional de Vacinas da Pfizer para América Latina), seguida do painel “Vacinas conjugadas: uma década depois“, com María Catalina Pírez (médica especializada em microbiologia, pediatria e infectologia pediátrica; professora e diretora da Clínica Pediátrica do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidad de la República de Uruguay; membro do Comitê Consultivo de Vacinas do Ministério da Saúde do Uruguai). Das crianças para os idosos, com o painel sobre a “A prevenção das doenças pneumocócicas em crianças e em adultos acima de 50 anos” com Alejandro Cané (pediatra especialista em infectologia e diretor sênior regional de Assuntos Científicos para o Desenvolvimento de Vacinas da Pfizer para América Latina) e “O impacto do envelhecimento na população da América Latina e suas consequências para a saúde“, com María Luisa Ávila (pediatra especializada em doenças infecciosas e saúde pública; chefe do Serviço de Infectologia do Hospital Nacional de Niños, em São José, ex-ministra da Saúde da Costa Rica entre 2006 e 2010, alcançando importantes resultados em vacinação). As outras palestras são sobre “Pneumonia pneumocócica em adultos acima de 50 anos na América Latina e no mundo” com o infectologista Julio Ramírez, chefe da divisão de Doença Infecciosas, professor de Medicina e diretor do Programa de Capacitação de Bolsas de Estudos de Doenças Infecciosas da Universidade de Louisville e da Escola de Medicina de Louisville (Kentucky, EUA), autor de pesquisas clínicas focadas nas áreas de pneumonia, gripe e novo patógenos respiratórios.

Quando o @avidaquer esteve em Brasília a convite do ministro da Saúde Alexandre Padilha, a pergunta que eu fiz no hangout on air foi sobre o atendimento às famílias como um todo, sobre os cuidados que devemos ter na prevenção de doenças quando convivem no mesmo espaço pessoas de diferentes faixas etárias e necessidades nutricionais diversas, como bebês, adolescentes e idosos. Por isso ver mesclados pediatras e geriatras me animou neste congresso.

O grupo brasileiro no jantar no restaurante Casa Blanca, centro historico do Panamá. Foto de Nelci Satomi Sato, do blog Amélias.
O grupo brasileiro no jantar no restaurante Casa Blanca, centro historico do Panamá. Foto de Nelci Satomi Sato, do blog Amélias. Guilherme Nunes da Silva (@gnsbrasil), de camisa branca, à esquerda, é o representante do @avidaquer neste evento.

Fecha o evento um workshop em Jornalismo em Saúde Pública com Juan Guillermo Lathrop, da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales. E aos convidados abre-se ainda a chance de conversar longamente com outros brasileiros da comitiva, como Ana Paula Moschione, pediatra e médica assistente da Unidade de Alergia e Imunologia do Instituto da Criança HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), Renato Kfouri, pediatra, presidente da Associação Brasileira de Imunizações (SBIm), pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana / Pro Matre e Roberto Miranda, cardiologista, geriatra, diretor clínico do Instituto Longevità e vice-chefe da disciplina de Geriatria e Gerontologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Ao longo do dia tentaremos postar notícias e fotos na fanpage do blog (facebook.com/avidaquer) e certamente que teremos muitas novidades nas próximas semanas nas nossas Segundas de Saúde.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Empreendedor na Otagai Produtora em Mídias Sociais, apaixonado pela gastronomia e blogueiro no Conversas de Cozinha, pai de Enzo, Giorgio e Manuela, casado com @samegui, São-paulino, nascido em SC e mooquense por amor.