cultura web / empreendedorismo

“O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu três processos contra blogueiras de moda para investigar a suspeita de propaganda velada em seus posts.”

20120830-090602.jpg

Como desde 2008, quando comecei a monetizar o @avidaquer, sempre adotei um selo e uma categoria que avisam ao leitor quando é “artigo patrocinado”, não me assustei. Mas a notícia me faz crer que estamos num bom caminho de uma regulamentação do mercado das mídias pessoais.

Chamou minha atenção saber que o Conar incluiu o Instagram neste processo, ouvia falar dele como espaço de negócios (e até escrevi sobre isso, mas focando em canais de marcas) e com esta decisão vejo que é mais um meio comercial.

Leia também: O Conar e o risco da autorregulamentação

É a primeira vez em que o Conar investiga irregularidades na veiculação de publicidade em blogs. Uma denúncia feita ao órgão apontava que as três blogueiras haviam feito posts e imagens de Instagram quase ao mesmo tempo sobre produtos uma marca.

Mas o que chamou atenção do Conar foi a semelhança no estilo e alinhamento do texto entre os três posts.

“Segundo a assessoria de imprensa do órgão, “blogs não podem tentar disfarçar ou fazer com que o consumidor não perceba que se trata de propaganda comercial”. Ainda de acordo com o Conar, toda publicidade deve ser claramente identificada e percebida como tal pelo consumidor.”

Preferi não entrar no detalhamento dos nomes dos blogs e da marca envolvidos, mas quem quiser saber mais pode ler o artigo aqui.

Mas deixo aqui, além da notícia, um convite à reflexão sobre este processo inédito: estarão os blogs que, em tese, produzem conteúdo opinativo, se tornando “mídia-padrão” e por isso “merecendo” a regulamentação de seus espaços? Mídia pessoal deixou de ser sinônimo de prática de midialivrismo?

P.S. O Conar é a agência de autorregulamentação do mercado publicitário e costuma ter suas decisões respeitadas por anunciantes e veículos de comunicação.

Você pode gostar também de ler:
Desde que fiz meu primeiro detox digital, num verão há alguns anos, eu tenho descoberto
Eu vi nascer o Fórum Cristão de Profissionais. Estava no culto num domingo em que
vait_mcright / Pixabay Sempre acreditei na vida junto. Nada do que
“Cada sonho que você deixa para trás é um pedaço do seu futuro que deixa
Participei do COLab, o Laboratório de Convergência Audiovisual, que reuniu na Unibes Cultural interessados na
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas