“As pessoas estão e querem estar sempre se deslocando, sem deixar de ter acesso aos outros, às notícias e às informações”
Nesta semana uma pesquisa dava conta de que o aparelho de celular é o eletrônico mais importante na vida dos brasileiros, o celular está presente na vida das pessoas de todas as classes. Hoje temos cerca de 189 milhões de linhas, quase um por habitante na média e o resultado do estudo reflete a importância da comunicação em situação de mobilidade hoje, especialmente nos grandes centros.
Quando perguntados sobre a importância dos aparelhos que possuem, o celular recebeu dos entrevistados (mil pessoas de 12 cidades das regiões metropolitanas brasileiras) uma nota média de 8,67 numa escala de 1 a 10, em que 1 está para nada importante e 10 para muito importante. O item é também o eletrônico que mais brasileiros afirmam ter – 87% dos participantes do estudo afirmaram ter pelo menos um aparelho celular.
E como estas pessoas escolhem o aparelho de celular? Ora, eu escolho lendo blogs!
Quem gosta de ler blogs de tecnologia já conhece o case da @garotasemfio né? Dentista especializada em homecare, Bia se tornou autodidata em aparelhos móveis e desde 2001 é presença (e referência) em mobilidade listas de discussões sobre portáteis, blogs, palestras e consultorias sobre o tema. Na mesma linha está @jonnyken, do InfoPod, mais conhecido como criador do Migre.Me, um quase biólogo que foi cooptado pelas tecnologias móveis (e por programação) e mudou de vida por conta delas.
Mas nem só na área científica surgem os aficcionados por tecnologia móvel. Advogado e músico por formação, @rodrigostoledo deixou o Direito Comercial para se dedicar ao Mobile Experiences e é consultor em mobilidade e mídias sociais. Eu não escolho nada do celular (aparelho ou softwares) sem antes consultar o blog dele! Hoje soube que o blog do @richardmaxtech, que conta que começou o blog há 3 anos por conta de uma dúvida que tinha em um celular, foi eleito um dos 100 melhores blogs de tecnologia do pais.
Muitas histórias que fácil, fácil lembram a caminhada da gente, não?
E antes que me critiquem porque citei apenas alguns… Sim, eu poderia falar de @fugita, @mobilon, @tonobohn e outros profissionais de tecnologia que se tornaram blogueiros e acompanho há anos e também são presenças constantes em eventos e discussões sobre mobilidade nos blogs e Twitter. Mas prefiro citar para vocês estas pessoas que parecem mais “gente como a gente” porque saíram de áreas não ligadas à tecnologia e passaram a ser referências na web 2.0 basicamente porque se empenharam em aprender muito, foram generosos para compartilhar suas descobertas literalmente “sem olhar a quem” e continuam sendo pessoas éticas em seus pareceres mesmo com o imenso assédio de marcas e agências.
😉
E se você conhece outros casos legais, conte aí!
Latest posts by Sam @samegui Shiraishi (see all)
- Ações anti-idade: seguir uma dieta saudável - 11/02/2019
- Eu procuro acompanhar mulheres na política – e vocês? - 07/02/2019
- Concordar, discordar, conversar… respeitar! - 06/02/2019
- Star Trek: Discovery - 03/02/2019