sustentabilidade

“O edifício sustentável é aquele capaz de proporcionar benefícios na forma de conforto, satisfação e qualidade de vida sem comprometer a infraestrutura presente e futura dos insumos, gerando o mínimo possível de impacto no meio ambiente e alcançando o máximo possível de autonomia.”
Mario Viggiano em Edifícios Públicos Sustentáveis

Estive em Brasilia no final de agosto e voltei pensando em como a sustentabilidade precisa estar em todas as esferas, até mesmo (ou principalmente) na esfera pública. Vocês já notaram como os prédios públicos, especialmente os das décadas de 1950-60 são verticais e por isso exigem o uso constante de elevadores? Com estes as mudanças para a prática sustentável precisam ser paliativas (tipo colocar a área de comunicação social, que atende a vários setores, num andar de mais fácil acesso), mas os novos prédios podem ser feitos já dentro da concepção sustentável.

Na passagem pelo Senado eu ganhei uma cartilha que a Comunicação da Casa, sob coordenação de Mario Viggiano, preparou para que prefeituras tenham noção da sustentabilidade ao pensar em novos prédios, a ser lançada durante a conferência Green Building Brasil, que aconteceu por estes dias em São Paulo. O evento, no qual me inscrevi como imprensa mas não pude ir (que pena!), prometia um viés novo sobre a sustentabilidade, trazendo alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais para a 1ª edição brasileira do evento que se realiza anualmente nos Estados Unidos e em outros países do mundo para debater as tendências da construção.

Bom, para quem não pode ir ao evento como eu, mas quer saber mais, eu peguei alguns exemplares a mais da cartilha para dar a blogueiros de sustentabilidade (@deniserangel @sustentabilizando @alinekelly @cybelemeyer @thanuci). Se você também se interessa em receber, deixe comentário no post e a gente encontra um jeito de compartilhar as informações tá?

[Se você se interessa profissionalmente pela construção, vale conhecer o Guia para uma Obra Mais Verde.]

E não deixe de me contar, como são os prédios públicos da sua região no que concerne a sustentabilidade?

P.S. Este tema surgiu aqui http://ow.ly/2yEio

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas