Como saber quantos leitores de feed seu blog tem?

Como saber quantos leitores de feed seu blog tem? Esta dúvida surgiu outro dia entre blogueiros do MdeMulher e achei legal fazer um post porque pode ter muito mais gente com a mesma dúvida (que normalmente surge quando uma agência pede informações do seu media kit para alguma ação, né?).

Já indiquei no post Começando um blog que uma das primeiras providências é fazer um rss feed para o blog. É um serviço simples, prático e que permite que as suas postagens alcancem o leitor, mesmo que ele não venha até o blog. O feed já vem automaticamente no blog (tipo o do WordPress que n meu caso é o www.avidaquer.com.br/feed), mas como é fácil “queimar” um feed mais personalizado, vale a pena ir ao Feedburner e fazer um personalizado (o meu é http://feeds.feedburner.com/AVidaComoAVidaQuer) e aproveitar para fazer lá mesmo widgets e até um serviço de envio de newsletter.

Seu blog ainda não tem newsletter?

Acho que vale a pena pensar em criar um serviço assim. Embora as mídias sociais estejam em franco crescimento, nem todo mundo usa leitor de rss feed (como o Google Reader, que é integrado à sua conta do gmail), até eu, muito geek, acho mais confortável receber na caixa postal as atualizações de meus blogs favoritos.Veja abaixo como é fácil configurar tudo,do horário de envio das mensagens até o texto que aparecerá no assunto do e-mail:

E hoje, ao visitar com mais calma o Feedburner para fazer as imagens deste post, descobri uma ferramenta que vou testar, o envio automático de posts para o Twitter (para isso eu usava o Hootsuite, como contei aqui). Vale o teste!

E para quem já tem feed instaladinho, duas dicas mais avançadinhas de plugins para self-hosted WordPress (quando você já tem o blog na sua url funcionando sob a plataforma wordpress):

  • FD Feedburner Plugin para redirecionar todos os feeds para o feedburner, assim quando preciso dizer quantos assinantes tenho, é só olhar no FeedBurner no  que tem tudo consolidado- se instalar o plugin, ele redireciona tudo em poucos dias e vc terá as informações sempre consolidadas – e just in time – no feedburner!
  • Fix Rss Feeds para corrigir alguns erros no feed – tive um problema sério outro dia, que afetou meus leitotes por semanas, como podem ver no gráfico da imagem que mostra uma queda de conversões das visitas. E ao mandar um pedido de ajuda no Twitter, respondido prontamente por @evandrocesar e @fabineves, fui apresentada à solução no Fix Rss Feeds.

#ficaadica

P.S. Se você assinou a newsletter do blog e não está recebendo as mensagens, pode ser que tenha esquecido de confirmar o pedido no e-mail automático (e obrigatório). Veja nas imagens o passo-a-passo para confirmar seu pedido:

]

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook