bem estar / destaque / empreendedorismo


Você já viu essa imagem e provavelmente concordou, né?

Estudiosos garantem que essa valorização das experiências em detrimento dos bens materiais é mais que um diferencial da Geração Y em relação às anteriores, é uma mudança de postura que pode mudar de modo definitivo nossa sociedade. 

Se antigamente dizia-se que alguém de sucesso era aquele com casa própria e feliz proprietário de um carro, para muita gente de menos de 30 anos “invejável” é quem investe seu dinheiro em experiências, viagens e aventuras.

Levantamentos mostram que os jovens adultos fazem algumas escolhas conscientes, como num planejamento de vida:  

– ao invés de comprar bens móveis e imóveis, optam pelo aluguel

– preferem horários de trabalho mais flexíveis,  para garantir equilíbrio entre independência econômica e geográfica 

– adotam alternivas ao transporte motorizado próprio, usando transporte público, táxi, bicicleta ou Uber (e afins)


Mesmo sendo da década de 1970, tendo casa própria e carro (cada vez mais só na garagem, admito), eu me identifico com boa parte disso. 

Um exemplo é isso: 

Para que comprar uma casa em um lugar lindo para poder descansar, se posso, através de plataformas como ’Airbnb’, encontrar um lugar em qualquer lugar do Planeta? 

Já passei temporadas em outros países, me sentindo uma “local”,  sem sequer fazer um contrato formal de aluguel.

Logo que casei morei no exterior. Meus filhos são praticamente formatados para viverem por aí, sem pouso fico. 

Como aves migratórias, carregamos o mínimo de bagagem, por isso somos desapegados, até (principalmente) do trabalho. 

A revista Forbes já disse que os jovens contemporâneos mudam de trabalho em média três vezes por ano.

“Parece que as pessoas não querem ouvir histórias sobre onde você comprou uma casa, e sim ouvir o quão maravilhoso foi seu fim de semana. Até mesmo uma experiência ruim pode se transformar numa história fascinante. A interação social entre as pessoas desempenha um papel muito importante na hora de definir se elas serão felizes ou não. Logo, é preciso conversar com outras pessoas e ter muitos amigos. Obviamente, os outros irão gostar mais de ouvir sobre uma viagem maluca e inesperada, ou sobre como alguém morou em um país desconhecido, do que ouvir quantas casas alguém conseguiu comprar.”

James Hamblin

As coisas que nós possuímos, especialmente se forem caras, nos obrigam a nos preocupar com elas. Basta comprar um carro para se assustar sempre que algum alarme é disparado na rua. Quando se compra uma casa e muitos eletrodomésticos para que o lar seja confortável, surge o medo de a casa ser invadida por ladrões. Isso sem falar que automóveis acabam ganhando arranhões, batidas, e os televisores caros teimam em funcionar perfeitamente durante apenas um ano. 

Por outro lado, experiências e aventuras vividas continuam para sempre onde estão. Ninguém pode tirá-las de você.

Nossos pais não tinham a chance de viajar tanto nem de ir a lugares tão distantes como nós temos hoje. Eles não tinham a possibilidade de se divertir como fazemos agora. Não tiveram tantas chances de abrir um negócio próprio, por isso investiram em bens móveis e imóveis, mas nós não precisamos seguir seus passos nesse sentido. 

Filha de funcionários públicos, que sonharam para mim uma vida semelhante, eu entendo isso perfeitamente. A vida era uma constante provação com uma luz no fim do túnel – a semana de férias na praia e, mais além, a sonhada aposentadoria para não fazer nada. 

Eu não espero férias para viajar e não penso em me aposentar.

E você? 

The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas