Como formar generosos futuros doadores

20111214-114554.jpg

Nesta semana o programa Espaço Aberto Saúde transmitiu uma reportagem sobre doação e redes sociais. Tratando de ações relativamente simples que resultaram em grandes feitos e beneficiaram muitas pessoas, relembrando do valor da disposição de voluntários para divulgar e desmistificar a doação em vida (de sangue, leite humano, medula óssea), a reportagem reforçava valores que me são muito caros.

Acabei vendo só na web (neste vídeo que incorporo no post) e aproveitei para convidar meus filhos a verem conosco – porque a gente forma futuros generosos doadores assim, com informação e identificação.

Foi bom confirmar como #aos11 e #aos9 eles já reconhecem no nosso cotidiano o valor da ação pessoal e voluntária em causas como #vaidoa da @tchulimtchulim #doesangue do @hosp_einstein #doemedula da @rmacomunicacao e #doeleite (nós doamos leite materno juntos).

Nós não passamos por nenhuma situação limite que exigisse apoio com leite materno, doação de órgãos ou reposição de sangue (nem mesmo no acidente do meu filho, em 2008, foi-nos exigido isso). Passamos a estimular o conceito de doação em vida (e depois também, pois somos doadores de órgãos) por uma questão de humanidade.

Meu desejo é de que cada vez mais pessoas passem a doar (sangue, medula, leite humano…) sem precisar passar por situações adversas, descobrindo a satisfação de fazer o bem sem ver a quem.

20111215-211349.jpg

E, aproveitando a ocasião, agradeço publicamente à equipe de mídias sociais do Hospital Einstein que neste ano me deu a chance de trazer o tema da Doação de Sangue à tona no blog e na minha vida pessoal, além de, com o apoio ao #VaiDoa, ter me aproximado de muitos envolvidos com o movimento #SocialGood ligado à saúde. Eles gentilmente enviaram para mim (e outros apoiadores virtuais) este pequeno “troféu” que nos lembra do valor das ações invisíveis.

P.S. Ontem estive num encontro de ONGs que acontece em São Paulo e ouvi novamente Fernanda Bornhausen Sá falar sobre o livro The Dragonfly Effect- Quick, Effective, And Powerful Ways To Use Social Media To Drive Social Change que trata da utilização das Mídias Sociais para mudanças sociais positivas, uma verdadeira aula para quem trabalha ou pretende trabalhar com Mídias Sociais. Indico tanto o trabalho de Fernanda no portal Voluntários Online quanto o livro, que está na minha “to-read list”.

 

Posts relacionados:

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook