Como e onde denunciar crimes cibernéticos

norton crimes ciberneticos

Aos crimes realizados através de um computador dá-se o nome de cibérticos. Definição ampla e vaga, ela é também importante para nosso cotidiano, que mescla tanto mais virtual e real.

Mas você sabe o que fazer quando se depara com um site que adota práticas incorretas? Se for uma rede social, como orkut, é possível denunciar o perfil/comunidade (já o fiz algumas vezes e eles nos dão feedback depois, contando como ficou o caso). E no caso de um site independente? Costumo relatar para a SaferNet Brasil, uma organização não governamental (ONG), sem fins lucrativos e que reúne cientistas da computação, professores, pesquisadores e bacharéis em Direito, auxilia as autoridades e a sociedade. Ela atua em parceria com o Ministério Público Federal, mantendo a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, um serviço anônimo de recebimento, processamento, encaminhamento e acompanhamento online de denúncias sobre qualquer crime ou violação dos Direitos Humanos praticado através da Internet.

Hoje me informarei mais sobre o tema no Painel Norton de Crimes Cibernéticos e na volta eu farei um update (ou um novo post, dependendo das informações recebidas). 😉

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook