destaque / educação / sustentabilidade

encontro internacional contra o trabalho infantil

Desde o ano passado o @avidaquer apóia a campanha brasileira ‪#‎semtrabalhoinfantil‬ e tem doado seu espaço para trazer o tema à tona e assim mudar a realidade, tirando o assunto da invisibilidade.

Hoje o Globo Repórter, um dos programas mais respeitados da TV brasileira tratará do assunto. Nas chamadas vi que tratarão dos detalhes que tornam tão difícil a divulgação dos malefícios do trabalho precoce, da triste exploração do trabalho doméstico e das alternativas que a condição de aprendiz traz para os adolescentes.

20130809-215249.jpg

Outro tema que o programa trará é a solução para este imenso problema social – apesar de toda fiscalização, 3,6 milhões de menores ainda trabalham no Brasil.

E qual é a solução?

Educação, claro!

Todos nós, interessados na proteção à infância, entendemos o valor da escola para as crianças, tanto quanto a necessidade de que a educação se modernize e seja capaz de alcançar os jovens para ajuda-los em sua inserção social.

Na semana passada, teve um bate-papo muito legal na fanpage do Promenino do Brasil que reuniu muitos educadores, conversando livremente sobre o desafio de inserir o tema em sala de aula. As respostas e participações contribuíram muito, como a de Leila Ribeiro, por exemplo.

Agosto é o mês de volta às aulas, mas também um período marcado pela evasão escolar de jovens que percebem que não estão indo bem na escola e sucumbem às propostas de trabalho irregular para fazer um dinheirinho para as férias e para comprar no final do ano as coisas que gostariam e os pais nem sempre podem dar.

Gostei da provocação aos pais e professores, que sugeria que o tema Trabalho Infantil e Adolescente (desprotegido, fora da condição de aprendiz) sendo aproveitado numa aula especial, num trabalho de classe, numa discussão.

E você, como você abordaria este tema na sala de aula ou na sua comunidade?

P.S. Agora nos envolvemos nos preparativos do IV Encontro Internacional Contra o Trabalho Infantil na América Latina, em defesa também dos adolescentes, para que sejam protegidos em seu inicio profissional como aprendizes. Participe, acompanhe, compartilhe! É da nossa conta espalhar essas ideias!

[update] O vídeo do programa na íntegra:

[/update]
Você pode gostar também de ler:
Neste ano meu filho mais velho completa 18 anos e - geração Uber - ele
Há alguns anos, tive a honra de fazer um "tour" por uma parte do rio
Já ouviu falar do conceito “Design de energia”? https://www.youtube.com/watch?v=4q8ugvNZyrM   O programa Shizen Global Talent
Nasci em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, região linda do Paraná. E eis que eu,
Você é daquele tipo de consumidor que baseia suas escolhas em valores? Eu sou. Se
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas