#FollowMeTo Venha transformar a nossa cidade

teto_fb_jeniffer

Nos dias 5, 6 e 7 de maio acontece a Coleta, o maior evento de voluntariado da organização social TETO Brasil. Nesses 3 dias, a organização pretende levar mais de 10 mil voluntários(as) às ruas das cidades de São Paulo, Campinas (SP), ABC (SP), Santos (SP), Rio de Janeiro, Niterói (RJ), Duque de Caxias (RJ), Curitiba (PR) e Salvador (BA), para denunciar a violação de direitos vivida diariamente por 11 milhões de pessoas nas favelas do Brasil e arrecadar recursos para financiar projetos sociais em mais de 40 comunidades onde a organização atua.

Há 10 anos no Brasil, o TETO trabalha pela defesa dos direitos de pessoas que vivem em favelas precárias, diminuindo sua vulnerabilidade por meio do engajamento comunitário e da mobilização de jovens voluntários. E nós nos encontramos, cada um no seu trabalho voluntário, durante a Rio +20, o encontro que aconteceu em 2012 no Rio de Janeiro e marcou os 20 anos da ECO92. Eu, velha de guerra, já era voluntária em muitas coisas na primeira, fui atuante na segunda e só não me envolvi mais com o TETO porque engravidei em seguida ao nosso encontro.

Mas agora a pequena está crescida e os meus filhos mais velhos já são moços que podem ajudar, então tenho pensado como posso me aproximar concretamente das ações.

Não tem como não se envolver.

Numa noite como esta sexta-feira em que lhes escrevo, olhando pela janela e vendo a chuva e o vento que castigam a cidade, penso na bênção e no privilégio que tenho por estar numa moradia confortável e segura.

E oro para que todas as pessoas tenham o mínimo para garantir sua segurança, sua saúde e sua paz.

Bruno Dias, do TETO, relembra que o Brasil vem passando por um momento crítico na consolidação de direitos sociais, ampliação dos programas de moradia e regularização das favelas. Neste contexto é que o trabalho de ajuda que nós podemos fazer tem valor reforçado.

Como seria bom ter o maior número de pessoas juntas na construção de uma cidade integrada, onde todos têm direitos e vez!

Chame seus amigos e conte da campanha “Venha transformar a nossa cidade”.

Mostre as fotos de Paulo Barros, inspiradas no fenômeno do #FollowMeTo com moradores puxando para dentro de suas comunidades pessoas que estejam dispostas a trabalhar pela construção da nossa cidade.

Ou… dê atenção e ajude os mais de 10 mil voluntários e voluntárias do TETO que estão neste final de semana nas ruas de São Paulo, ABC (SP), Santos (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro, Duque de Caxias (RJ), Niterói (RJ), Curitiba e Salvador em defesa dos direitos das pessoas que vivem nas favelas mais precárias do país e para arrecadar recursos para financiar nossos projetos sociais ao longo do ano.

Você também pode apoiar a transformação da nossa cidade doando aqui tetocoleta.com.br.

TETO é uma organização presente na América Latina e Caribe que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas nas favelas mais precárias, por meio do engajamento comunitário e mobilização de jovens voluntários. Com a implementação de um modelo de intervenção focado no trabalho lado a lado com moradores de comunidades, o TETO busca construir moradias mais dignas, promover a educação de crianças de 4 a 10 anos por meio de oficinas de leitura, e envolver toda comunidade em projetos de melhoria para seus bairros. Está presente em 19 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Nicarágua, República Dominicana e Venezuela. Há 10 anos no Brasil, a organização já trabalhou em mais de 115 comunidades, construiu mais 3.000 casas emergenciais, desenvolveu 30 projetos comunitários e mobilizou mais de 40 mil voluntários.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.