a vida quer

clementina_de_jesus“Ela virou letra de música, enredo de samba e foi homenageada por muitos cantores”

Gostaria de homenagear no Mãe com filhos uma figura neste dia da Consciência Negra e encontrei na imagem de Clementina de Jesus. (e a homenagem é republicada aqui porque merece ser replicada!)

Nascida em Valença, Rio de Janeiro, ela conheceu a música ainda pequenina, quando a mãe entoava cantigas de ninar para fazê-la dormir. Um pouco mais crescida, cantava e dedilhava a viola do pai… trazia na cor de sua pele a magia e o ritmo da África, transformando-se, mais tarde, num elo entre as duas culturas.

Melodias como “Eu não sou daqui, Marinheiro só. Eu não tenho amor, Marinheiro só”, “Deus vos salve, casa santa, onde Deus fez a morada. Onde está o cálice bento e a hóstia consagrada?”, estão presentes na obra, motivando-nos a conhecer a música e a poesia presentes na voz de Clementina.

Ensaboa Mulata, que eu conheci numa gravação de Marisa Monte, é uma canção que demonstra o que Clementina e sua geração de negros brasileiros teve que vencer!

Essa mulher, que mostrava as suas raízes por onde passava, teve uma difícil trajetória: somente aos 63 anos ela obteve seu reconhecimento, cantando o que mais gostava: samba, jongos, corimás, modas, entre outros ritmos com influência africana.

Soube um pouco mais dela em Em Cantar era seu sonho (lançamento infantojuvenil da Paulus) escrito por Lúcia Fidalgo, que apresenta às crianças a vida de Clementina. uma biografia, conta de seu casamento, nascimento da sua filha, trabalho como doméstica, além da dificuldade de conseguir realizar seu grande sonho, que era se dedicar à música. Lúcia Fidalgo ainda destaca que Clementina gravou com diversos artistas, como João Bosco, Milton Nascimento, Paulinho da Viola e Alceu Valença.

Cantar era seu sonho pertence à coleção Brasileirinhos, reconhecida por incentivar a valorização da cultura brasileira entre crianças e jovens. Além de Clementina de Jesus, a coleção apresenta diversas personalidades inspiradoras das artes em nosso país, como Tarsila do Amaral, Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis, Paulo Freire.

P.S. Quem escreveu e ilustrou?

  • Lúcia Fidalgo é escritora, contadora de histórias do Grupo Morandubetá, bibliotecária, mestra em Educação, professora na Universidade Santa Úrsula e pesquisadora do Aleph-UFF. Nasceu no Rio de Janeiro e desde pequena gosta de ler, contar e ouvir suas histórias, que hoje ela compartilha com seus leitores. Lúcia foi autora revelação no ano de 1997, com o livro Menino Bom, prêmio recebido da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
  • Robson Araújo é carioca, mas mora entre as montanhas de Minas Gerais, na cidade de Betim. Além de ilustrador, é caricaturista. Em 1997, recebeu a menção de “Ilustrador Revelação” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Vários de seus trabalhos receberam a menção “Altamente Recomendável” da mesma fundação. Grande parte desses trabalhos foram selecionados para participar do catálogo brasileiro para a feira de Bolonha – Itália. Como caricaturista, participou de vários salões de humor do país. Em 1992, recebeu a menção honrosa da mostra de caricaturas promovida pelo jornal Yomiuri Shimbun, do Japão.
Você pode gostar também de ler:
  Killa P. deu a letra, Patti Cake$ eu fui ver. Um filme irado, é
Photo by Heidi Sandstrom. on Unsplash Primeiro post da segunda metade
Hoje estava lendo num do facebook, o pessoal tirando um sarro de uma entrevista da
Muita gente se pergunta...afinal faz sentido usar um protetor térmico toda a vez que uso
A nova modinha entre as vlogueiras de Beleza gringas são 100 camadas de alguma coisa,
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas