entretenimento

claudio-seto

Já que vou estar em Curitiba no final de semana, me avisaram de um programa que eu adorava fazer quando morava lá: participar das atividades nipo-brasileiras. E esta é especial, é uma homenagem ao artista Claudio Seto (falecido em novembro de 2008), com quem tive a honra de trabalhar no começo da minha carreira de jornalista e a quem entrevistei algumas vezes. Ele também foi mentor do meu primo Gilberto e um dos maiores apoiadores da sua carreira como ilustrador – e Gil hoje é editor da Gazetinha no jornal Gazeta do Povo, em Curitiba. 

Como lembrou Michelle Ramos do Zine Brasil, “Seto lançara o álbum Lendas do Japão pela Devir Livraria e desde 2000 estava colaborando semanalmente com textos e ilustrações para o Caderno Zashi: Lendas do Japão, para o Jornal Nippo Brasil” (que eu colecionei porque são maravilhosos). Achei interessante porque Seto é um sinônimo da preservação da cultura e tradição japonesas mais antigas, milenares, mas o evento promovido pelo Centro Cultural Japonês Tomodachi (dias 17 e 24 de janeiro) terá exposições e palestras sobre Cultura Pop Japonesa.

Os palestrantes convidados são estudiosos no assunto e abordarão temas como cosplay (fantasias de personagens), eventos para fãs de animê (animação japonesa) e mangá (quadrinhos japoneses), fanzines (histórias desenhadas por fãs de mangá), entre outros. As palestras acontecerão a partir das 19h e terão cerca de 1h de duração.

E acontecerá uma homenagem ao artista Claudio Seto que faleceu em novembro. A sala na qual acontecem aulas de desenho receberá o nome do artista e alguns de seus trabalhos ficarão expostos até o dia 15 de fevereiro. No dia 17 de janeiro acontecerá a cerimônia de inauguração da sala, às 19h. 
Veja a programação:    

  • 17/01 às 19h – Abertura do evento (Inauguração da exposição e cerimônia de nomeação da sala)
  • 18/01 às 16h – Mylle Silva – Eventos Culturais Japoneses em Curitiba
  • 19/01 às 19h – Simonia – A figura da mulher nos animês
  • 20/01 às 19h – Ana Carolina Pereira – Panorama das Publicações Independentes de mangá em Curitiba
  • 21/01 às 19h – Robson Mori – Cosplayers em Curitiba
  • 22/01 às 19h – Elizete Kayo Kozuma Ishikawa – Moda e Comportamento dos Jovens de Harajuku
  • 23/01 às 19h – Camilla Lunas – Fanfiction
  • 24/01 às 16h – Carlos Alberto Machado – Animencontros no Brasil 
Você pode gostar também de ler:
O cineasta Rafael Primot juntou um elenco incrível pra contar histórias de amor. Com Maria Luisa
Desde que fiz meu primeiro detox digital, num verão há alguns anos, eu tenho descoberto
Como lembrou Francisco Russo no Anime Pop, “o bom anime japonês tem por tradição lidar
Eu vi nascer o Fórum Cristão de Profissionais. Estava no culto num domingo em que
Numa semana em que vi discussões sobre censura, política e fé pública (discutindo se líderes
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas