Cinco coisas que todo empreendedor precisa aprender

20130930-233820.jpg

“O empreendedor que tem um negócio de pequeno porte precisa ajustar sempre o modelo de negócio. Tem que aprender sempre, sua empresa vai mudar, seu cliente vai mudar. ”
Alessandro Saade, professor de empreendedorismo da BSP

 

Ouço muita gente se colocar como coach de carreira, assim como muita gente atuar na área do empreendedorismo. Raramente, no entanto, estes guias são francos sobre suas próprias histórias, contando das suas experiências como empreededores ou como altos executivos. Creio que isso se dá pela experiência muito diversificada que temos no Brasil e os caminhos que nos levam a estar, como diz uma amiga minha, “de um lado ou de outro do balcão”.

Num país que só há pouco mais de uma década se tornou minimamente estável na economia, que ainda tem uma sobrecarga de tributos abusiva e não tem uma cultura de estímulo ao empreendedorismo Muitos empreendedores e pequenos empresários começaram o negócio por necessidade ou porque enxergaram uma oportunidade. Entretanto, sem uma formação ou uma busca constante por capacitação, as chances de a empresa crescer saudavelmente diminuem.

Se você se vê diante de dilemas para empreender ou está salvando dicas para seu futuro empreendimento, aproveite estas dicas de Alexandre Martins, do Sebrae-SP.

20130930-233105.jpg

Veja as habilidades essenciais para quem deseja ter uma empresa de sucesso:

1. Ter uma boa visão de negócio. Quem é o seu cliente? Quais são os seus concorrentes? De acordo com especialistas, vale investir tempo na elaboração de um plano de negócios, pois esse documento pode auxiliar o pequeno empresário a mapear oportunidades e responder estas perguntas. “Ele pode fazer um curso de modelagem de negócio, é um passo-a-passo que pode modelar a ideia. Claro que, à medida que for crescendo, é importante ter uma formalização na educação”, explica Saade.

2. Dominar as finanças da empresa. Saber como precificar adequadamente o seu produto ou serviço e determinar quanto precisa de capital para levar o negócio adiante são algumas habilidades que não devem ser negligenciadas. “Fica muito suscetível ao erro e acerto. Pode acabar gerando muito prejuízo financeiro por conta de um cálculo de fluxo de caixa equivocado”, exemplifica Martins. Por isso, aprender a metodologia e o uso correto de algumas ferramentas pode ajudar a deixar sua empresa sempre no verde.

3. Noções de marketing. Existem alguns termos de marketing que todo empreendedor precisa saber. Ao conhecer os jargões técnicos, é possível compreender melhor o mercado e quais são as melhores ações que podem ser trabalhadas para promover a empresa ou o produto. Para Martins, tomar uma decisão sem base pode ser muito arriscado. “Possíveis indicadores podem diminuir os riscos do negócio”, explica.

4. Saber se planejar. Ao planejar estrategicamente os próximos meses ou anos da empresa, o empreendedor pode, aos poucos, ir se adaptando à realidade. A dificuldade está justamente em alinhar todas as áreas do negócio e o que precisará ser executado por cada uma delas durante o período determinado. Saade explica que existem cursos de planejamento estratégico de curta duração ou pós-graduação para quem deseja se aprofundar no assunto.

5. Ter capacidade de ação. Liderar a equipe de funcionários, ter uma boa relação com os fornecedores, cuidar da agenda e da parte operacional da empresa são algumas atividades que fazem parte da rotina de um pequeno empresário.“Não tem curso específico para isso, mas existem cursos de gestão do tempo e cursos de liderança”, recomenda.

E você, tem dicas diferentes? Compartilhe nos comentários!

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.