Twinings Fan – ou dos poderes da teofilina

"Twinings Fan" - filho #aos11 escolhendo o chá pro brunch de sábado :-)

Hoje pela manhã meu filho, #aos11, me trouxe três saquinhos dos seus chás favoritos e montou uma “foto” para eu colocar no Instagram. Ri e obedeci. Logo depois, em repercussão à admissão da preferência por chás da marca Twinings, comecei uma conversa com @christhome sobre o valor do chá.

O filhote tem intolerância à lactose (como a mamãe aqui) e descobriu no chá uma solução para o café da manhã. Adora! E a teofilina ajuda sua bronquite, além de ser uma bebida muito saudável porque ele só toma sem adoçar, aliás, tanto suco quanto chá – vó diabética deixa a família assim!

Eis que, ao falar da teofilina, achei que valia a pena deixar esta dica por aqui.

Por definição, a teofilina pode ser descrita como “uma substância relacionada com a cafeína que está presente no chá e é um fármaco do grupo dos antiasmáticos“. Quer dizer que ela pode ser usada como apoio na asma e outras doenças pulmonares, além de ser estimulante do sistema nervoso central (em preparados contra constipação e resfriado).

Como não sou da área médica (ou bioquímica), nem me atrevo a explicar como estes efeitos acontecem (na wikipedia diz que “seus efeitos são devidos à inibição da fosfodiesterase com aumento dos mediadores celulares cAMP e cGMP. Antagonistas dos receptores do neurotransmissor depressor adenina no cérebro”… avaliem aí!), mas sei que esta dica, que recebi de um pediatra de plantão num Pronto Socorro de Curitiba durante uma das primeiras crises de bronquite do filhote mudaram nossa rotina.

Mas vale lembrar de duas coisas: primeiro que chá é da planta Camellia sinensis, pois os outros, como camomila e erva-cidreira, são considerados infusões. Em segundo lugar, que os efeitos do chá podem ser benéficos ou adversos de acordo com o objetivo terapêutico:

  • Gastrointestinais: estimulam a secreção de ácido e enzimas pelo estômago. Podem causar diarréia, vômitos, náuseas.
  • Renais: são diuréticos, porém fracos.
  • Cardíacos: estimulam a contração, aumentam a taxa de batimentos. Em doses altas pode causar arritmias.
  • Cerebrais: estimulação do córtex, aumento da vigília, menos fadiga. Podem causar ansiedade e tremores, em doses altas até convulsões.
  • Musculares: relaxam o músculo liso dos brônquios; são estimulantes das contrações do músculo esquelético e cardíaco.
  • Pulmonares: são broncodilatadores, facilitam a respiração ao estimularem o diafragma, inibem a liberação de histamina.

Se você não consegue mesmo gostar de chá, uma dica: são compostos semelhantes e contém cafeína como o chá, o café e o nosso amigo chocolate. A  teobromina, outra substância que também está presente no chá, é encontrada no chocolate. E a esta dica do cházinho que faz bem, acrescento outra, também de uma médica pediatra: durante das crises de constipação ou resfriado, é bom não tomar laticínios. Eles aumentam a produção de muco e aí fica difícil combater a congestão.

Em tempos de clima maluco como estes que estamos vivendo – nesta semana fez frio de rachar e hoje está calor de rachar também – é sempre útil saber como prevenir né?

P.S. Para quem não suporta mesmo chá quente e precisa de um temperinho para gostar da bebida, sempre vale tomar aquela versão estadunidense de bebida de verão: Arnold Palmer Tea. A bebida, que nada mais é do que chá com limão (que para nós é o “mate com limão“), é uma “homenagem” ao desportista Arnold Palmer, e uma alternativa popular (e saudável) à bebidas gaseificadas, especialmente nas regiões onde a temperatura é mais alta. #ficaadica

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook