Você já ouviu falar do Cata-bagulho? E dos Ecopontos e da Central de Triagem de Lixo Eletrônico? Conheça aqui estes serviços gratuitos.



No Japão, uma vez por mês a gente já sabia, olhando calendário do lixo da região, qual seria o dia do “gomi grande”… a expressão é um misto de português e japonês que demonstra o dia em que se pode colocar na rua (em local pré-determinado e devidamente sinalizado, não na calçada dos outros…) os “lixos grandes” que temos em casa.

Nestes locais, que por um tempo fizeram parte do imaginário popular daqui por conta das lendas urbanas que os primeiros brasileiros dekasseguis difundiram, é que se encontravam móveis em bom estado, aparelhos de som e vídeo usados mas funcionais e uma infinidade de outros “bagulhos”, muitos deles bem úteis.

Sempre pensei que o Brasil se beneficiaria de uma ordem assim. Eis que descubro que tem uma operação Cata-Bagulho aqui em Sampa da qual eu nunca tinha ouvido falar!

Onde e como doar moveis e objetos em condições de uso

No sábado passado os moradores da Bela Vista foram os contemplados com a operação Cata-bagulho e puderam aproveitar o serviço da prefeitura para quem quer se desfazer de móveis antigos e outros materiais, como eletrodomésticos quebrados, madeiras e pneus. O processo era anda mais simples do que no Japão: bastava colocá-los na frente das próprias residências até às 12h para que fossem coletados pelas equipes da Subprefeitura. O serviço percorre perímetro interno previamente definido e que no caso da Bela Vista era formado pela avenida Paulista, avenida Bernardino de Campos, rua do Paraíso, viaduto do Paraíso, avenida 23 de Maio, viaduto Jaceguai, ligação Leste-Oeste, rua Avanhandava, escadaria de ligação e rua Frei Caneca, passando por todas as ruas do distrito.

Gostei de saber que existe esta opção sem custo e que a operação Cata-bagulho acontece a cada semana em um distrito diferente da cidade, tendo coletado mais de 215 toneladas na região central este ano. O objetivo da ação é evitar que objetos inservíveis sejam despejados irregularmente nas vias públicas pela população, atrapalhando o escoamento da água em dias de chuva e, assim, prevenindo enchentes.

Você tem algo assim e quer saber quando passa perto da sua casa? O calendário e os locais da operação cata-bagulho em 2011 podem ser consultados no site da Subprefeitura.

Mas vale lembrar: as operações cata-bagulho não coletam entulho. Caso você tenha entulho em pequenas quantidades (de até 1 m³, que correspondem a uma caixad’água de mil litros ou 25% de uma caçamba), elas podem ser levadas para os Ecopontos. Na região central, por exemplo, uma unidade funciona nos baixos do Viaduto Glicério. E uma lista com outros endereços e horários de funcinoamento pode ser vista aqui.

Onde doar equipamentos eletrônicos usados

E para quem equipamentos, vale visitar o site da Central de Triagem de Lixo Eletrônico, unidade inaugurada em 2010, na Barra Funda, e que é a primeira da Cidade a recolher e reaproveitar eletrodomésticos como televisões, rádios, microondas, peças de computador, monitores, teclados, mouses, aparelhos telefônicos e fotográficos, dentre outros. Os interessados em se desfazer de peças eletrônicas podem levá-las gratuitamente até Central, ou ainda, solicitar a retirada dos objetos pelo telefone 3666-0849.

Enfim, não há mais desculpa para não se desfazer de forma sustentável do que tem sobrando na sua casa, não é mesmo? Anote os endereços e compartilhe as dicas com amigos e vizinhos. ;)

Google+ Comments

Tags:

Comente, compartilhe! ;)

19 respostas para “Você já ouviu falar do Cata-bagulho? E dos Ecopontos e da Central de Triagem de Lixo Eletrônico? Conheça aqui estes serviços gratuitos.”

  1. Tem post novo :) Você já ouviu falar do Cata-bagulho? E dos Ecopontos e da Central de Triagem de Lixo Eletrônico? Co… http://ow.ly/1bWYcZ

  2. Tem post novo :) Você já ouviu falar do Cata-bagulho? E dos Ecopontos e da Central de Triagem de Lixo Eletrônico? Co… http://ow.ly/1bWYcZ

  3. Você já ouviu falar do Cata-bagulho? E dos Ecopontos e da Central de Triagem de Lixo Eletrônico? http://bit.ly/hE9Fm1

  4. [...] Voc?? j?? ouviu falar do Cata-bagulho? E dos Ecopontos e da Central de Triagem de Lixo Eletr??nico! Conhe??a aqui. | @avidaquer | A Vida Como A Vida Quer by @samegui [...]

  5. Rita disse:

    Gostaria de saber quanto vai ter a operação cata bagulho onde eu moro.
    Moro na região de São Matheus.Agradeço desde já.

  6. òtima dica. Ontem eu vi um stand para pagamento da conta de luz com material reciclado aqui no Rio. Achei o máximo a iniciativa.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

  7. Sam Shiraishi disse:

    “@avidaquer: Você já ouviu falar do Cata-bagulho? E dos Ecopontos e da Central de Triagem de Lixo Eletrônico? http://t.co/Zm6JR7z4”

  8. Sam Shiraishi disse:

    @decoracasa vc conhece o Cata Bagulho? Para seus leitores pode ser útil tb http://t.co/fAuRTMsv

  9. Ótima dica, Sam! RT @samegui: @decoracasa vc conhece o Cata Bagulho? Para seus leitores pode ser útil tb http://t.co/tspvsilN

  10. Ótima dica, Sam! RT @samegui: @decoracasa vc conhece o Cata Bagulho? Para seus leitores pode ser útil tb http://t.co/1JV6Iqth

  11. Ótima dica, Sam! RT @samegui: @decoracasa vc conhece o Cata Bagulho? Para seus leitores pode ser útil tb http://t.co/1JV6Iqth

  12. Aline Kelly disse:

    Olha Valdir Mendonça, na Barra Funda tem uma Central de Triagem de Lixo Eletrônico. Bem o que estávamos procurando para dar uma finalidade adequada ao lio eletrônico que temos em casa.

  13. Luciana Secco disse:

    “@avidaquer: Você já ouviu falar do Cata-bagulho? E dos Ecopontos e da Central de Triagem de Lixo Eletrônico? http://t.co/Zm6JR7z4”

  14. Aline Kelly disse:

    Olha Valdir Mendonça, na Barra Funda tem uma Central de Triagem de Lixo Eletrônico. Bem o que estávamos procurando para dar uma finalidade adequada ao lio eletrônico que temos em casa.

  15. Gaara disse:

    Você já ouviu falar do Cata-bagulho? E dos Ecopontos e da Central de Triagem de Lixo Eletrônico? http://t.co/j7tsiOA9 via @avidaquer

  16. Você já ouviu falar do Cata-bagulho? E dos Ecopontos e da Central de Triagem de Lixo Eletrônico? http://t.co/j7tsiOA9 via @avidaquer

  17. Carol Rocha disse:

    Ó GENTE RT @samegui: @tchulimtchulim então Cata-Bagulho mesmo http://t.co/Xqfa5N3J

  18. [...] Central de triagem de lixo eletrônico:  http://www.coopermiti.com.br/ (dica da Sam Shiraishi) [...]

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.