Como fazer a carteira de trabalho



Quase tive que sair nesta manhã para fazer uma nova via da minha Carteira de Trabalho. A primeira, ainda com foto de adolescente e que continha meus registros profissionais da vida toda (inclusive o registro do como jornalista diplomada) se perdeu numa daquelas estórias inacreditáveis. E a segunda estava sumida aqui em casa, numa confusão que me fez pensar em benzer o escritório onde trabalho – brincadeira, não benzeria, é contra minha religião… preciso é jogar muita coisa inútil fora, mas isso é tema para outro post. Como meu amigo Rafa está precisando de um passo a passo para fazer a pimeira carteira de trabalho dele, estou postando sobre o tema. Para os mais experientes - e desorganizados - ou os que entram agora no mercado de trabalho pode ser útil. Este documento com nome pomposo -Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – registra a vida profissional dos brasileiros porque reúne informações que garantem os direitos do trabalhador. Lá estão dados para sua aposentadoria, seguro-desemprego e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Constam também alterações salariais, férias (justamente o motivo para eu precisar da minha agora), licenças.


Direito de todo cidadão, este documento pode ser feito gratuitamente por qualquer pessoa com mais de 14 anos.

Meu conselho, especialmente para o adolescentes como o Rafa, é que aproveitem o tempo livre e façam este documento. Meus filhos já têm RG e CPF desde pequeninos, terão Carteira de Trabalho assim que chegarem à idade. Como diz aquele ditado japonês, “O Deus da Oportunidade só tem cabelo na fronte”, precisamos estar preparados para agarrá-lo quando ele passar. De repente você perde uma vaga num estágio muito bom porque não tem o documento, já pensou? Em São Paulo estes documentos são emitidos nos postos Poupa Tempo, como o da Sé, que fica na av. Rangel Pestana, 300, 1° andar,  fone: 0800-772-3633. Funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 18h, sábados das 7h às 13h. Veja aqui o mapa com a localização. P.S. Vejam como é a vida de blogueira: quando fiz a segunda via conheci duas funcionárias super gentis e simpáticas no Poupa Tempo, dei um cartãozinho e uma delas se tornou leitora do blog, além de me adicionar no orkut! Obs: Li no site Net Cidadão um guia bom para tirar a carteira de trabalho. Transcrevo abaixo:

Quem pode requerer:
· Brasileiros natos ou naturalizados
· Estrangeiros com visto permanente
· Asilados políticos e refugiados*
· Estrangeiro residente na fronteira com o Brasil
· Dependentes de pessoal diplomático estrangeiro
· Artistas ou desportistas estrangeiros com visto temporário*
· Cientistas, professores e técnicos estrangeiros a serviço do governo brasileiro*
* O prazo de validade da carteira é vinculado ao tempo de permanência autorizado no Brasil
Para requerer o documento, o trabalhador deve apresentar:
· Duas fotos 3 X 4, com fundo branco, recentes e idênticas.
· Qualquer documento – original ou cópia autenticada – que forneça informações sobre a qualificação civil da pessoa, como nome, local e data de nascimento, filiação, nome do documento, número e órgão emissor. Pode ser a carteira de identidade, o certificado de reservista, a carteira militar, o certificado de dispensa de incorporação ou certidão de nascimento.
Dica: quando a carteira é expedida, o Ministério do Trabalho cadastra o trabalhador nos programas PIS/PASEP. Esse número de inscrição é importante para o trabalhador consultar e sacar benefícios sociais, quando tiver direito a eles, como o PIS, o FGTS, o Seguro Desemprego e o Abono Salarial.
Uma segunda via pode ser retirada:
· Se a carteira original foi perdida ou roubada, o trabalhador deverá apresentar, além das fotos e documentos, o boletim de ocorrência policial. Ou uma declaração de próprio punho, justificando o pedido.
· Se a carteira foi danificada e esse dano impede sua utilização normal (perda de fotos, rasuras extensas, perda de páginas importantes), o trabalhador deve mostrar a via antiga para requerer a nova.
· Se a função da nova carteira for dar continuidade à anterior – já completa- o cidadão deverá comprovar o número da carteira antiga, apresentando documentos como Extrato de PIS/PASEP e FGTS, Cópia de registro de empregado com carimbo do CGC da empresa ou rescisão de contrato de trabalho homologado.
Atenção: Quando houver mudança de nome por causa de casamento ou separação não há necessidade de se tirar uma 2ª via da Carteira. Basta registrar esta alteração na própria carteira em um dos postos de emissão da Carteira de Trabalho.
Onde tirar a carteira em São Paulo:
· Postos Poupa Tempo (Sé, Santo Amaro e Itaquera)
· Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT)
· Centros de Integração da Cidadania (CIC)
Reblog this post


Google+ Comments

Tags: órgãos do governo, carteira de trabalho, cidadania, cidade, cidade de São Paulo

Comente, compartilhe! ;)

18 respostas para “Como fazer a carteira de trabalho”

  1. MaxReinert disse:

    ahhhh… sei bem como é…. esses dias quase enlouqueci atrás da minha… que, pra variar, estava em um local tão bem guardado que nem eu mais lembrava onde é!!!

    Coisa de gente muito….. perdida! heheheheh

  2. Antonio Luiz disse:

    Então, após muito anos que tirei a minha primeira CTPS ainda adolecente, hoje um jovem fez uma pergunta como faria para tirar a CTPS.
    Pensei e fui pesquisar na net para dar uma resposta satisfatória ao meu amigo.

  3. César disse:

    Boa noite só uma dúvida a empresa em q trabalho perdeu a 2ª via da carteira de trabalho, eu posso tirar outra normalmente o que eu precisaria?

  4. rosangela disse:

    gostaria de saber, fiz um acordo na empresa, no qual iria receber o acerto e o fundo de garantia, o seguro ele nao iria liberar, tudo feito, na hora do sindicato foi o contador da empresa, me entregaram a via do seguro desemprego, la fora fui devolver e ele disse que tinha conversado com o presidente da empresa e liberou o seguro desemprego contra a vontade do gerente, peguei e fui embora, fui receber o fundo de garantia mas a um tempo atras eu acabei por trocar a foto e nem me toquei que nao podia, entao a caixa nao quis me pagar o fundo de garantia, presiei ir no poupa tempo e tirar outra carteira voltei la e recebi o fundo, fiquei com 2 carteira a 1 cancelada com carimbo para o proximo contrato e a 2 via, ai fui dar entrada no seguro desemprego, mas eles nao quiseram dar entrada, disse que eu tinha que voltar na empresa e pedir para a empresa passar o registro para a 2 via da carteira, o ultimo emprego foi essa semana, so que eu estou com medo de ir la pedir para eles passar o registro para a outra carteira, sera que eles tem essa obrigacao, sera que eles podem recusar a fazer isso, ja que eles nao queriam liberar o seguro, sera que seu deixar para la e nao pedir para passar o registro, e nao der entrada no seguro vai dar algum problema para mim depois, se eu arrumar outro emprego posso ser registrado nessa carteira nova sem ter passado o outro registro, ja que tenho 1 via tudo certo obriga

  5. lais disse:

    como fazer a 2 via da carteira

  6. Giseli disse:

    onde eu faço a carteira do trabalhador em toledo parana…. obrigada

  7. Fui assaltada e levam meus documentos, mas não fiz o BO sera que consigo tirar a 3 via, ainda tenho a 1 via guardada como devo fazer?

  8. SUELI SOBRERA disse:

    Tem como tira o fgts para paga estudo, mesmo eu ter pedido a conta da empreza q trabalhava por 5 anos.E agora to passando por nessecidades e não tenho como paga o curso,nem to conceguinho emprego

  9. aldemy disse:

    tenho 2 empregos minha carteira de trabalho pode ser assinada nus dois ao mesmo tempo, pois meu patrao falou que so pode ter um registro por vez sera que ele fala a verdade?

  10. suzani disse:

    Olá tirei minha carteira de trabalho quando tinha 14 anos hoje tenho 31, mas nunca trabahei de carteira assinada.Só que agora passei em um concurso público e gostaraia de saber se minha carteita ainda é válida. Se vcs puderem responder para o meu e-mail agradeço.

  11. RT @avidaquer: Como fazer a carteira de trabalho http://bit.ly/aVD9ts Pra vcs que ainda não sabem o que é trabalhar.

  12. Richer disse:

    Ola eu queria saber se para trocar a foto da carteira de trabalho voce precisa retirar uma 2 via ou terei que ir la no MTE pedir uma autorizacao ou algo do tipo?

  13. Frank disse:

    Olá!
    Gostaria que alguém me informa-se se é possível alterar o nome da minha mãe na minha carteira de trabalho, pois quando tirei a pessoa que preencheu a carteira colocou o sobrenome da minha mãe errado. nesse carro pode ser feito a correção do nome dela ou há a necessidade de tirar a 2ª via da carteira?

  14. JORGE LUIS PEREIRA MATIMS disse:

    TIRA CARTEIRA POIS PERDI A MINLHA COMO POSSO TIRA OUTRA

  15. carlos disse:

    Tenho 59 anos. Minha carteira de trabalho de menor(verde), pelo manuseio, extraviou a pagina contendo o numero. Todas as demais folhas estão legiveis e intactos..,inclusive os registros.
    O INSS não quer aceitar , para efeito de aposentadoria, os registronela contidos….Como faço para validação desses registros;
    Poderiam me ajudar?

  16. Katiucia disse:

    qual é o prazo minimo de entrega da carteira? eu posso saber na hora o número? ou não?

  17. Mariah Lara disse:

    É, pois é anteontem minha mae estava mechendo nas coisas de minha avó já falecida e encontrou a cateira de trabalho dela.. mas a do meu acho q ele perdeu e nao faz idéia de onde a carteira de trabalho está!.

  18. claudia disse:

    perdi minha carteira de trabalho com registros so q não sei se essa empresa existe ainda será q perdi os registro da carteira como faço para conseguir de volta os registro para um dia me aposentar.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.