destaque / entretenimento

Passei a última semana pensando só em acompanhamento de pré-adolecentes.

Um lugar de sonhos: no meio da natureza, com lago, bosque, tirolesa, piscinas e uma estrutura de hotel para acomodar com segurança e conforto crianças em férias e garantir diversão até para os mais crescidos por contar com atividades lúdicas e competições em equipe que integram todo mundo. Junte a isso uma turma que se adora e se conhece há anos. Nem preciso dizer que os ingredientes são perfeitos?

elenco do filme carrossel

Infelizmente não foram meus filhos (de 12 e 15 anos) que me fizeram me voltar para o tema, tampouco as férias de inverno (que eventualmente parecem infinitas aqui em Sampa, pois passam de 30 dias) e sim meu trabalho.

Fui conferir a pré-estreia de “Carrossel, o filme” no cinema com os garotos no sábado e na terça estivemos na coletiva de imprensa. Nas duas ocasiões, uma situação me chamou atenção: Carrossel tem fãs de todas as idades.

É incrível a versatilidade do filme. É para família toda e para ver em família, pois tem aquela pegada de Esqueceram de Mim, Goonies e outros filmes que forjaram a nossa infância e que gostaríamos muito que nossos filhos, sobrinhos e afilhados tivessem. Aliás, estes dois clássicos foram citados na coletiva de imprensa pela produtora do filme (e verdadeira mãe da ideia), Diane Maia, e pelos diretores Alexandre Boury e Maurício Eça como referências claras. Eles tiveram o “trabalho” de rever algumas vezes estes filmes que a gente ama para só depois criarem o roteiro do filme que é uma continuação da novela.

diretor de carrossel mauricio eça e blogueiras sam shraisihi

Curiosidade: na coletiva os diretores contaram que esta música incidental, do Queen, surgiu das crianças. Eles faziam um aquecimento antes de gravar cantando “We will rock you” e ao ouvir Maurício Eça, um consagrado diretor de videoclipes e de comerciais, teve a certeza de que tinha que incluir no filme. Entra num momento super legal e ficou lindo na voz deles, sem muitos efeitos!

Outra coisa bem legal do protagonismo juvenil que soubemos na coletiva foi que quando fizeram as primeiras leituras dos personagens, há exatamente um ano (nas férias de inverno das crianças), a produtora e o roteirista ouviram  as frases nas vozes dos mocinhos e perceberam que não podia mais ser daquele jeito… contrataram mais uma pessoa e rescreveram para “caber” na nova fase da turma, com jovens, alguns pré-adolescentes, outros já adolescentes mesmo.

maisa cirilo lucas stefani coletiva de carrossel

Encontramos 4 atores mirins na coletiva – Jean Paulo Campos (o Cirilo), Maísa Silva (Valéria), Stefany Vaz (Carmen) e Lucas Santos (Paulo) – e foi muito legal ver como eles tomam conta da conversa, têm opiniões fortes, mas ainda são muito espontâneos e, no bom sentido, infantis. Meu filho do meio, que tem a mesma idade dos atores, estava lá comigo, e boa parte do que ouvi poderia ser dito por ele, sem planejamento, orientação de empresário ou plano de divulgação. Apesar de conhecer Maurício Eça e ter uma impressão de que ele não orientaria nada sobre seus atores fora de cena, independente da idade, foi uma surpresa notar como ele mesmo estava embascabacado e era um fã incondicional de cada um. O olhar embevecido dele para os meninos parecia até o de um pai coruja!

paulo miklos oscar filho mauricio eça coletiva de carrossel o filme

E essa coisa contamina a gente, viram? Estavam lá também Oscar Filho (aquele do CQC, que no filme faz o ajudante de vilão Gonzalito) e Paulo Miklos (que faz o vilão Gonzales), que claro que eu tive que tintar, afinal, sou muito fã dos Titãs. Miklos olhava as crianças falando com este mesmo olhar embevecido, de amor.

E eu saí da coletiva assim, encantada com os 4, fã de Carrossel e *maisete* e *cirilete* (será que tem este adjetivo?). Stefani é uma fofa (e ficou linda mais mocinha, assim como a Maisa, que eu tinha visto pequena num Teleton) e o Lucas um artista mesmo, sabe roubar a cena. Soube que ele agora é cantor e encarna bem o “funk da ostentação” que assumiu como marca nesta nova carreira. 😉 Mas o Cirilo, ele é um príncipe. Jean chegou na coletiva e foi o primeiro que todos reconheceram, claro, criando um zum zum zum… neste momento eu estava conversando com Maurício Eça e o garoto chegou, cumprimentou o diretor, depois se virou para mim, se apresentou e me deu um beijinho no rosto, esticando a mão também. Fez isso com todas as pessoas presentes, pensem como foi surpreendente e especial.

Algumas pessoas têm mesmo uma luz diferente.

🙂

joão paulo campos cirilo na coletiva de carrossel

E para quem se perguntou: sim, o filme é daquela novela que fez sucesso duas vezes: uma na versão mexicana, em 1989/90 e outra recentemente, em 2012/13.

A versão mais recente é brasileira. A gente acostumou a ver os jovens atores em todo lugar (foi uma sucesso estrondoso) e o filme nos mostra que eles cresceram, mas continuam os queridos da TV.

Este vídeo (bem bonitinho) mostra como eles eram na época da novela e como foram mudando nestes 3 anos:

E o clima do filme é de pura diversão. Acho que a música tema foi perfeita: é uma fábrica de saudades. Saudade de um tempo que parece que nunca voltaria, saudade de quando a gente era criança. Saudade que sente quem teve amigos que achavam que poderiam salvar o mundo adulto com soluções de crianças. E, para alguns pais como eu, saudade até dos filhos quando eram pequenos…

Como disse Vivi, no seu review no Mãe com filhos:

Se seu filho é fã de Carrossel, nem pense e vá mesmo assistir que ele irá adorar! Na pré estreia, ficamos surpresos com a quantidade de crianças aguardando, ansiosas, para ver os atores e fazendo a maior festa durante a sessão, cantando e vibrando com as aventuras da turma. 

Mas, se seu filho nem sabe o que é Carrossel, como o meu, não se preocupe. Nem a famosa “Professora Helena” está no acampamento Panapaná e não faz diferença conhecer ou não a trama da sala de aula para acompanhar o filme. 

time mae com filhos na pre estreia de carrossel

Sinopse:
Em férias, os alunos da Escola Mundial viajam para o acampamento Panapaná, pertencente ao avô de Alicia. Lá eles participam de uma gincana organizada pelo senhor Campos, que faz o possível para que as crianças se divirtam a valer. Entretanto, a chegada de González agita o local, já que ele representa uma incorporadora que pretende comprar o terreno do acampamento para transformá-lo em uma fábrica poluidora. Para atingir seu objetivo, González e seu fiel parceiro Gonzalito usam de todos os artifícios possíveis, inclusive sabotar o acampamento e difamar seu Campos.

Quer saber mais? Estou deixando lá na fanpage os vídeos que fiz na coletiva (são super amadores, por isso não foram pro youtube!) e quem quiser poderá ouvir estas coisas que estou contando direto na voz dos protagonistas. Eu perguntei para Diane, por exemplo, sobre o ritmo de gravação das crianças. Ela contou que o filme foi feito nas férias de verão, em janeiro, e eles ficaram com suas famílias num hotel perto do acampamento onde gravaram praticamente todas as cenas. Maísa aproveitou e contou alguns detalhes das brincadeiras fora de cena, mas isso é melhor ver e ouvir na voz dela, lá no facebook.com/avidaquer.

Que rufem os tambores: a aventura vai começar!

Dia 23 corra para o cinema mais próximo e se divirta! Tá chegando, tá chegando!

FICHA TÉCNICA: “Carrossel – O Filme” é uma produção Paris Produções, tem como coprodutores RIOFILME, TELEVISA e SBT e distribuição Downtown Filmes. Direção: Alexandre Boury e Maurício Eça.  Direção de Fotografia: Ale Samori. Direção de Arte: Marghe Pennacchi. Figurino: Tica Bertani.  Produtores: Diane Maia, Marcio Fraccaroli, Sandi Adamiu. Produtores Executivos: Diane Maia, Renata Rezende.
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas