bem estar / blogosfera

mulher-cociente-cancêr-de-mama

Como aconteceu em 2008, alguns dos blogs envolvidos com o movimento Outubro Rosa – Mulher Consciente na Luta contra o câncer de mama se comprometeram em fazer posts toda terça-feira. Cá estou eu para cumprir – com satisfação, diga-se de passagem – esta “obrigação”. Mas desta vez, ao invés de falar com as mulheres, vou falar com os homens, até mesmo para lembrar aos editores de blogs que eles podem participar da blogagem coletiva, que não é “girls only” e que o câncer de mama pode acometer sua mãe, sua irmã, sua namorada/esposa e até mesmo você.

Sim, os homens também podem desenvolver o tumor de mama. São casos menos frequentes (equivalente a 1% dos casos de malignidade dos tumores), mas tem aumentado anualmente. Como no caso das mulheres, a possibilidade de cura está diretamente relacionada ao diagnóstico precoce. Segundo li,

“Quanto antes for diagnosticado, melhor o prognóstico. Pois, como na mulher, os índices de cura para o diagnóstico precoce são de cerca de 80% a 90%, enquanto que, se descoberto tardiamente, este índice cai brutalmente, atingindo apenas 10% a 20% dos casos”, revela o cirurgião oncológico do Hospital e Maternidade São Luiz (São Paulo), Renato Santos.

cancer de mama em homem auto exame


Tem muito preconceito em torno deste tema. Hoje ao tuitar sobre o #outubrorosa uma pessoa me perguntou se poderia participar também e me chamou atenção porque antes de mais nada o moço me falou: eu sou heterossexual, mas quero ajudar! Creio que o comentário veio do fato de que, além das  mulheres, apenas alguns miliantes da causa GLBTT postaram sobre o tema neste ano – @mr_biglia e @maxreinert. Esta situação faz a gente pensar e serviu de estímulo para eu tomar este tema como um dos primeiros a debater nesta blogagem coletiva.

Mas, afinal, qual o perfil do homem que trata câncer de mama? No geral é um homem de idade mais avançada, na faixa etária de 50 a 60 anos. Segundo dados de 2002 do Instituto Nacional do Câncer são 250 casos novos em todo Brasil por ano.

Se houve época, antes das campanhas para a mulher fazer o auto exame, em que as mulheres também não se cuidavam, hoje deveríamos incluir os homens como alvos das nossas campanhas. Primeiro para eles se examinarem, segundo porque eles podem ajudar as mulheres a descobrirem nódulos em si mesmas – admito que meu marido toma este cuidado por mim há anos, com mais dedicação do que eu. E se você não sabe direito como fazer o auto exame, a imagem abaixo (feminina, eu sei) ensina direitinho. Achei num dos posts da campanha na semana passada, escrito por @fabineves.

auto exame cancer de mama outubrorosa

E não tem idade para começar a se cuidar: a @juvilela fez um relato emocionante contando de um nódulo que tirou aos 13 anos! E muito mais gente soltou a voz e está nos ajudando a divulgar a importância da mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos e do diagnóstico precoce, ressaltando que o exame mamográfico é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em até 95% dos casos.

selo da blogagem coletiva outubro rosaSão vários posts de engajados nesta causa: @mjoffeeholick (que ajeitou o selo para nós), @louvoreintercessao, @juliagil, @lidifaria, @danikoetz, @cintiacosta, @blogapaixonados, @fiodeariadne, @smiletic (com vários posts),  @ladyrasta, @dasgurias, @claudiamidori,  @cybelemeyer, @cobracomasa, @bazarpop, @casarei, @selmarosa, @meninamisterios, @lume, @carlamorais, @jl,  @denisearcoverde, @SentimentoEmLetras, @JesusOMaiorAmor, @AnaPaula (uma das vitoriosas),   @simpleseoriginal, @mirelafenix,  @redhairtattoo, @avessodoavesso, @fufuquices,  @modasemfrescura, @melhoramiga, @mr_biglia, @maxreinert, @juvilela, @fabineves, @juliareis, @prichufi, @sacolaodestilo,  @tarsoaraujo,@objetosdedesejo (que foi na festa, mas não nos vimos),  @andrealino, @moniquebecker, @conversadeliquidificador, @renatanogueira, @rosana, @anamagal, @daluzinha, @cristianesilva (uma das vitoriosas), @smiletic, @fransayuri (no Flickr), @drimorango, @fashionyuppies, @melangedetout, @virgememcancer, @beatrizcassia,   @pompeumacario, @saladeespera, @charo (a nossa vitoriosa), @gabibianco, @fabioallves, @verisperpa,

Você está entre os que postaram e não linkou o post da blogagem? Os posts que fazem parte da campanha concorrem a exemplares autografados do livro Força na Peruca, de Mirela Janotti, uma delícia de livro de uma pessoa alto astral que é uma vitoriosa do câncer.

🙂

E aí, leitores e leitoras, vamos nos cuidar independente da idade, do sexo e do momento de nossas vidas?

P.S. Você está participando e quer colocar este selo das blogueiras no seu blog, orkut, etc? É só copiar o código abaixo.


[update] O Dr. Décio Roveda, radiologista e responsável pelo setor de procedimentos em mama do FEMME Laboratório da Mulher, e um especialista em diagnósticos de câncer de mama, leu meu post e me explicou mais três coisas num e-mail:

1 – O auto exame de mama nos homens tem maior importância do que nas mulheres, pois já que a mama é muito pequena, há mais facilidade de identificação de lesões em estágio inicial.
2 – A “descarga capilar sanguinolenta” (acho que aqui você pode dizer a “saída de secreção com sangue do mamilo”) é um importante sinal de alerta para a doença em ambos os sexos.
3 – Esta é a mais importante: As mulheres descendentes de homens afetados por câncer de mama têm risco significativamente aumentado de desenvolver a doença e devem, portanto, ser encaradas no rastreamento como mulheres de alto risco.

[/update] [update 2010]

Textos relacionados:

[Se você procura a Blogagem Coletiva do Outubro Rosa 2009, veja o post Força na Peruca neste Outubro Rosa. Se quer saber como este movimento chegou às mídias sociais, clique aqui] [/update]
The following two tabs change content below.
Jornalista, blogueira, casada com @gnsbrasil, @maecomfilhos de 3!, consumidora de cultura, tecedora de redes em mídias sociais, empreendedora na @otagaissama. Voluntária desde os 8 anos, praticante de boloterapia desde os 9, entusiasta e praticante do aleitamento materno como #maede3, acredita no poder das mídias sociais para promover o bem no estilo #socialgood e adota uma vida material minimalista - sem abrir mão do conforto e da alegria de viver. :)

Deixe o seu comentário

Loading Facebook Comments ...

Comments

  1. […] This post was mentioned on Twitter by mjcoffeeholick and CristineM. CristineM said: RT @samegui: Câncer de mama também acomete os homens http://tinyurl.com/yjery46 #outubrorosa #familia […]

  2. Obrigada por nos citar, que bom que estamos todos juntos nessa causa!
    mas você poderia, por favor, consertar o nosso nome com o @? Já que, caso alguém queira nos adiciona no twitter, o certo seria @blogapaixonados.
    Mas o endereço do site está correto, obrigada.

  3. O Obejtos de Desejo estava la sim 🙂
    Minha foto com a Lalai e a Biti http://www.objetosdedesejo.com/wp-content/uploads/2009/10/06102009393-1024×768.jpg 🙂

    • @Anita, eu vi a foto no seu post, mas no dia, a tal sessão de fotos pro calendário foi tão maior do que eu pensei, que não consegui socializar.
      🙁
      Foi importante para a causa, mas uma pena porque eu queria ter conhecido as blogueiras (eu fiz a curadoria dos blogs, tinha escolhido a dedo cada nome! hehehe)
      beijos e numa próxima a gente se fala, né?

  4. Ano passado eu também postei sobre o câncer de mama masculino, mas não foi tão completo quanto o seu post. E este ano, apesar de não ter atualizado um post, coloquei o selinho direcionado para o post do ano passado. As informações continuam as mesmas! Terça-feira que vem posto. Talvez entreviste um médico, ok? Vou ver se ele estará disponível. Beijus,

    • @Luma, querida, eu lembrava que tinha post sobre o tema no ano passado, mas ontem não tive mesmo tempo de olhar nos arquivos de 2008! Que bom que vc é sempre tão colaborativa e pro-ativa!
      Ficarei no aguardo ansiosa do post. Eu tive ajuda da equipe de mastologia do Femme para o post, por isso me arrisquei a escrever mais!
      beijos

  5. oi querida, acabei de fazer o post sobre o #outubrorosa
    http://migre.me/90uL

    só deixando o link como a flavia me falou. 🙂

  6. RT: @femmelab:Você sabia que homens também podem ter câncer de mama? Leiam ótimo post aqui: http://migre.me/90Dv (via @samegui) #outubrorosa

  7. […] Para ler mais sobre o assunto e conhecer outras blogueiras engajadas na divulgação do Outubro Rosa clique: @mjoffeeholick (que ajeitou o selo para 2009), @louvoreintercessao, @juliagil, @lidifaria, @danikoetz, @cintiacosta, @blogapaixonados, @fiodeariadne, @smiletic (com vários posts), @ladyrasta, @dasgurias, @claudiamidori, @cybelemeyer, @cobracomasa, @casarei, @selmarosa, @meninamisterios, @lume, @carlamorais, @jl, @denisearcoverde, @SentimentoEmLetras, @JesusOMaiorAmor, @AnaPaula, @simpleseoriginal, @mirelafenix, @redhairtattoo, @avessodoavesso, @fufuquices, @modasemfrescura, @melhoramiga, @mr_biglia, @maxreinert, @juvilela, @fabineves, @juliareis, @prichufi, @sacolaodestilo, @tarsoaraujo,@objetosdedesejo, @andrealino, @moniquebecker, @conversadeliquidificador, @renatanogueira, @rosana, @anamagal, @daluzinha, @cristianesilva, @smiletic, @fransayuri (no Flickr), @drimorango, @fashionyuppies, @melangedetout, @virgememcancer, @beatrizcassia, @pompeumacario, @saladeespera, @charo, @gabibianco, @elfinha, @samegui […]

  8. Adorei, amei, tudo de bom. Parabens pelo post e por ter colocado o Mundo Afora no post. se cada um fizer sua parte ou ajudar alguém vamos tornando esse mundo cada dia melhor. =D

  9. Sam… fiquei muito supreso com essa descoberta, não sabia que homens podem ter câncer de mama… nossa… vou postar o auto exame no meu blog e incentivar os pais, avós e amigos mais velhos que tenho… fiz até o auto exame em mim… e queria muito participar do outubro rosa o ano que vem, se puder me avisar…

    Beijos amore… e vivendo e aprendendo neh!

    Abraços

    Fabio Allves
    http://allaboutt.wordpress.com

  10. Olá Sam,

    Belo e importantíssimo movimento de conscientização! Se se cada um fizer uma pequena parte neste processo, este movimento poderá orientar muitos homens e mulheres.

    Dentro deste contexto, tomei a liberdade de copiar o código do selo da blogagem coletiva que você forneceu, pois o Projeto Instigar também está engajado e se propõem a realizar um evento para pensar e discutir sobre questões emocionais relacionadas ao câncer.

    O grupo é um espaço dinâmico para escutar, falar, identificar, se defrontar, questionar, pensar, discutir e elaborar sobre as questões emocionais relacionadas ao câncer. O evento contará com a participação de Irene Yovanos, que enfrentou o câncer de mama quando tinha 35 anos de idade, e que estará relatando neste evento como foi a sua experiência pessoal e vitória no seu processo de enfrentamento e recuperação sobre a doença. As atividades deste grupo operativo serão coordenadas pela psicanalista Débora Andrade (Sim, eu mesma… esta que voz escreve…)
    Todos são bem vindos, porém as vagas são limitadas!

    Data: Terça, 27/Outubro às 20:00 hs
    Local: Projeto Instigar – Rua Arandu 205 sala 1008 – Brooklin Novo, São Paulo.
    Investimento: 1 kilo de alimento não perecível
    Vagas limitadas – Inscrições pelo telefone 11-5506-6916.

    Maiores informações em:
    http://projetoinstigar.wordpress.com

  11. […] @louvoreintercessao, @juliagil, @lidifaria, @danikoetz, @cintiacosta, @blogapaixonados, @fiodeariadne, @smiletic (com vários posts), @ladyrasta, @dasgurias, @claudiamidori, @cybelemeyer, @cobracomasa, @casarei, @selmarosa, @meninamisterios, @lume, @carlamorais, @jl, @denisearcoverde, @SentimentoEmLetras, @JesusOMaiorAmor, @AnaPaula, @simpleseoriginal, @mirelafenix, @redhairtattoo, @avessodoavesso, @fufuquices, @modasemfrescura, @melhoramiga, @mr_biglia, @maxreinert, @juvilela, @fabineves, @juliareis, @prichufi, @sacolaodestilo, @tarsoaraujo,@objetosdedesejo, @andrealino, @moniquebecker, @conversadeliquidificador, @renatanogueira, @rosana, @anamagal, @daluzinha, @cristianesilva, @smiletic, @fransayuri (no Flickr), @drimorango, @fashionyuppies, @melangedetout, @virgememcancer, @beatrizcassia, @pompeumacario, @saladeespera, @charo, @gabibianco, @elfinha, @samegui […]

  12. RT: @femmelab Você sabia que homens também podem ter câncer de mama? Leiam ótimo post aqui: http://migre.me/90Dv (via @samegui) #outubrorosa

  13. […] este não é o motivo principal para a iniciativa: o câncer de mama afeta os homens também, tanto literalmente quanto […]

  14. #Câncer de mama também acomete os homens #saúde #outubrorosa http://ow.ly/wMsE

  15. #Câncer de mama também acomete os homens #saúde #outubrorosa http://ow.ly/wMtg

  16. #Câncer de mama também acomete os homens #saúde #outubrorosa http://ow.ly/wMtf

  17. #Câncer de mama também acomete os homens #saúde #outubrorosa http://ow.ly/wMti

  18. Câncer de mama também acomete os homens #outubrorosa | A Vida Como A Vida Quer: Como aconteceu em 2008, alguns dos blogs.. http://ow.ly/wMti

  19. [FRiEND] #Câncer de mama também acomete os homens #saúde #outubrorosa http://ow.ly/wMti http://bit.ly/W8nAK

  20. [FRiEND] #Câncer de mama também acomete os homens saúde outubrorosa http://ow.ly/wMti http://bit.ly/1EDhgA

  21. You: Câncer de mama também acomete os homens #outubrorosa | A Vida Como A Vida Quer http://ow.ly/wMti

  22. […] era colocar alguns dos seus assessores para pesquisar sobre o assunto. Quem sabe ele achasse esse post da Samanta sobre o assunto e percebesse que “qualquer homem tem a possibilidade de ter câncer de […]

  23. […] Câncer de mama também acomete os homens #outubrorosa […]

  24. Não só os homens, como também é atingido o câncer de mama em mulheres jovens , saiba mais sobre esse assunto que nos deixam muito preocupadas.

  25. […] Câncer de mama também acomete os homens #outubrorosa […]

  26. […] Câncer de mama também acomete os homens #outubrorosa […]

  27. […] Câncer de mama também acomete os homens #outubrorosa […]

  28. […] Câncer de mama também acomete os homens #outubrorosa […]

Comments are closed.

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline
Estatísticas