bem estar / blogosfera

mulher-cociente-cancêr-de-mama

Como aconteceu em 2008, alguns dos blogs envolvidos com o movimento Outubro Rosa – Mulher Consciente na Luta contra o câncer de mama se comprometeram em fazer posts toda terça-feira. Cá estou eu para cumprir – com satisfação, diga-se de passagem – esta “obrigação”. Mas desta vez, ao invés de falar com as mulheres, vou falar com os homens, até mesmo para lembrar aos editores de blogs que eles podem participar da blogagem coletiva, que não é “girls only” e que o câncer de mama pode acometer sua mãe, sua irmã, sua namorada/esposa e até mesmo você.

Sim, os homens também podem desenvolver o tumor de mama. São casos menos frequentes (equivalente a 1% dos casos de malignidade dos tumores), mas tem aumentado anualmente. Como no caso das mulheres, a possibilidade de cura está diretamente relacionada ao diagnóstico precoce. Segundo li,

“Quanto antes for diagnosticado, melhor o prognóstico. Pois, como na mulher, os índices de cura para o diagnóstico precoce são de cerca de 80% a 90%, enquanto que, se descoberto tardiamente, este índice cai brutalmente, atingindo apenas 10% a 20% dos casos”, revela o cirurgião oncológico do Hospital e Maternidade São Luiz (São Paulo), Renato Santos.

cancer de mama em homem auto exame


Tem muito preconceito em torno deste tema. Hoje ao tuitar sobre o #outubrorosa uma pessoa me perguntou se poderia participar também e me chamou atenção porque antes de mais nada o moço me falou: eu sou heterossexual, mas quero ajudar! Creio que o comentário veio do fato de que, além das  mulheres, apenas alguns miliantes da causa GLBTT postaram sobre o tema neste ano – @mr_biglia e @maxreinert. Esta situação faz a gente pensar e serviu de estímulo para eu tomar este tema como um dos primeiros a debater nesta blogagem coletiva.

Mas, afinal, qual o perfil do homem que trata câncer de mama? No geral é um homem de idade mais avançada, na faixa etária de 50 a 60 anos. Segundo dados de 2002 do Instituto Nacional do Câncer são 250 casos novos em todo Brasil por ano.

Se houve época, antes das campanhas para a mulher fazer o auto exame, em que as mulheres também não se cuidavam, hoje deveríamos incluir os homens como alvos das nossas campanhas. Primeiro para eles se examinarem, segundo porque eles podem ajudar as mulheres a descobrirem nódulos em si mesmas – admito que meu marido toma este cuidado por mim há anos, com mais dedicação do que eu. E se você não sabe direito como fazer o auto exame, a imagem abaixo (feminina, eu sei) ensina direitinho. Achei num dos posts da campanha na semana passada, escrito por @fabineves.

auto exame cancer de mama outubrorosa

E não tem idade para começar a se cuidar: a @juvilela fez um relato emocionante contando de um nódulo que tirou aos 13 anos! E muito mais gente soltou a voz e está nos ajudando a divulgar a importância da mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos e do diagnóstico precoce, ressaltando que o exame mamográfico é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em até 95% dos casos.

selo da blogagem coletiva outubro rosaSão vários posts de engajados nesta causa: @mjoffeeholick (que ajeitou o selo para nós), @louvoreintercessao, @juliagil, @lidifaria, @danikoetz, @cintiacosta, @blogapaixonados, @fiodeariadne, @smiletic (com vários posts),  @ladyrasta, @dasgurias, @claudiamidori,  @cybelemeyer, @cobracomasa, @bazarpop, @casarei, @selmarosa, @meninamisterios, @lume, @carlamorais, @jl,  @denisearcoverde, @SentimentoEmLetras, @JesusOMaiorAmor, @AnaPaula (uma das vitoriosas),   @simpleseoriginal, @mirelafenix,  @redhairtattoo, @avessodoavesso, @fufuquices,  @modasemfrescura, @melhoramiga, @mr_biglia, @maxreinert, @juvilela, @fabineves, @juliareis, @prichufi, @sacolaodestilo,  @tarsoaraujo,@objetosdedesejo (que foi na festa, mas não nos vimos),  @andrealino, @moniquebecker, @conversadeliquidificador, @renatanogueira, @rosana, @anamagal, @daluzinha, @cristianesilva (uma das vitoriosas), @smiletic, @fransayuri (no Flickr), @drimorango, @fashionyuppies, @melangedetout, @virgememcancer, @beatrizcassia,   @pompeumacario, @saladeespera, @charo (a nossa vitoriosa), @gabibianco, @fabioallves, @verisperpa,

Você está entre os que postaram e não linkou o post da blogagem? Os posts que fazem parte da campanha concorrem a exemplares autografados do livro Força na Peruca, de Mirela Janotti, uma delícia de livro de uma pessoa alto astral que é uma vitoriosa do câncer.

🙂

E aí, leitores e leitoras, vamos nos cuidar independente da idade, do sexo e do momento de nossas vidas?

P.S. Você está participando e quer colocar este selo das blogueiras no seu blog, orkut, etc? É só copiar o código abaixo.


[update] O Dr. Décio Roveda, radiologista e responsável pelo setor de procedimentos em mama do FEMME Laboratório da Mulher, e um especialista em diagnósticos de câncer de mama, leu meu post e me explicou mais três coisas num e-mail:

1 – O auto exame de mama nos homens tem maior importância do que nas mulheres, pois já que a mama é muito pequena, há mais facilidade de identificação de lesões em estágio inicial.
2 – A “descarga capilar sanguinolenta” (acho que aqui você pode dizer a “saída de secreção com sangue do mamilo”) é um importante sinal de alerta para a doença em ambos os sexos.
3 – Esta é a mais importante: As mulheres descendentes de homens afetados por câncer de mama têm risco significativamente aumentado de desenvolver a doença e devem, portanto, ser encaradas no rastreamento como mulheres de alto risco.

[/update] [update 2010]

Textos relacionados:

[Se você procura a Blogagem Coletiva do Outubro Rosa 2009, veja o post Força na Peruca neste Outubro Rosa. Se quer saber como este movimento chegou às mídias sociais, clique aqui] [/update]
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas