Calor e o cuidado com os pets

photo-1450778869180-41d0601e046e

Com aumento da temperaturas, aumenta nossa preocupação com o bem-estar dos animais domésticos. Será que é necessário tosar o animal? Qual maneira para que eles se adaptem a calor a a umidade?

Suor

Cachorros

patas-cachorro-03Os cães suam de forma diferente do que os humanos, as células que estão encarregadas de expelir o suor do cão e de lhe ajudar a reduzir a temperatura corporal não estão distribuídas por todo o corpo do animal. Embora em pouca quantidade, estas células se localizam nas almofadinhas das patas.
A capa de gordura contida nas almofadas das patas permitirá aos cães amortecerem os impactos e a pressão normal das pegadas. Além disso, funcionam como um isolante das temperaturas extremas do chão.
Também, as almofadinhas do cão são seu mecanismo de sudorese, o que explica o porquê de quando o animal sente calor, é normal que ele deixe um rastro molhado no piso ou em outras superfícies lisas onde ele pisa. É sua maneira de transpirar.

Como estão em pouca quantidade as almofadinhas não são suficientes para eliminar o calor que o cão desprende. Para complementar, eles utilizam a evaporação do calor através da respiração. Por isso tiram a língua, ofegam e respiram mais depressa. Os cães começarem a ofegar quando têm calor, estão ansiosos, muito nervosos, etc. é a forma deles de se refrescarem e de respirar.

Gatos

cat3Os gatos podem suar, mas não por toda a pele, como nós. As glândulas sudoríparas encontram-se entre as almofadas das patas, no canto do queixo, nos lábios e no anús. Quando a temperatura aumenta, o gato fica mais sensível. Quando faz muito calor, o gato distribui saliva pelo pelo, que garante um efeito refrescante.

Parasitas

Durante o verão também é mais comum a proliferação de pulgas e infestação por carrapatos. Se você aplica mensalmente produtos para controlar os ectoparasitas, é importante observar se existe na pele do animal se existe ou não a presença de parasitas, possíveis lesões por picadas, áreas avermelhadas pelo corpo ou mesmo hematomas. Caso haja a presença, é recomendável procurar um veterinário para indicar qual melhor produto para prevenção de parasitas e reduzir a quantidade de banhos, pois podem diminuir o efeito da medicação.

Câncer de Pele

Animais com a pele muito claro, ou rosada, se expostos ao Sol, podem desenvolver sarcoma, o que ocorre geralmente em locais sem pelos, mesmo em animais não totalmente brancos deve-se redobrar a atenção em partes despigmentadas como a ponta de nariz, orelhas, o entorno dos olhos e abdômen.

Alterne o horário do passeio para o começo da manhã e final da tarde, mas se a exposição for inevitável aplique filtro solar nessas áreas.

Hipertermia

Causada pelo aumento extremo da temperatura corporal do animal, a hipertermia pode, além de causar muito desconforto, chegar a levar o animal à morte, em alguns casos mais graves.

Além da temperatura corporal elevada – que pode ser detectada facilmente – há uma série de outros sintomas que resultam na hipertermia em cães. Portanto, fique atento nestes sinais:

  • Respiração difícil e ofegante
  • Salivação em abundância e de textura grossa
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Língua azul
  • Tontura e confusão mental
  • Andar cambaleante
  • Olhar vidrado
  • Fraqueza
  • Tremedeira e convulsões

Nunca submeta os animais em situações de intenso calor ambiental como banho e tosa, passear em horários muito quentes, deixar dentro de carros parados ou em viagem longas. Para essa época do ano os animais devem ficar em ambiente agradável e sombreado, com água fresca disponível.

 

Fontes

Site Cachorrogato: Aqui 

Scientific American Brasil: Aqui

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.

Christina Santos

Christina Santos, química, com especialidade em pesquisa e desenvolvimento de cosméticos, adora gatos e pipoca e tem grande interesse em meio ambiente, e sustentabilidade corporativa.