bem estar / destaque

Estava fazendo a mala de viagem na semana passada e lembrei de pegar meu cálcio. Como minha mãe e meu pai estavam me visitando, brinquei e ri de mim mesma, falando que estou ficando velha, preciso levar meus remédios preventivos para todo lado!

Mas a verdade é que, no meu caso, repor cálcio é uma necessidade de quem amamenta e tem intolerância à lactose. Quem já ouviu aquela história de cálcio é importante na formação dos ossos deve imaginar que uma lactante precisa de muito, mas a importância do mineral vai além.

Veja algumas curiosidades sobre a importância do cálcio para saúde: 

– O cálcio não fica apenas no osso. Além de ser fundamental para combater os efeitos do envelhecimento e prevenir a osteoporose, é também um nutriente vital e desempenha diversos papéis no organismo, como atuar nas contrações musculares (incluindo os batimentos cardíacos), na transmissão de impulsos nervosos e na constituição dos ossos.

– O leite não é o único alimento rico em cálcio. O leite e seus derivados são as principais fontes de cálcio para o organismo, mas vegetais – em especial os de folhas escuras – também fornecem o mineral.

– Diversos fatores prejudicam a absorção do cálcio. Entre eles, estão cafeína, fumo/nicotina, dieta não balanceada e problemas na tireoide.

– Fatores externos auxiliam na absorção de cálcio. Entre eles estão o sol, que estimula a ativação da vitamina D, e os exercícios físicos.

E veja no gráfico abaixo (cortesia da Aché, que tem um suplemento legal, mas que infelizmente tem lactose na fórmula!) como o cálcio vira osso:

Infográfico

😉

Você pode gostar também de ler:
Antigamente uma família com alguma condição de incentivar os filhos no estudo detestaria a ideia
O cineasta Rafael Primot juntou um elenco incrível pra contar histórias de amor. Com Maria Luisa
Desde que fiz meu primeiro detox digital, num verão há alguns anos, eu tenho descoberto
Como envolver os estudantes nas decisões da escola e promover uma cultura de participação?  Nesta
Como lembrou Francisco Russo no Anime Pop, “o bom anime japonês tem por tradição lidar
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas