cultura web
Caf? com Blog - Finanas por revistabites.
Foto da nossa mesa no evento, na companhia de @rcobra e @cabianca.

Hoje estive no Café.com Blog Finanças, a última edição do ano do evento que ao longo deste ano procurou aproximar quem faz mídia social dos empresários interessados em investir – ou apenas em conhecer este novo espaço.

2008 foi um ano de grandes mudanças na blogosfera e acredito que estas mudanças estiveram espelhadas nas edições do encontro que Manoel Fernandes, publisher da Bites, promoveu. Estive só nas duas últimas edições, mas conto quase como três porque participei do Conexão Bites, um evento semelhante que contava com palestrantes de renome internacional.  

(Vou confessar uma coisa aqui: não ia antes porque, sinceramente, achava que o evento era para os convidados do Manoel. De certa forma é, mas hoje sei que é possível se inscrever via blog ou facebook e que os convites são para garantir a presença de quem – digamos – não poderia faltar. Se você pensava assim, faça como eu, arrisque-se a ir num próximo encontro!)

 A questão hoje era pensar conjuntamente como como a mídia social pode impactar o mercado de relações com investidores e foi tratada por Rodrigo de Macedo Alves, Head of Operations da MZ Consult, uma das maiores empresas de RI da América Latina, e Ricardo Pereira, editor do Dinheirama, um dos blogs de finanças mais relevantes do País.

Foi interessante um tema tão próximo ao universo do Gui neste que foi o primeiro contato efetivo dele no mundo blogosférico onde me encontro profissionalmente. Meu marido já tinha passado no Blogcamp e participou de inúmeras discussões de mesa de bar com amigos blogueiros, mas insistia que não era do meio e via nossos movimentos de fora. Agora ele começa a fazer parte e fiquei contente. Como ele, várias pessoas que antes viam a mídia social com desconfiança, indiferença ou simplesmente não a notavam começam a procurar um lugar neste novo espaço de atuação profissional.

Mas como empresa é importante ter em mente que “antes de se aventurar nas mídais sociais é preciso ter uma identidade digital e antes de buscar audiência é preciso ter relevância de conteudo e imagem”, como afirmou hoje um dos jornalistas especializados em economia que participaram do bate-papo. Outra questão que me chamou atenção foi notar, do ponto de vista corporativo, uma preocupação com a universalidade da informação (quer dizer, um alto executivo e um calouro de faculdade podem se arriscar a falar sobre o mesmo tema e se considerarem igualmente aptos para opiniar), considerando esta característica da blogosfera um risco que as empresas consideram ao se inserir nas mídias sociais. Será que há tanta maturidade na opção das empresas por uma janela nas mídias sociais?

É o que vamos descobrir em 2009. 🙂

P.S. Não resisto, preciso postar estas duas fotos:

Caf? com Blog - Finanas por revistabites.Caf? com Blog - Finanas por revistabites.
Eu e meu amor pela primeira vez juntos num evento de mídias sociais.
Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas