Brincadeiras da Batian #SemanaMundialdoBrincar

20130526-125028.jpg

Tudo começou com uma foto de “naninhas matrioscas” que a revista Pais&Filhos postou no instagram.

Gosto deste formato “João Bobo”. O nosso João Sorrisão (o do Globo Esporte, presente da @redeglobo) fica no nosso escritório na Otagai e dá gosto de ver como as crianças pequenas curtem. Já imaginei aqui umas bonequinhas Kokeshis neste formato e com guizos escondidos na parte debaixo!

Das matrioscas comecei um papo com a comadre que tem uma loja virtual de artesanato (e fez as lembrancinhas com tecido de Kokeshis do nascimento da Manu) e relembrei dos brinquedos da minha infância.

20130526-141354.jpg

Minha Batian (Vó japonesa) fazia brinquedos de pano para nós e tenho lembranças maravilhosas das brincadeiras! Ficávamos horas brincando com as “Cinco Marias“, quadradinhos de algodão recheados de arroz cru, jogando-as para o alto e pegando, sempre cantarolando e rindo da gente e com a gente.

Por ser oriental, a “Bá”, com quase 80 anos (ela teve meu pai com 40, como eu com Manu) era pequenina e ágil, sentava-se com desenvoltura no chão com a gente e tinha agilidade para ensinar as brincadeiras da sua época, que incluam uma amarelinha desenhada com círculos (e não quadrados, como é comum no Brasil) que tinha os números escritos em hiragana. Esta brincadeira me ensinou a ler primeiro hiragana do que português e foi com esta escrita silábica japonesa que me virei no supermercado logo que mudamos pro Japão, duas décadas depois.

É, estes ensinamentos que ganhamos de forma lúdica, informal, sem cobranças, são os melhores e os que ficam para sempre.

Tomara que Manu curta tudo isso também!

20130526-131207.jpg

As Cinco Marias da imagem acima são do blog Oficina de Achados, uma graça de projeto dedicado às crianças que faz sorrir muitos adultos com os jogos da nossa infância e uma apresentação mais colorida. Legal é que o conceito do blog é ” Incentivar e facilitar a sua arrumação” por isso cada jogo vem acompanhado de um saco de tecido e são 100% artesanais. As tintas e vernizes utilizados são á base de água (não tóxico).

E para marcar este ultimo dia da Semana Mundial do Brincar, que tal fazer um jogo de Cinco Marias por aí?

Com retângulos de tecido, agulha, linha, tesoura e grãos de arroz (pode ser também outro cereal ou até areia) é fácil fazer um kit.

20130526-125948.jpg

Recorte cinco retângulos de tecido, se possível de cores diferentes. Cada retângulo deve ter, mais ou menos, 3 centímetros de largura por 4 centímetros de altura. Dobre um dos retângulos no meio e costure as laterais, deixando uma entrada aberta. Pela abertura, preencha o saquinho com areia, arroz, feijão ou outro tipo de semente ou grão. Ele não deve ficar muito cheio. Costure a abertura. Repita a operação com os outros saquinhos.

Pode ser jogado no chão, em uma mesa ou em outra superfície plana, como uma cama, sozinho ou com uma turma. Veja neste link vários jeitos para jogar e tenham horas de diversão.

20130526-140329.jpg

Leia também o post sobre esta semana especial: Cultura é o que modifica o jeito de olhar e ouvir #SemanaMundialdoBrincar

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook