destaque / educação / empreendedorismo

app-para-estudos-brainly

Você alguma vez, quando estava estudando, teve que entender alguma matéria ou teve uma dúvida de última hora e pesquisou pela sua dúvida na internet, entrando em algum fórum que explicava alguma coisa parecida com o que você procura? Ou já teve vontade de escrever o enunciado de um exercício, palavra por palavra, pra ver se alguém mais teve uma dúvida naquele exercício e queria saber a resposta também? Eu não sei vocês, mas eu, como bom nerd, já fiz muito isso.

Ano passado, eu fiz o ENEM pela primeira vez, e mesmo sabendo que era só treino, me empenhei um pouco pra dar uma relembrada naquelas matérias que eu não lembrava mais. Vi um monte de coisa em várias plataformas: páginas, PDFs, vídeo aulas, e os benditos fóruns – aqueles sites em que você posta uma pergunta, como um exercício que você tem dúvida, e as pessoas respondem como se faz o exercício, por exemplo. E no meio disso tudo, eu recebi uma indicação de um App de estudos que deu muito certo comigo: O Brainly.

Pra quem não conhece, o Brainly é um aplicativo que funciona como um desses fóruns, mas com uma diferença: além de ter um foco muito mais exclusivo do que os fóruns têm geralmente, ele tem ferramentas muito práticas para ajudar você a resolver as suas dúvidas.

A primeira delas é que você pode dar upload de uma foto da sua apostila ou livro, poupando escrever aquele problema de física gigante de dez linhas, e evitar o famoso “como eu escrevo delta no teclado?”.

Além disso, a interface é muito prática, já que você separa as matérias da escola por categorias.

Também é muito fácil fazer sua pergunta e deixar ela exposta para que os outros te ajudem, e não é preciso se cadastrar para fazer a pergunta.

Depois de cadastrado, você pode marcar as dúvidas que te interessam, para que quando sejam respondidas, você também tenha a resposta.

brainly1

Porém, o que faz o Brainly único é o sistema que ele cria para incentivar as perguntas e as respostas. Não existe uma equipe de pessoas que responde às suas dúvidas, e sim um grupo gigante de pessoas que se ajudam e pedem ajuda umas às outras.

O Brainly é um gigantesco sistema autossuficiente. 

E como isso funciona?

Para você continuar tirando as suas dúvidas, você precisa de pontos, que são adquiridos ao responder as dúvidas de alguém. Quando você ajuda alguém, os outros também te ajudam, e assim o ciclo continua. E surpreendentemente, isso gera uma alta velocidade de respostas ( segundo o site, 80% das dúvidas são respondidas em 10 minutos). Assim, as pessoas são focadas no que importa, fazendo jus ao slogan do app – questione tudo, responda a tudo.

Eu tive a oportunidade de conversar com o pessoal que cuida do Brainly na América Latina (o app original é polonês, mas tem suas redes e servidores em diversos países do mundo), e eles confirmaram que o aplicativo é uma grande comunidade autônoma com um mínimo de cuidado dos moderadores e afins. Quase tudo que é feito dentro do Brainly é gerado e mantido pelos usuários, gerando uma verdadeira sensação de anarquia digital, que realmente funciona. A equipe cuida de coisas mínimas, como segurança dentro do aplicativo.

O ano acabou de começar, já saímos um pouco da correria de provas, vestibular, ENEM, mas logo logo começa, e quem sabe a comunidade não possa te dar uma mãozinha dessa vez?

Aqui tem uns vídeos sobre o app:


Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas