bem estar / destaque
imagem: Allergan

imagem: Allergan

Você sabia que Botox® é o nome comercial usada pela Allergan para toxina botulínica? Embora já existam outros fabricantes no mercado, Botox® é o nome mais conhecido e usado pelo mundo todo.

Nós, a convite da Allergan participamos de um hangout com a top dermatologista  Dra. Shirlei Borelli, que respondeu uma série de perguntas a respeito do preenchimento facial á base de ácido hialurônico e toxina botulínica, além disso nos foi apresentado o resultado realizado de uma pesquisa mapeando qual é o comportamento das mulheres de diversos locais do mundo, em relação a utilização de preenchimentos faciais.

Nessa pesquisa responderam cerca de 8.000 mulheres com a faixas etárias que variaram entre 18 – 50 anos, em 16 países: Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Itália, Japão, México, Holanda, Coreia do Sul, Espanha, Tailândia, Turquia, Reino Unido e os EUA. Allergan encomendou a pesquisa para informar e moldar o seu marketing e programas de educação, além de inspirar o desenvolvimento de produtos para atender às crescentes necessidades de beleza de mulheres em todo o mundo.

A pesquisa percebeu que entre os países a beleza feminina é encarada de forma diferente: Na Europa as mulheres aceitam o envelhecimento de forma mais sutil e natural, enquanto que na Asia  as mulheres desejam uma transformação mais evidente, enquanto nas mulheres do Oriente Médio buscam melhorar o olhar, o ponto interessante nesta pesquisa é que as mulheres do mundo todo estão buscando melhorar a sua aparência com o passar do tempo.

Como a mulher brasileira respondeu

De acordo com a pesquisa, 85% das mulheres brasileiras buscam melhorar a aparência para o bem estar próprio, 40% para agradar os parceiros e 19% para agradar a família e os amigos. Devido a grande exposição a radiação solar, a maioria se interessa em corrigir manchas causadas pela idade e pelo Sol. Em todo o mundo 65% das entrevistas afirmaram que estão mais receptivas a realizar um tratamento facial do que a 5 anos atrás. Brasil, México e Turquia são os países que mais aceitam e que consideram a possibilidade de uso.

Bom humor o segredo da beleza brasileira

imagem: Pixabay

imagem: Pixabay

Entre os 16 países consultados, somente o Brasil indicou que o bom humor como significado de beleza interior, os outros países mencionaram: otimismo, confiança, gentileza, amabilidade, auto confiança e inteligência.

A área do rosto que a maioria das mulheres tem interesse em realizar um procedimento de preenchimento é ao redor dos olhos, com 66% especificamente preocupadas com bolsas e olheiras sob os olhos.

 

Botox® sem preconceito

imagem: Allergan

imagem: Allergan

 

A pesquisa indicou que 21% das entrevistadas ainda acreditam que o Botox® resulta numa aparência congelada, sem expressão, entretando a Dra Shirlei Borelli afirma que para que isso não ocorra é fundamental ser realizado por um médico especializado: “Se for aplicada por um médico experiente, a aplicação do produto não causará aparência artificial ou paralisada, o médico determinará a dosagem e a técnica específica para cada necessidade para manter as expressões faciais de antes do procedimento e atenuar as rugas, sem prejudicar a expressividade.”

 

Como funciona?

O Botox® reduz a atividade dos músculos causadores das rugas. É aplicado no músculo responsável pela formação da linha ou ruga de expressão, causando seu relaxamento temporário e conferindo ao rosto uma aparência mais leve, e rejuvenescida. O efeito de suavização começa a partir do quarto dia após o tratamento e seu efeito dura de 4 a 6 meses. Após esse período, a atividade do músculo retorna gradativamente, sendo necessário uma nova aplicação.

Não há contra-indicações na utilização da toxina botulínica, antigamente se acreditava que com o uso o paciente poderia desenvolver resistência ou dependência a essa medicação, mito derrubado pela Dra Shirley Borelli: “Isso não ocorre. Homens e mulheres se beneficiam igualmente da técnica.”

Se aplica Botox® na boca?

Quando há aumento do volume dos lábios, erroneamente usamos a expressão “Colocou botox na boca”, na verdade o  Botox pode ser aplicado ao redor dos lábios para atenuação das rugas superficiais, para dar volume aos lábios são utilizados preenchedores faciais, o indicado é um preenchedor á base de ácido hialurônico, o Juvéderm®.

Diferença entre toxina botulínica e preenchedores faciais:

imagem: Allergan

imagem: Allergan

Preenchedores á base de ácido hialurônico

O ácido hialurônico é uma substância que já existente em nosso corpo, que ajuda a reter água na pele, melhorando a hidratação e conferindo volume natural. Com o passar dos anos, no entanto, essa produção desse ácido diminui. Resultando na perda de volume facial, rugas e uma aparência cansada.

Juvéderm® é o preenchedor da Allergan, feito á base de ácido hialurônico, sua função é preencher a pele, suavizando rugas profundas e repondo o volume e contorno em áreas que sofrem com o envelhecimento, como as maçãs do rosto, ‘o bigode chinês’ e as ‘rugas parênteses’.

Em quais áreas o Juvéderm® pode ser aplicado?

As regiões mais comuns de aplicação são as olheiras, o bigode chinês, a linha de marionete (que compreende as marcas de expressão entre o nariz e a boca), a ponta do nariz e os lábios e as maçãs do rosto, a área do queixo, mandíbula e têmporas.

E o principal: Converse com seu médico

A partir de uma avaliação facial, o profissional médico conversará sobre suas necessidades de tratamento. Ele irá traçar um plano ideal para você e, assim, entender suas expectativas e receios, para que os resultados sejam naturais.

 


Estatísticas