destaque / educação / empreendedorismo / roteiros

Provavelmente eu sou a pessoa que mais estimula as pessoas ao meu redor a estudarem fora. Tento muito amigos e até parentes que migraram em definito, como meus avós um dia fizeram vindo para o Brasil, e hoje moram no Japão e no Canadá, alguns na Suiça ou até na Noruega!

Nem todo mundo tem esse desprendimento de mudar de vida em definitivo.

Mas ir por um tempo para estudar, isso pode ser bom!

Então trago sempre para cá ideias de estudo!







Hoje falo do ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program).

Lançado em abril de 2009, o programa  é promovido pelo Governo do Canadá e oferece bolsas de estudos para estudantes de graduação, mestrado e doutorado.

O Embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone, reforçou, em ebttevusta, que o intercâmbio é muito mais que uma experiência acadêmica.

“Todos os brasileiros que participaram do ELAP são verdadeiros embaixadores do Canadá no Brasil. São eles que criarão os elos importantes e duradouros para unir as duas nações e formar a base para uma ampla cooperação.”

Entre 2009 e 2015 o ELAP concedeu 768 bolsas e em 2016, selecionou 159 brasileiros.


Neste ano, a prioridade é contemplar bolsistas que tenham como tema de estudo disciplinas que promovam a boa governança, prosperidade, paz, segurança e o desenvolvimento econômico.







Requisitos dos estudantes de graduação:

  • Estudantes interessados em concorrer a uma das bolsas da edição 2017-2018, devem estar matriculados regularmente em uma instituição de ensino superior no Brasil.
  • Bolsistas selecionados devem manter o vínculo com a universidade de origem durante sua permanência no Canadá.
  • Para concorrer às bolsas de graduação, é necessário que haja um acordo de cooperação prévio entre a instituição de ensino brasileira e a canadense.

Requisitos para pós-graduação:

  • Para a pós-graduação, não havendo um intercâmbio formal entre as instituições, podem ser consideradas candidaturas que envolvam uma nova ou já existente colaboração entre professores das instituições canadenses e brasileiras.

Saiba mais:

  • Para saber mais sobre o programa de bolsas ELAP procure ajuda na Coordenadoria de Assuntos Internacionais de sua universidade.
  • A inscrição no programa é realizada pela instituição canadense e não pelo aluno diretamente.
  • Mas você deve providenciar os documentos listados na página do ELAP, que detalha o processo de candidatura.

Calendário 2017:

  • Interessados têm até o dia 25 de abril para se inscrever.
  • Alunos selecionados poderão iniciar seus estudos no Canadá entre 1º de junho de 2017 e 1º de fevereiro de 2018.







Bolsas de estudo e custeios:

  • O valor da bolsa para estudantes de graduação é de $ 7.200 dólares canadenses – por um período mínimo de quatro meses, e $ 9.700 dólares canadenses para mestrado ou doutorado – por um período de cinco a seis meses de estudo ou pesquisa.
  • Os valores são administrados pelas instituições canadenses anfitriãs e compreendem transporte aéreo, visto, seguro-saúde, livros e equipamentos (exceto computadores), moradia e subsistência.

Uma relação dos programas acadêmicos oferecidos pelas instituições canadenses pode ser consultada nas páginas Universities Canada e Colleges and Institutes Canada.

Para ter mais detalhes sobre o programa e conhecer as experiências de quem já participou, não visite a página Rede Alumni Canada Brasil. Faça o download do guia The Ultimate ELAP Guide, preparado por ex-bolsistas, onde você encontrará dicas úteis e respostas para muitas de suas perguntas.

Mais informações estão disponíveis no site do programascholarships-bourses.gc.ca.





Sobre o ELAP

O programa ELAP compreende as diversas áreas de conhecimentos e disciplinas como ciências sociais e humanas, direito, educação, música, ciências da vida, ciências aplicadas, engenharias e tecnologias da informação e comunicação, entre outras. Além de consolidar as relações entre instituições de ensino brasileiras e canadenses, o ELAP visa favorecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas Américas. Muitos dos participantes do ELAP, ao concluírem seus estudos no Brasil, retornaram ao Canadá para dar seguimento a um mestrado ou doutorado.

The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas