destaque / empreendedorismo

jornalismo-na-alemanha-estagio

Já pensou em trabalhar fora e aprimorar sua carreira trabalhando num veículo de comunicação na Europa?

Essa é a oportunidade que o IJP (Internationale Journalisten-Programme, Programas Internacionais para Jornalistas) oferece. Fundado em 1981 por jornalistas alemães, o programa apoia jornalistas jovens e talentosos, assim como promover o intercâmbio de ideias entre a Alemanha e outros países, oferecendo bolsa de intercâmbio entre a Alemanha e a América Latina desde 1997.

Trata-se de uma organização independente, sem fins lucrativos, com membros que trabalham de forma voluntária. Atualmente conta com mais de 2500 membros, que já se beneficiaram de seus diferentes programas.

A intenção do programa é promover as relações entre Alemanha e países da América Latina, dando a jovens jornalistas das duas regiões a oportunidade de conhecer de perto outro país e trabalhar como correspondente por dois meses.
O programa oferece aos bolsistas latino-americanos a experiência de trabalhar em um veículo de comunicação na Alemanha como redatores-visitantes. O principal objetivo, no entanto, é que os participantes trabalhem como correspondentes temporários para suas redações no Brasil.

Durante o estágio, os jornalistas poderão familiarizar-se com a realidade política e econômica da Alemanha, assim como conhecer a cultura e mentalidade de sua população. O trabalho diário numa redação oferece o contato com jornalistas alemães e a criação de laços profissionais e de amizade, depois mantido com uma rede de contatos entre os ex-bolsistas do IJP.

Bolsa de estudos para jornalistas

 

Quem pode se candidatar?

  • Jornalistas profissionais com idade entre 25 e 35 anos (estudantes não podem se candidatar)
  • Profissionais com bons conhecimentos da língua alemã (em casos excepcionais, fluência em inglês e espanhol podem ser suficientes)
  • Os candidatos têm que trabalhar no Brasil em tempo integral como jornalistas ou colaboradores em um veículo de comunicação (jornal, revista, televisão, rádio ou online)
  • Embora jornalistas trabalhando em agências de relações públicas ou no serviço público não podem se candidatar, profissionais de redações de empresas públicas de comunicação estão aptos para o programa

Como participar da seleção?

  • As candidaturas devem ser enviadas por e-mail ao setor de imprensa da Embaixada da Alemanha em Brasília ou ao Consulado da Alemanha mais próximo do local onde mora (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre ou Recife) até o dia 15 de setembro de 2017.
  • O material deve ser organizado em um arquivo único, que contenha todos os documentos necessários, em formato PDF.
  • Os contatos nesses órgãos podem mudar com o passar do tempo, por isso, solicita-se que antes do envio dos documentos o candidato confirme o endereço eletrônico e o contato do responsável local.
  • Caso o candidato chegue à fase final, ele deve comparecer a uma entrevista na Embaixada ou no Consulado mais próximo.

A candidatura deve incluir:

  • Currículo (de preferência em alemão) com endereço, telefone pessoal e profissional (com o prefixo do país) e e-mail. Espera-se que o candidato comprove, de alguma maneira, os conhecimentos de idioma exigidos;
  • Uma carta de motivação (máximo de duas páginas, de preferência em alemão). A carta deve conter três informações: o motivo pelo qual o candidato deseja participar do programa, o interesse pela Alemanha e o veículo em que deseja trabalhar durante a bolsa. Os jornalistas de televisão devem explicar também como pretendem produzir reportagens na Alemanha, já que o IJP não pode disponibilizar câmeras e o material audiovisual necessário;
  • Três cópias de textos publicados que dêem uma amostra de sua capacidade profissional. Se o candidato trabalhar em televisão ou rádio, é possível anexar endereços na internet onde os trabalhos podem ser encontrados;
  • Uma carta de recomendação do redator-chefe do veículo de comunicação em que trabalha (em português), contendo uma descrição da capacidade profissional do jornalista. A carta deve autorizar que o interessado participe do programa por dois meses.
  • Três ideias de pautas que o candidato gostaria de produzir durante a bolsa na Alemanha (máximo de 600 caracteres por pauta). Os assuntos não precisam ser necessariamente atuais;
  • Importante: As candidaturas incompletas serão automaticamente descartadas.

O resultado da comissão de seleção será anunciado aos candidatos selecionados até começo de novembro, e aos candidatos rejeitados até o começo de dezembro de 2017.

Curso on-line de inglês para jornalistas

 

Agenda:

  • O período de candidatura ao IJP começa em 1 de agosto e vai até 15 de setembro.
  • Quem passar para a segunda fase será convidado para uma entrevista presencial na Embaixada da Alemanha em Brasília ou no Consulado da Alemanha mais próximo do lugar onde mora.
  • Os aprovados para o programa serão anunciados no começo de novembro, e os dispensados serão avisados até o início de dezembro.
  • O início oficial da bolsa será no final de fevereiro com um seminário introdutório de alguns dias em Berlim, no qual também estarão presentes os bolsistas alemães.
  • Em seguida, os participantes latino-americanos começarão a trabalhar nas respectivas redações-anfitriãs na Alemanha por dois meses.
  • No final de março, o Instituto Goethe organizará uma viagem de uma semana por duas ou três cidades alemãs. A participação é obrigatória e deverá ser priorizada mesmo que o bolsista esteja empenhado em alguma pauta.
  • Como de costume, no último fim de semana de abril é realizada uma reunião de despedida para os participantes latino-americanos. O encontro também marca o início da bolsa para os jornalistas alemães, que estarão, a partir de 1 de maio, no país aos quais foram designados.

Valores:

  • A bolsa para os participantes latino-americanos consiste em uma quantia de 3.600 euros. Com esse dinheiro, o bolsista deve cobrir todos os seus gastos, incluindo viagem, acomodação e alimentação na Alemanha.
  • O IJP não se responsabiliza por gastos extras.
  • Os custos de hospedagem durante o seminário de introdução serão cobertos pela organização do programa.
  • O trabalho durante o estágio não será remunerado pelo veículo de comunicação alemão.

As respostas para as perguntas mais frequentes sobre o programa IJP para jornalistas alemães e latino-americanos podem ser encontradas aqui.

Boa sorte!

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas