bem estar

dicas para dormir bem no verão, gatinhos dormindo, wallpapers de gatos, imagens de gatos fotos, gatos com sono, gatos

Hoje refrescou em Sampa, mas no geral, como está difícil dormir neste verão. Fora quem tem (e gosta!) de ar condicionado, os pobres mortais sofrem…

Alguns pequenos detalhes podem ajudar muito a aliviar o calor e facilitar o sono, permitindo que a gente durma profundamente e evite a “moleza” e a falta de disposição do dia que segue uma noite cansativa. Parece bobagem? Pois saiba que não! A privação do sono pode provocar dores de cabeça agudas, queda no rendimento e até mesmo depressão.

Dicas para garantir um sono mais agradável:

– A refeição da noite precisa ser bem leve e corpo deve estar bem hidratado
– Evite açúcares e cafeína horas antes de dormir, eles afetam muito o metabolismo e a qualidade do sono
– Vá para a cama com roupas leves
– Prefira os lençóis de algodão e linho aos sintéticos  que esquentam mais e não absorvem tão bem o suor
– Não deixe o quarto totalmente fechado, procure deixar pelo menos uma brecha na janela para fazer o ar circular
– Ventilador pode permanecer ligado desde que não fique em cima do corpo (sim, aqueles de teto, apesar de tão práticos, não são recomendados)
– O ar-condicionado deve estar com o filtro limpo e precisa ficar numa temperatura agradável, em torno de 24 graus. Como ele resseca o ar, pode ser utilizado com um umidificador elétrico ou um balde de água para garantir a umidade do ambiente
– Prefira os travesseiros de látex, por serem mais frescos, superventilados e laváveis, além de possuir uma capa externa com zíper, o que garante que seja lavável

Dica valiosa: não brigue com sua transpiração, pelo menos não à noite, ao dormir. Os homens são homotérmicos, ou seja, mantém a temperatura interna do corpo em 36° C independente da temperatura do ambiente. No calor os vasos do corpo ficam mais dilatados (por isso ficamos mais vermelhos) e como o sangue passa mais sangue perto da pele, fica mais fácil a troca eliminar o calor do corpo equilíbrio. Transpirar é o principal mecanismo para o organismo perder calor, mas, vale observar também que o suor excessivo pode levar a desidratação e ser sintoma de infecções.

E aí, tem outras dicas? Compartilhe!

Leia também:

– Nana, Nenê: Como resolver o problema da insônia do seu filho

– Dormir pouco pode afetar a memória e o sistema imunológico

– Vida agitada, sono tranquilo, será possível conciliar os dois?

– Ter tempo é o grande luxo porque falta tempo para o básico: dormir!

– Crianças precisam dormir 9 horas por noite – veja aqui dicas para garantir esta rotina em seu lar

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas