entretenimento

“O Ulysses parece ter sido escrito ontem. Melhor ainda, semana que vem. Ele é mais fresco e, nesse sentido, atual que a imensa maioria da produção literária de hoje. E isso, veja-se bem, não apenas formalmente. Humanamente mesmo.”
Caetano Waldrigues Galindo, autor da mais recente tradução de Ulysses para o português, aqui.

Bloomsday 2006 em São Paulo - Reprodução de site

falei que, definitivamente, não consigo gostar de James Joyce (tentei ler por recomendação do Prof Cristovão Tezza na faculdade de jornalismo e foi uma das piores experiências literárias que já vivi), mas não deixo de achar incrível a veneração pelo Bloomsday. Para os fãs, 16 de junho é o dia em que transcorre a ação do romance mais famoso de Joyve, o Ulysses, cujo personagem central, Leopold Bloom, perambula por Dublin nesse dia, em 1904. A data é festejada com leituras, apresentações musicais e teatrais.

Se você quer se juntar ao grupo que comemora a data em diversas cidades do mundo, como Londres, Dublin e Nova York, uma opção é ir à Casa das Rosas. Desde 2005 a Casa das Rosas se juntou ao Finnegan´s Pub e promovem um Bloomsday paulistano, celebrando a obra do escritor irlandês e homenageando toda a cultura irlandesa. O evento é organizado pelo diretor da Casa Guilherme de Almeida Marcelo Tápia (ele também poeta, ensaísta, editor, tradutor) e pelo escritor e professor universitário Ivan de Campos e em 2010 o Bloomsday chega à sua 23ª edição, com programação envolvendo literatura, música e a cultura irlandesa como um todo, que desperta interesse em um público crescente que estará na av. Paulista, 37, São Paulo, nos dias 12 e 13/06 participando de palestras, mesas-redondas e apresentações musicais, além de exibição de filmes. Para as discussões foram convidados especialistas na obra joyciana, além de nomes como o do letrista Carlos Rennó, o compositor e cantor Antônio Pinto, músico e poeta Alberto Marsicano, o cantor e compositor Edvaldo Santana, o músico e compositor Cid Campos, o grupo de música irlandesa Irish Dreams, professores da USP, poetas e atores. Programação do Bloomsday na Casa das Rosas pode ser vista aqui.

Na data da comemoração internacional, 16/06, acontece a tradicional comemoração no Finnegan´s Pub, localizado no bairro de Pinheiros, com apresentações musicais e leituras que se iniciam às 19h30. Detalhes estão aqui.

Vale contar que o Bloomsday é o único feriado em todo o mundo dedicado a um livro, excetuando-se a Bíblia. Os aficcionados na obra tentam relembrar os acontecimentos vividos pelos personagens de Ulisses pelas dezenove ruas da cidade de Dublin, sendo que muitos viajam como peregrinos para a cidade e refazem a odisséia do personagem Leopold Bloom durante 16 horas do dia 16 de junho de 1904 – revivendo parte da obra, considerada um dos marcos da literatura contemporânea ocidental.

E se você ficou curioso pela obra, uma dica: há pouco saiu uma nova tradução para o português (e dizem que das boas!), obra do professor de lingüística da Universidade Federal do Paraná, Caetano Waldrigues Galindo (irmão de um colega de faculdade, Rogério Galindo, duas pessoas cujo trabalho admiro muito). Vale ler esta entrevista dele sobre a tradução, Joyce e muito mais do mundo literário. E, para os muito eruditos, a tese de mestrado de Maria Teresa Quirino intitulada Uma odisseia tradutória de Ulysses – Análise de traduções da obra de James Joyce.

Você pode gostar também de ler:
Qual o tamanho do mundo que você quer para seu filho? Esta é uma pergunta
Em feriados ou a gente viaja ou decide que vai resolver aquele cômodo da casa
Nesta semana, a cidade do Rio de Janeiro tem sido palco para os diversos debates
Quantas vezes você ouviu alguém dizer: se tiver um limão, faça uma limonada. Referindo-se à
"Global warming is threatening the long term existence of polluting courier planes, trains and automobiles,
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas