cidadania

Na terça-feira eu representei o povo brasileiro. For sure, não foi “figurativo”. E o mais legal é que aconteceu no “BlogDay”, 31/08 e eu estava lá como blogueira, com outros players de mídia social que, apesar de serem mídia sim (uma nova mídia, como um dia foram o cinema, o rádio, a TV), acima de tudo são a voz do cidadão, a chance de se fazer um jornalismo (de indexação, mas jornalismo) cidadão.

Passei o dia no Senado Federal – fui com Socorro Macedo, Murilo Lima, Juliana Vilela, Estevão Rizzo – para conhecer a campanha #seuvotofazocongresso (sobre a qual farei post, mas que pode ser conhecida aqui) e ser repórter por um dia, aproveitando o esforço concentrado, mas acabei testemunhando o momento da entrega do Orçamento da União.

Você conhece este “cerimonial”?

O ministro do Planejamento (cargo atualmente ocupado pelo deputado Paulo Bernardo) vai ao Senado e, formalmente, entrega ao Presidente da Casa (atualmente o senador José Sarney) o projeto para o Orçamento do ano seguinte para que seja examinado pelo Congresso. O Poder Legislativo no Brasil é composto pelo Senado Federal, com representantes dos Estados e do Distrito Federal; pela Câmara dos Deputados, com representantes do povo e pelo Tribunal de Contas da União, órgão que presta auxílio ao Congresso Nacional nas atividades de controle e fiscalização externa.

Pouco antes da entrega do projeto, nosso grupo de blogueiros foi recebido na Presidência do Senado e aprendemos (de fato, aula de história do Brasil) sobre a importância da unificação dos orçamentos, iniciativa que mudou os rumos da economia a partir do final da década de 1980 (contada no vídeo abaixo).

E olhem o que aconteceu: eu gravei e também tuitei (tá, parece loucura, mas levei dois smartphones, coisa que conto depois!) e troquei ideias com um dos meus leitores mais politizados, o @fabiommayer, que em seguida me muniu de muitas informações sobre o orçamento, complementando o que Sarney nos disse. Isso é mídia social da melhor qualidade, não há jornal que consiga replicar a rapidez do trabalho em equipe e tampouco a capacidade de trabalhar colaborativamente por uma causa, independente dos cliques, dos créditos e dos portais envolvidos.

E em seguida ainda fomos testemunhas do cerimonial de entrega da PLOA 2011. O interessante foi estar do outro lado e ser apresentado pelo presidente do Senado a todos (gente, muitos flashs porque toda imprensa que cobre política estava lá) e ter a chance de falar um pouco sobre nossos blogs.

[Eu super engasguei, como podem ouvir (só ouvir, pois eu estava atrás da câmera) no vídeo.]

E sobre a ida a Brasília que tem grande ligação com o meu voto na educação, conto mais no próximo post, ok?

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas