Um furo inacreditável da minha parte, mas no sábado eu simplesmente esqueci de escrever para a blogagem coletiva Eu Gosto de Ser Mulher, promovida pela Lunna Guedes. Se eu não tivesse divulgado aqui que participaria… mas pelo que li nos blogs de Maria Augusta e Luma Rosa, meu texto não fez a menor falta. Que qualidade! Deixo aqui meu mea culpa e o convite para que leiam o que elas contaram sobre mulheres que foram especialíssimas no seu tempo e área de atuação. As três são, em suas respectivas áreas de atuação e nos blogs que mantém, mulheres que eu gostaria de homenagear nesta ocasião e que deixam sua marca como outrora as figuras históricas que homenagearam fizeram.
- No Acqua a homenageada é Anita Malfatti. Mas nas últimas semanas, preparando terreno para a blogagem, Lunna contou sobre Adalgisa Nery e Gilka Machado, Tarsila do Amaral, Chiquinha Gonzaga e, claro, sua favorita Emily Dickinson.
“o motivo da minha proposta para este dia 01 de março com a Blogagem Coletiva “Eu gosto de ser mulher” – repito que meu pensamento era singular – visando falar de mulheres que fizeram a diferença.” (Lunna Guedes, sobre a blogagem que propôs)
- No Le Jardin Éphémere, a homenageada é Marie Curie no texto Irradiando a Liberdade. É uma bela homenagem a esta cientista extraordinária e pioneira, que enfrentou com altivez todas as dificuldades do mundo feminino, descritas por Maria Augusta com beleza e leveza, mas sobretudo profunda admiração.
“Graças a mulheres assim que hoje podemos trabalhar e nos realizar profissionalmente, pois elas elas provaram sua capacidade, abrindo caminho para as conquistas femininas, não contra os homens, mas ao lado deles.” (Maria Augusta, sobre Marie Curie)
- No Luz de Luma, Jane Austen, Coco Channel, Emmeline Pankhurst, Camille Claudel, Virginia Wolf e Simone de Beauvoir são lembradas por Luma Rosa num apanhado sobre a luta por direitos das mulheres, que na verdade são direitos humanos.
“Fiquei pensando nas corajosas mulheres de outrora, mulheres bem nascidas, educadas nas melhores escolas, tradicionais de cortesia e descrição, que tinham tudo para acomodarem-se em enfastio de bolos e chás, a trocar conversas fúteis a la Bovary, e no entanto, preferiram lutar por um lugar ao sol.” (Luma Rosa, sobre as lutas femininas no século XX)
Se você também participou, deixe seu link nos comentários para eu ler! 😉
Latest posts by Sam @samegui Shiraishi (see all)
- Jogadores de futebol tem visão melhor - 20/04/2018
- Como sair das bolhas? Como distinguir notícias falsas das verdadeiras neste mundo de pós-verdades? - 18/04/2018
- Propostas para fortalecer a participação das juventudes brasileiras em prol da melhoria da educação - 16/04/2018
- Your name: a esperança que sobrevive às piores fatalidades - 14/04/2018