social good

Acontece oficialmente hoje, 16/10, a “Blogagem coletiva É da nossa conta!“, um movimento de adesão voluntária de blogs para reconhecer, questionar, descobrir e compartilhar informações acerca da realidade do trabalho infantil e adolescente, uma campanha do Promenino Fundação Telefonica em parceria com a Unicef e OIT.

A ideia é reunir informações sobre a realidade e a legislação atual, além de indicar onde e como denunciar casos de trabalho infantil e adolescente, reduzindo o estigma de que trabalho enobrece e de que ajudar em casa, num conceito colaborativo de família, pode ser considerado trabalho infantil.

Trabalho é quando a criança ou adolescente é submetido a uma atividade regular (por exemplo, todas as tardes), com ou sem remuneração, na qual ela tem compromisso (se ela não fizer outra pessoa não vai assumir) e que limita seu tempo para brincar, estudar e descansar, afetando seu desenvolvimento físico, psicológico e emocional.

Costumamos nos ater aos piores casos de trabalho infantil, pensando nos pequenos trabalhando como carvoeiros, nos adolescentes com sobrecarga nas fazendas de fumo, nas crianças expostas aos perigos dos farois nas grandes cidades. Mas quantas vezes este trabalho infantil e adolescente acontece de forma invisível bem perto de nossa casa e de nosso trabalho, no mercadinho da esquina, na feira livre do bairro, na cozinha de quem compramos comida para as festas dos nossos filhos?

Temos muitos casos para lembrar e para trazer à luz do conhecimento e do debate de toda sociedade, afinal, é da nossa conta sim!

20121009-080921.jpg

Vamos acompanhar aqui hoje os posts dos blogs? Veja no evento que criamos para apoiar os participantes e também acompanhe na fanpage do Promenino e Fundação Telefônica.

Por que um dos motes da campanha “É da Nossa Conta!” é #compartilhar?
Porque é preciso falar. Situações de trabalho infantil passam pelas nossas vidas e nós não conversamos sobre isso. Vira um assunto invisível. 

Por isso faz parte da campanha hoje uma blogagem coletiva. Blogueiros de todo o país estão movimentando seus blogs em torno da causa, e compartilhando conosco sua visão do assunto.
Você também pode #compartilhar. Basta falar com alguém sobre esta campanha. Conscientizar também é passar adiante uma informação, que neste caso é útil para a sociedade.

Participe também do papo que fazemos todas as terças e quintas, das 15h às 16h, na fanpage do projeto Promenino da Fundação Telefônica ou no Twitter usando a hashtag #semtrabalhoinfantil

The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Latest posts by Sam @samegui Shiraishi (see all)


Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas