Blog é mídia… mas muitos blogueiros ainda não se deram conta disto.


Blog é mídia… mas muitos blogueiros ainda não se deram conta disto.

Esta frase abriu um post que publiquei na sexta-feira à noite no Boombust. Era um rascunho que eu estava fazendo com algumas reflexões sobre os eventos que reunem blogueiros e empresas (de comunicação ou de internet) e ao comentar sobre a idéia com Wagner ele me convidou a postar lá, blog focado em empreendedorismo na web.

Fui a alguns poucos neste ano, como tenho contado sempre aqui e no Nossa Via, e o que tem ficado mais claro para mim é que os blogueiros não se posicionaram ainda como editores de um veículo de comunicação. Como eu disse

 

Como me vejo assim, eu contei no texto como tem sido minha relação com as assessorias de imprensa e também como encaro o publieditorial e como decido se quero ou não postar algo aqui. Apesar de colocar tanto conteúdo no meu blog, eu digo não a muita coisa que acho irrelevante, anti-ético, sem qualidade ou que não tem nenhuma afinidade com o blog, seja este conteúdo de assessoria ou fruto de navegação espontânea na net.

 

Blogueiros no Terra por você.

 

Como não tive tempo de contar da ida ao Terra, vou aproveitar o ensejo . Na quarta-feira estive na sede do Terra num encontro de blogueiros promovido pelo Manoel Fernandes, da Revista Bites, que selecionou e convidou blogueiros para conversar com executivos do Portal Terra. Fomos recebidos por Carla Dazzi (Diretora de Comunicação da América Latina), Luciana Lima (Gerente de Comunicação), Bob Fernandes (Diretor do Terra Magazine, revista eletrônica que agrega os principais blogs do Terra) e Paulo Castro (Presidente do Terra Brasil e do IAB -Interactive Advertising Bureau Brasil).

Terra foi por anos meu provedor de internet e eu ainda me lembro bem do Zaz porque do Japão quando precisava de notícias daqui do Brasil, ele era um dos poucos portais em português na década de 1990. Paulo é do tempo do Zaz, que antecedeu ao Terra no mesmo grupo empresarial e na conversa ele contou do crescimento do mercado de internet, falou de sua experiência no começo da publicidade online no Brasil (detalhes que o Advertido contou aqui) e eu senti que procurou se aproximar da nossa realidade como mídia que está começando a entrar no mercado da publicidade e que precisa provar que pode ser interessante. Em vários momentos ele frisou que este ingresso é complicado, citando alguns dados internacionais e se solidarizando com o momento que passamos e que exige que possamos comprovar que é interessante e lucrativo investir nas mídias sociais. Quem representava agências que investem em mídia social no Brasil contou de sua realidade – Wagner Fontoura e Mirian Bottan, da Riot, Guilherme Valadares da Cubo e Gustavo Jreige e Edney Souza da Blog Content – e foi um momento interessante de debate e de descontração ouvir que a história que empresas como o Terra viveram há pouco mais de 10 anos acontece agora com as que trabalham para incluir a mídia social no orçamento dos grandes anunciantes. Se os usuários de internet do Brasil são 45 milhões, sexta maior população de internet no mundo e um número maior do que a população geral de Espanha ou Argentina, por que não seria um mercado fantástico? A resposta é o que todos buscam nestes encontros e creio que logo esta pergunta se transformará em afirmação.

Outros eventos semelhantes tinham acontecido, nas sedes das empresas ou no formato Café com Blog, como foi o Encontro de negócios de redes digitais de relacionamento em maio, no qual estive presente também. Neste formato específico de conversa com executivos na sede da empresa eu já estive na Editora Abril e na Editora Globo e vejo nestas empresas de mídia tradicional, bem como nas de tecnologia e de publicidade, um interesse em sondar e compreender melhor de que “material” é formado o mundo dos blogs e que tipo de profissional está por trás da nova mídia, a mídia social que surge como uma tendência ou um modismo (aposto na tendência) englobando redes de relacionamento e blogs. Eu teria a mesma curiosidade e admito que nos primeiros encontros nos quais fui – e só me rendi à importância deles neste ano – eu fiquei “sacando” o jeito das pessoas mais “famosas” para conferir se eram aquilo que passavam nos seus blogs. Se eu tive esta curiosidade, imagine os executivos!

Estes encontros que aproximam dois mundos -e na verdade caminhamos cada vez mais para ser um só mundo – são para pensar em como fazer negócios juntos. Mas não são uma oferta de negócios, um dia de assinar contratos, são um reconhecimento e um dia de trocar cartões e idéias. Fazer um social, descobrir afinidades, encontrar caminhos em comum que, no desenrolar das ações futuras, podem resultar em algumas parcerias. Agora que alguns condomínios de blogs já foram para portais maiores (como o Interney no IG), creio que vai acontecer também um movimento de aproximações pontuais. Numa determinada ação de marketing um blog pode estar associado a determinado veículo de mídia formal, mas por períodos e com temas e objetivos específicos. Aposto neste caminho no momento. E não sei se sempre ganharemos dinheiro com isso, ganha-se no contato, na parceria, ou simplesmente na divulgação de idéias em comum. E isso não significa que é um acordo ruim, um projeto caracu. Significa que quem o fizer está entrando no negócio e começando a estar na roda. Simples assim.

O que você vai fazer com sua network?

P.S. Para alguns, como Cabianca, o momento é realmente outro. Ele diz “Esqueça o blog e pense em relacionamento, vendas e resultados“.

Blogueiros no Terra por você.

(Ar de concentração no encontro do Terra: Helton, do Hitechlive blogs, Luiz Ricardo Cobra Martinez, do Homem na Cozinha, e Bia Kunze, do Garota Sem Fio, e eu com meu indefectível e amado smartphone Qtec 9100. 😀 )

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook