Birdwatching no Parque Villa Lobos

avistar-birdwatching

Birdwatching – ou a observação e estudo de pássaros – é uma atividade geralmente retratada na mídia como ação de gente meio fora do padrão. E acho que é mesmo, sabe, porque é exigente. Observar e identificar pássaros em seu ambiente natural sem alterar seu ritmo, sua realidade, seu cotidiano é uma tarefa que exige várias habilidades. E é uma atividade interessante, especialmente para estimular concentração, respeito ao meio ambiente e contextualização das informaçãoes para as crianças. 

Desde quinta-feira acontece em São Paulo o 4º Encontro Brasileiro de Observação de Aves. Perdi, tanto a chance de acompanhar com meus filhos quanto de noticiar aqui, um evento que acontecia no parque do Ibirapuera, o “Viva a Mata” (promovido pela SOS Mata Atlântica) que envolvia a palestra “Avistar no Viva Mata” com passeio liderado por Carlos Henrique, guia de observação de aves. Mas continua neste domingo, das 9h às 18h, uma exposição com fotos sobre o centenário de Guimarães Rosa; exposição de selos raros da fauna e flora brasileira da coleção dos Correios; exposição das 37 fotos vencedoras do 3º Concurso Avistar Itaú BBA de aves brasileiras. E  é possível acompanhar ao vivo a pintura do painel “Aves Ameaçadas”, do artista plástico de Prado (BA) Reginaldo Souza Santos neste domingo, das 9h às 11h.

Hoje às 10h, o biólogo Eduardo Alexandrino orienta o “Observação para iniciantes 2” no Parque Villa Lobos. Para quem vai com crianças, o Avistar Infantil oferece oficina de pintura, contação de histórias, construção de ninhos de João-de-barro e um passeio pelo parque com monitor (o “Trilha das Aves”). De manhã e à tarde tem também oficina de origami e arvorismo.  

Mas o evento não é só infantil, pelo contrário. Vale ver a programação que envolve palestras e oficinas de fotografia. 😉

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook