destaque / mãe / Pecorruchos / pequenos leitores

Neste domingo nossa caçula completou 1 ano e 4 meses. Fizemos uma surpresinha, organizando a biblioteca dela, herança dos irmãos (e já com obras do seu próprio “acervo”!), começando a transição do quarto de bebê para criança. Foi ótimo trabalhar com #aos14 montando a estante (a gente adora este #diy “do it yourself”) e depois curtir com #aos11 (que ficou entretendo a pequena) o novo canto #pequenosleitores.

Todo mundo concorda que os livros são excelentes ferramentas para o desenvolvimento das crianças.

Mas, e para os bebês, será que o contato desde cedo com as palavras também é importante?

Estudos revelam que até dois anos de idade o desenvolvimento cerebral ocorre de forma acelerada e a leitura é um relevante mecanismo para o crescimento saudável dos pequenos.

Recentemente a Academia Americana de Pediatria (AAP) recomendou aos pais que leiam para os filhos a partir do nascimento e até os três anos de idade, bem como incentivou os pediatras a destacarem em suas consultas sobre a importância da leitura aos pequenos.

O exercício regular da leitura para os bebês estimula o cérebro, desenvolve a linguagem e as capacidades socioemocionais, prepara para o futuro processo de alfabetização e, ainda, reforça a relação entre pais e filhos.

A infância é o melhor momento para exercitar o gosto pela leitura e esse hábito é fundamental para o crescimento das crianças.

“O contato com as histórias, imagens e palavras estimula a imaginação e a expressão dos pequenos, seja de maneira escrita ou falada. Por isso, o papel dos adultos em apresentar as crianças aos livros é muito importante.”
Adriana Pering Battisti, pedagoga

Isso tudo e bem fomos ainda curtir a #bienaldolivroSP… imagina depois?

 

E é assim – no melhor estilo Tudo junto e misturado – que lemos e consumimos cultura aqui em casa!
🙂 Tem entrevista com nossa família no Blog da Bienal do Livro SP:

Livros que conectam pais e filhos (desde a barriga!)

Faça parte da nossa turma!
pequenosleitores.com
Compartilhe suas dicas de leitura: marque suas fotos do Instagram com a hashtag #pequenosleitores e ela será destaque na nossa fanpage 🙂
Você pode gostar também de ler:
// Post by A Vida Como A Vida Quer. Estou aqui ouvindo O Disco do
Ganhar presente é muito bom e livros são os mais queridos aqui em casa! A
A partir de um post, escrito em resposta à pergunta de uma mãe de duas
"O olho da rua vê o que não vê o seu. Você, vendo os outros,
Um certo padawan #aos11 deve ter sonhado com aventuras estelares. Desde que são pequenos os
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas